Edição V. 24, Ed. 10 - 26/03/2024

Tecnologia digital como linguagem – Robótica Educacional e lógica de programação no processo de aprendizagem

Computação e Tecnologias

Este trabalho tem como tema a Robótica Educacional e a linguagem de programação no processo de aprendizagem; visa focalizar a tecnologia digital no processo de aprendizagem e todas as aplicabilidades na Educação, possibilitando a transdisciplinaridade em produção de várias soluções. Além disso, pretende identificar a tecnologia digital como linguagem de programação para criar soluções para problemas do mundo real; a tecnologia digital como linguagem para o desenvolvimento de habilidades para autores de tecnologias e a tecnologia digital para aprendizagem colaborativa.

Leia este artigo

O século XXI e a era digital na internet: o que a educação tem com isso?

Educação a Distância

Desde o surgimento da internet, a sociedade tem passado por grandes transformações. Cada vez mais se tem acesso a informações em grande volume e de forma cada vez mais rápida. Nas escolas essa adaptação, tanto na educação a distância quanto na educação presencial, vem acontecendo. A fim de compreender essas transformações na sociedade, este trabalho tem como objetivo abordar o uso da internet como ferramenta da práxis pedagógica. Os professores podem cada vez mais utilizar a internet na aprendizagem, a fim de desenvolver novos métodos de aprendizagem e ampliar a rede de comunicação com seus alunos, motivando-os a buscar conhecimento.

Leia este artigo

Teoria socioconstrutivista de Lev Vygotsky: aprendizagem por meio das relações e interações sociais

Psicologia e Instituição Escola

Este trabalho apresenta a teoria socioconstrutivista de Vygotsky e articula aspectos do seu campo teórico em como o indivíduo aprende. Foi realizada pesquisa nas obras do referido autor e com pesquisadores da área. A teoria aponta que o indivíduo aprende por meio de suas relações e interações sociais. Dessa forma, a construção de conceitos e significados se dá a partir de signos e representações. Sendo assim, destaca-se a importância das relações sociais para o desenvolvimento cognitivo do ser humano, sendo o espaço escolar um lócus para a aproximação dos conceitos escolares da realidade social e cultural desses estudantes.

Leia este artigo

O ensino de Biologia em perfis do Instagram

Biologia e Biociências

As redes sociais representam uma forma de comunicação de grande visibilidade. Podem ser utilizadas para a divulgação científica, como ferramentas no ensino da Biologia, buscando auxiliar na aprendizagem. Dentre as redes sociais existentes, o Instagram se destaca por ser uma plataforma com diversas ferramentas de interação com o público. Neste trabalho buscou-se analisar as publicações de três perfis de Instagram que abordam o ensino de Biologia. A análise considera que nos três perfis há potencial para serem utilizados como instrumentos de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia.

Leia este artigo

Concepções de escola inclusiva: o olhar da família de pessoas com TEA sob análise

Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo tem por objetivo analisar a concepção de escola inclusiva com base nas narrativas de mães de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) matriculados em duas escolas públicas da cidade de Goiânia/GO. O referencial teórico adotado para compreender a inclusão escolar, discutir a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno com TEA e contribuir para a temática da inclusão foram Vygotsky, Fontana, Furgeri e Passos e Mantoan. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa com objetivo exploratório; a amostra da pesquisa foi composta por duas mães de estudantes com TEA, às quais foi aplicado um questionário.

Leia este artigo

A relevância histórica de Fédora do Rego Monteiro para o movimento modernista brasileiro e sua atuação nas artes em Pernambuco

História, Artes Plásticas e Educação Artística

Este artigo explora a relevância do trabalho da pintora Fédora do Rego Monteiro para o desenvolvimento do modernismo em Pernambuco durante as primeiras décadas do século XX. A pesquisa foi realizada com análise bibliográfica qualitativa do movimento modernista e do papel desempenhado por Fédora. Ao lado de seus irmãos, ela contribuiu para colocar Recife no mapa nacional do movimento artístico modernista enquanto ganhava reconhecimento (inter)nacional por suas pinturas. A pintora também envolveu-se com a educação artística ao fundar a Escola de Belas Artes do Recife, o que possibilitou o surgimento de novos artistas na região.

Leia este artigo

Edições anteriores

Edição V. 24, Ed. 9 - 19/03/2024

Indo além das telas: um relato das atividades e experiências de Estágio II em período pandêmico

Sociologia, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O intuito do trabalho é relatar experiência vivida a partir de atividades desenvolvidas no Estágio II em uma escola cidadã técnica integral localizada no sertão paraibano. Sabendo da importância do estágio para a formação docente, o objetivo do trabalho é mostrar que, mais do que uma experiência de estágio de observação e de ministração de uma sequência didática, tivemos a experiência de adoção de postura de pesquisadores, conhecendo as estratégias do professor na disciplina de Sociologia, assim como a dinâmica escolar em período remoto e o exaustivo trabalho do educador, que vai além da sala de aula.

Leia este artigo

A educação das pessoas com deficiência: formação de discursos

Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Este artigo realiza uma análise documental de cunho pós-estruturalista sobre as políticas públicas em torno da educação de pessoas com deficiência. A problematização é realizada partindo da perspectiva histórica promovida nas obras de Foucault e busca evidenciar as descontinuidades e os jogos de força que constituem as condições para o nascimento de práticas sociais de inclusão. Pela análise dos discursos presentes em tais políticas, entende-se que a pessoa com deficiência foi/é classificada muitas vezes com base em um padrão de normalidade que não existe nem existiu nos diferentes sistemas (político, social, econômico); uma inclusão plena e permanente.

Leia este artigo

O pensamento de Kant e Rousseau sobre a educação: contribuições e divergências

História da Educação

Este artigo apresenta uma reflexão de pontos de convergência e divergência entre os pensamentos dos filósofos Kant e Rousseau, sobretudo no que se refere à educação. Ambos os autores trazem importantes contribuições para o campo da Pedagogia, mas suas abordagens são bastante distintas. Enquanto Kant defende uma educação que priorize o desenvolvimento da razão e a formação de indivíduos autônomos e responsáveis, Rousseau propõe uma educação que se concentre no desenvolvimento natural do indivíduo e na liberdade para seguir seus instintos naturais. Para realizar a proposta, utilizamos obras desses filósofos.

Leia este artigo

Super Dentinho em uma aventura pela saúde bucal: uma proposta de jogo para ensino do autocuidado bucal

Saúde

O presente artigo tem o intuito de abordar questões relacionadas à promoção e à prevenção da saúde bucal, com a finalidade de facilitar o processo de trabalho do cirurgião-dentista na estratégia da saúde da família (ESF), proporcionando maior envolvimento dos alunos com o autocuidado oral. O jogo elaborado funciona como ferramenta facilitadora para o aumento da adesão, compreensão e fixação do aprendizado, o que por consequência se reflete na manutenção e na recuperação da saúde bucal de estudantes, o que certamente levará ao alcance de melhores resultados biopsicossociais.

Leia este artigo

Reencontro ignoto

Língua Portuguesa e Literatura

Quem já não teve a impressão de escutar uma voz familiar e ao mesmo tempo misteriosa ecoando no ouvido? Será um chamamento? Um alerta? Um fio que nos liga à ancestralidade? É possível reencontrar algo que ainda clama por sentido? Ela ouvia essas vozes em diferentes horários e vários lugares. Até mesmo em várias épocas. Sofria com isso e não sabia como resolver essa situação, que estava tão envolta em mistério. Mas não sentia medo. Sons e cheiros faziam com que ela se preparasse para esses eventos tão especiais que remetiam ao passado.

Leia este artigo

Audiovisualidades na Educação para as Drogas: possibilidades educativas no ensino em Biociências e Saúde

Biologia e Biociências

Dados demostram o aumento do uso de drogas entre adolescentes e adultos, seja com fim recreativo ou se aproximando de práticas de abuso. Trabalhos que refletem sobre políticas públicas na adolescência discutem ser necessário desconstruir uma visão meramente proibitiva, mediante ações que estimulem o vínculo social, a integração familiar e laços afetivos. Ideias disseminadas na sociedade ampliam as resistências e dificuldades sociais e pedagógicas em abordar o tema. Levantamos possibilidades de articulação entre audiovisualidades e práticas pedagógicas no ensino em Biociências e Saúde.

Leia este artigo

Edição V. 24, Ed. 8 - 12/03/2024

Análise fílmica à luz da ciência: a sétima arte como potencial no ensino de sistema nervoso

Biologia e Biociências

O presente artigo se configura como uma pesquisa qualitativa e documental, acompanhada por um procedimento de estudo descritivo. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as potencialidades da utilização do filme A teoria de tudo como recurso pedagógico no ensino de Ciências sobre o sistema nervoso. O procedimento de coleta de dados partiu da análise fílmica, bem como da aplicação de um questionário com uma professora que fez uso dele em turma. Considerando o uso do filme como recurso pedagógico, percebe-se que sua inserção na prática pedagógica é um fato a ser considerado.

Leia este artigo

A atuação do orientador educacional frente à indisciplina escolar

Formação de Professores

Este projeto discute o papel do orientador educacional no combate à indisciplina escolar, uma vez que o comportamento inadequado de muitos alunos é um desafio a ser enfrentado. Mediante o estudo bibliográfico de autores como Aquino, Grinspun e Vasconcelos, foi possível discutir acerca da ocorrência da indisciplina no ambiente escolar, evidenciando as causas que levam os alunos a condutas inadequadas. O artigo permitiu compreender a importância da intervenção do orientador educacional, juntamente com a escola e a família, propondo soluções para combater essa problemática que prejudica a aprendizagem do aluno e as relações interpessoais.

Leia este artigo

Lixo eletrônico em Oeiras do Pará/PA: alguns impactos ambientais

Biologia e Biociências e Instituição Escola

Ao longo dos últimos anos, a preservação do meio ambiente se tornou primordial frente às transformações dos ecossistemas locais e globais. Este trabalho surge a partir de indagações acerca da importância de alertar sobre o descarte de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos gerado pelas assistências técnicas de manutenção no município de Oeiras do Pará/PA e reflete sobre os impactos causados no meio ambiente em relação a isso. Utilizou-se abordagem qualitativa e de cunho bibliográfico por meio de questionários e entrevistas com perguntas abertas e semiestruturadas como metodologia da pesquisa.

Leia este artigo

Nossa oculta norma culta na escola

Língua Portuguesa e Literatura

O objetivo do estudo é refletir acerca do ensino da norma culta na escola e a importância da gramática, tendo como base conceitos sistematizados sobre o uso língua materna e o processo de ensino-aprendizagem no cenário escolar. É preciso entender o conceito de gramática e o que disso resulta no trabalho docente, tais como os rumos da própria aplicação desse ensino e sua validade diante dos objetivos propostos hoje estabelecidos em sala de aula. A abordagem é exploratória bibliográfica de embasamento teórico em Bagno, Bortoni-Ricardo, Antunes, Koch e Possenti, entre outros autores.

Leia este artigo

"Herança genética: adivinha quem é?": Proposta didática para o ensino-aprendizagem dos mecanismos da hereditariedade

Biologia e Biociências

A aprendizagem de Biologia e Ciências no Ensino Médio se depara com muitos obstáculos de conteúdo. Os jogos didáticos têm sido elaborados como alternativa lúdica para facilitar a aprendizagem. Com base na vivência da sala de aula e na revisão bibliográfica sobre recursos pedagógicos, este trabalho objetiva desenvolver um jogo como proposta didática na área de Genética, a fim de facilitar a aquisição e a aplicação de conhecimentos e/ou habilidades cognitivas, aumentando o interesse, o senso de responsabilidade e a cooperação entre os/as estudantes. O jogo foi testado no Ensino Médio e, segundo avaliações, contribuiu para o aprendizado.

Leia este artigo

Promovendo uma educação humanizadora: a integração da Filosofia, da Ética, da Arte, da Ciência e da Política como pilares na formação do estudante

Filosofia, Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este estudo visa fomentar uma reflexão crítica e encontrar estratégias para superar o apedeutismo, ou seja, a falta de aprendizado substancial que permeia os ambientes educacionais no Brasil. Tal fenômeno é frequentemente observado em contextos em que a educação é reduzida a uma ferramenta para atender às exigências do mercado, em vez de priorizar conteúdos epistemológicos robustos. O propósito central deste trabalho é explorar como ações educativas críticas, enraizadas na ética e na estética, podem ser desenvolvidas por meio de diálogos que integram a arte e a filosofia. A metodologia adotada consistiu em pesquisa bibliográfica.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco