Projeto Social Jogabem

Marcelo Bittencourt Jardim

Educador Físico (UNIPLI), especialista em Psicomotricidade (IBMR), em Educação Pública (Cecierj) e em Saúde Coletiva (UFRJ)

O projeto tem como objetivo principal proporcionar atividades esportivas, educacionais e sociais a crianças e adolescentes que residem em lugares de vulnerabilidade social. Os inscritos são jovens em situação de risco social, que precisam de orientações adequadas para se integrar na sociedade. Nesse projeto resgatamos a autoestima, o convívio, a integração social e a saúde para contribuir para a promoção e melhoria da qualidade de vida desses jovens e orientá-los na diminuição de sua exposição aos riscos sociais, mostrando que eles podem viver bem e ter um bom futuro pela frente, não ficando à mercê dos riscos sociais e de um possível ingresso em atividades ilícitas.

O projeto social realiza-se em escolas estaduais, municipais ou organizações sociais preocupadas com a Educação Integral. A parte prática do projeto é de aulas ministradas por profissionais de Educação Física, professores, especialistas e mestres. Na parte teórica, os discentes têm palestras com atletas e ex-atletas profissionais de futebol, voleibol, handebol, basquetebol e professores. As aulas são ministradas no auditório e/ou no ginásio das escolas e das instituições, oferecendo toda estrutura e conforto para os jovens inscritos. No final há um lanche, constituído de suco, frios e frutas.


Foto 1: Apresentação de características de esportes coletivos

São atendidas crianças e jovens com idades de cinco a dezoito anos que moram nas comunidades carentes e estudam em escolas do município ou do estado. Esses jovens serão assistidos durante cinco vezes por semana, no contraturno da escola. Os educadores permanecerão no local verificando e analisando as situações que ocorrerem durante os horários das atividades. As informações colhidas serão avaliadas para procurar sempre a melhoria e o aperfeiçoamento do projeto.

O projeto social Jogabem foi planejado por profissionais de Educação Física e ex-atletas profissionais de futebol, voleibol, handebol e basquetebol que tiveram a oportunidade de estudar e trabalhar na área, podendo passar todo o seu conhecimento de educador e sua experiência de vida como atleta para mostrar a esses jovens os requisitos necessários para encontrar um caminho para uma vida melhor.

É uma ação de suma importância para esses jovens, que são orientados e preparados, possibilitando que percebam que podem conciliar o esporte, que é altamente saudável, e a vida escolar, que é importantíssima na sua formação.

Escolhemos o nome Jogabem para estimular esses jovens a jogar bem em todas as áreas da sua vida e ser craques não só nas modalidades esportivas, mas nos estudos, na vida e com suas famílias.

Objetivo

É objetivo também utilizar o esporte como ferramenta para formar cidadãos com caráter para enfrentar as adversidades da vida e prepará-los para preservar seus interesses lícitos, de modo que eles possam estudar para ter uma profissão digna, além de promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade e risco social.

Pretendemos desmistificar o esporte, que pode e deve caminhar junto com os estudos escolares, e priorizar suas famílias, por mais dificuldades que possam passar. Em um mundo capitalista e de muitas concorrências, em que muitos afirmam que a família é uma instituição falida, o projeto pode mostrar justamente o contrário, formando craques dentro e fora das escolas.

É importante que esse projeto conquiste parcerias com a iniciativa privada e entidades públicas de ensino, inclusive, ensino técnico, possibilitar aos jovens que estão no projeto a oportunidade de aprender as atividades e modalidades esportivas, procurando conciliando com seus estudos para no futuro almejarem uma profissão. Palestras mostram a realidade que o jovem precisa vivenciar para ser um atleta profissional, os caminhos que terão que fazer.

Justificativa

Foram identificadas várias propostas de iniciação esportiva. O projeto Jogabem foi elaborado para mostrar aos alunos que existem caminhos que mostram que o esporte pode ser também um meio educacional e pode contribuir muito para sua formação acadêmica e como cidadão. Utilizamos o futebol e outras modalidades esportivas coletivas como agente de ação democrática, contribuindo para que formemos cidadãos para melhor interação social e familiar.

O futebol tem se mostrado adequado ao desenvolvimento dessa proposta por ser uma paixão nacional e que propicia a disseminação de atitudes e comportamentos e faz parte da realidade da grande maioria dos alunos de escolas públicas e de jovens em comunidades carentes, o que facilita a abordagem inicial do projeto, que tem como responsáveis educadores e ex-atletas de futebol profissional e outras modalidades.

O futebol cria um imaginário coletivo e faz com que seja visto como uma porta aberta para ascensão social e de fama. Discutimos e desvendamos esse mito, de que os jovens das comunidades carentes só conseguirão ser bem-sucedidos na vida se conseguirem ser jogadores de futebol ou atletas, pois isso faz com que muitos se desiludam por não terem conseguido e acabam sem ter outra profissão. O importante também é que eles comecem a perceber que o coletivo, o grupo, o ambiente e o relacionamento com os colegas são importantes para sua vida social e acadêmica.

Público-alvo

O projeto Jogabem tem como público alvo crianças e jovens com idade entre cinco e dezoito anos oriundas de comunidades carentes, sem condições financeiras de frequentar escolas esportivas (que na sua grande maioria são pagas) e que precisam de orientação para sua formação profissional e escolar. Isso se dá com a oferta de práticas esportivas educacionais, estimulando as crianças, adolescentes e jovens a manter interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral, para a melhoria de suas capacidades e valências físicas e habilidades motoras (coordenação), conscientização da pratica esportiva, assegurando o exercício da cidadania.

As atividades preencheriam seu tempo e com isso não ficariam ociosos em casa ou na rua, sem ter o que fazer. O programa será coordenado por educadores físicos graduados; o núcleo será caracterizado inicialmente pela composição de um grupo de crianças e adolescentes. Os profissionais desenvolvem atividades esportivas e complementares tendo como modelo:

  • Atividades antes do horário escolar para quem estuda no período da tarde e depois para quem estudar no horário matutino, na quadra ou pátios da escola, cinco vezes por semana, quatro horas por dia.
  • Serão ofertadas cinco modalidades esportivas coletivas junto com atividades educacionais complementares de suas grades curriculares letivas; haverá palestras e treinamentos técnicos dessas modalidades esportivas dados por profissionais especializados.
  • Haverá aulas com materiais esportivos para o desenvolvimento da aula prática e materiais de primeiros socorros, se acontecer algum imprevisto.
  • O local do projeto social será identificado com faixas no local e nome da entidade patrocinadora, controle e cadastro de presença dos beneficiários; os profissionais que estarão ministrando as aulas estão uniformizados.

Foto 2: Atividades de desenho são expostas nas escolas participantes

Metas

Durante o período do projeto, são promovidas as seguintes atividades:

  • Prática Esportiva – cinco vezes por semana, com acompanhamento de Professor de Educação Física.
  • Atividades educativas, treinos e jogos das modalidades esportivas coletivas.
  • Culminância com eventos trimestrais, como torneios, campeonatos e apresentações entre núcleos ou na escola.
  • Aulas teóricas preparam os alunos com palestras sobre diversos assuntos relacionados a cidadania, saúde, ética e esportes.
  • Reuniões de equipe para avaliação e eventual reestruturação.

Conclusão

Este projeto visa evitar que os jovens sem oportunidades tendam a escolher o que é mais fácil e mais rápido para obter dinheiro, fama e até mesmo reconhecimento. Este projeto esportivo educacional e social é importante não só para esses jovens, mas também para as instituições do estado e do município. Vale enaltecer os profissionais e educadores que exercem dignamente sua atuação, pois serão importantes parceiros.

Publicado em 28 de agosto de 2018

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