Canal Cederj reúne recursos para estudar e ensinar a distância

Pioneira em investir na consolidação da educação a distância de qualidade como ferramenta socializadora, a Fundação Cecierj inova mais uma vez ao lançar o Canal Cederj (canalcederj.cecierj.edu.br). Mais do que um site, é um ambiente virtual voltado para todos aqueles que, num país de dimensões continentais como o Brasil, querem estudar e têm dificuldades de mobilidade para os grandes centros urbanos (onde estão concentrados os cursos presenciais) ou não têm tempo, por necessidade de trabalhar.

O Canal também tem uma área voltada aos professores interessados em melhorar seu próprio desempenho em sala de aula e estão à procura de meios de ensinar um conteúdo de qualidade de forma mais dinâmica. Todo o material está disponibilizado em formato pdf, vídeos e animações; para acessá-lo, não é necessário cadastro prévio. O conteúdo é totalmente gratuito.

“A ideia surgiu da premissa de que a Fundação tem um acervo autoral de muita qualidade, principalmente o material do Cederj (graduação), e de que é fundamental dar acesso aos estudantes e professores em geral”, explica Elizabeth Bastos, diretora de Extensão e uma das coordenadoras do projeto.
Pensado em parceria com a Universidade Aberta do Brasil, o Canal Cederj disponibiliza todo o material didático do CEJA (Educação de Jovens e Adultos), do Pré-Vestibular Social e dos cursos de graduação oferecidos pelo Consórcio Cederj. Também é possível encontrar planos de aula voltados para os professores do Ensino Médio e reforço escolar, material da Divulgação Científica e artigos das revistas Educação Pública e EaD em Foco. No caso do reforço escolar, as dinâmicas de Português e Matemática são separadas por série e bimestre.

“Muitas instituições públicas de ensino superior já estão utilizando nosso material para cursos de educação a distância, assim como vários professores de cursos presenciais. Nosso material do Ensino Médio, por exemplo, é utilizado na Educação de Jovens e Adultos do Estado do Espírito Santo. Com essa iniciativa, alunos do ensino básico e do ensino superior do Brasil e de outros países de língua portuguesa poderão utilizar nossos materiais para seus estudos de maneira fácil e gratuita”, explica Carlos Eduardo Bielschowsky, presidente da Fundação Cecierj. “É muito importante compartilhar esses materiais como recursos educacionais abertos. Estamos aderindo a uma tendência das instituições públicas em todo o mundo”.

Publicado em 19 de junho de 2018