Edição V. 24, Ed. 12 - 09/04/2024

Ensino da Matemática Financeira no Ensino Médio como instrumento facilitador para a tomada de decisões

Matemática

O ensino da Matemática Financeira tem sido abordado basicamente sob três aspectos: a tomada de decisão, os investimentos e a cidadania. O foco do presente trabalho está na abordagem da tomada de decisão. O objetivo do artigo é abordar as concepções da Matemática Financeira com a finalidade de ensinar os alunos a analisar e interpretar as operações financeiras e comerciais que decorrem do cotidiano. Logo, este trabalho se justifica pela relevância da Matemática Financeira como ferramenta facilitadora que pode propiciar aos alunos a capacidade de tomar decisões frente às diferentes operações que o mercado oferece na vida cotidiana.

Leia este artigo

Desigualdade de acesso escolar e avaliação de políticas públicas educacionais na Guiné-Bissau: desafios e avanços

Avaliação, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O presente estudo trata da avaliação de aprendizagem escolar e políticas públicas educacionais da Guiné-Bissau. A situação do ensino desse país africano está frágil em diferentes setores, o que vem acontecendo pela incapacidade de sucessivos governos de gerenciar e criar políticas públicas da educação que promovam o desenvolvimento de ensino-aprendizagem de qualidade. O país tem enfrentado crises políticas provocadas pela guerra civil de 1998 e tentativas de golpes de Estado nos últimos anos. Por isso, a retomada da normalidade é fundamental para os atores políticos e sociais que tenham uma filosofia política comum da construção nacional.

Leia este artigo

O uso da metodologia TPACK na Educação Ambiental: uma abordagem em saúde única para a conservação dos ecossistemas costeiros

Ecologia e Meio Ambiente e Biologia e Biociências

No presente trabalho, nós utilizamos a metodologia TPACK para a Educação Ambiental, por meio da produção de vídeos sobre a poluição dos ecossistemas costeiros e suas consequências, em uma perspectiva de saúde única. O projeto foi desenvolvido com alunos do Ensino Médio e contou com uma sequência didática que culminou na produção e apresentação dos vídeos produzidos pelos estudantes. Concluímos que a metodologia TPACK deve ser estimulada no ambiente escolar para uma aprendizagem ativa, autêntica, intencional, reflexiva e colaborativa com o uso da tecnologia.

Leia este artigo

Pimenta nos olhos dos outros é refresco: a escola frente às situações de discriminação

Psicologia, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O discurso de ódio na escola é uma epidemia que precisa ser combatida. A escola é um lugar de vivências, e seria utopia querer que nesse espaço não ocorressem situações violentas. Assim, é sua responsabilidade assegurar aos alunos um tratamento de equidade e justiça, respeitando as características próprias. O ambiente escolar deve ser um local acolhedor e educacional para todos, sem exceção. Infelizmente, a discriminação como forma de violência continua a ser um problema prevalente, já que a dor alheia dificilmente nos afeta diretamente, como diz o provérbio popular: "pimenta nos olhos dos outros é refresco".

Leia este artigo

Saponificação: relato de experiência pedagógica desenvolvida numa escola pública do Recife/PE

Ecologia e Meio Ambiente

Em 2020, desenvolvemos um trabalho de Educação Ambiental, escolhendo como tema o processo de saponificação. Em 2021, realizamos com os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola São Francisco de Assis uma pesquisa para identificar onde os alunos e seus familiares descartam o óleo de cozinha usado. Entrevistamos 100 alunos e verificamos que 95% descartam na pia, trazendo grandes prejuízos ao meio ambiente; apenas 5% dão destinação correta. Os alunos coletaram o óleo em casa; a seguir realizamos aulas teóricas sobre o tema e posteriormente produzimos sabão, com o intuito de promover uma campanha para doação do sabão à comunidade.

Leia este artigo

Resenha do livro "Recursos audiovisuais nas aulas de História"

História e Formação de Professores

Este texto é uma resenha do livro Recursos audiovisuais nas aulas de História, de Antonio Fontoura, publicado em 2018, pela editora InterSaberes. O livro procura mostrar como produtos culturais audiovisuais podem ser usados em situações de aprendizado de maneira mais efetiva, utilizando uma perspectiva histórica atual (pós-moderna, pode-se dizer) de construção ativa de conhecimento. A construção de interpretações com base em fontes históricas pode acontecer de forma individual, mas essa construção fica muito mais rica quando há o cruzamento de olhares diferentes sobre o mesmo objeto.

Leia este artigo

Edições anteriores

Edição V. 24, Ed. 11 - 02/04/2024

Inserção de conteúdos jurídicos para subsidiar a aprendizagem dos alunos do Ensino Médio da escola pública de tempo integral

Vivências de Sala de Aula

No cenário educacional atual, têm sido acompanhados estudos e discussões acerca da crescente jornada escolar e a intenção dos profissionais de Educação de inserir conteúdos jurídicos para subsidiar a aprendizagem no Ensino Médio em escolas públicas em tempo integral. Este estudo visa identificar os principais desafios enfrentados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais na aplicação de noções jurídicas para subsidiar a aprendizagem dos alunos. A metodologia adotada foi a qualitativa, tendo como procedimento prático a pesquisa bibliográfica e legislações que contemplam leitura de artigos de saberes múltiplos.

Leia este artigo

Motivações e potencialidades das tecnologias e inovações no ensino de Matemática na Educação Básica

Matemática

Este trabalho levanta algumas reflexões relacionadas à utilização das tecnologias e inovações na disciplina de Matemática da Educação Básica. Tais reflexões estão baseadas nas motivações e potencialidades das novas tecnologias no ensino. Foi adotada a metodologia da pesquisa bibliográfica na base de dados do Google Acadêmico, que indica diversos trabalhos de autores que abordam esse assunto. As inovações tecnológicas podem funcionar como ferramentas que contribuem para a criação de um ambiente interativo e dinâmico que possibilita a construção de conhecimentos de forma diferente do ensino tradicional na Educação Matemática.

Leia este artigo

Substituição do material didático e seus impactos no (re)planejamento dos conteúdos de Língua Portuguesa

Instituição Escola, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Neste artigo, analisaremos o impacto da substituição do material didático em uma instituição de ensino, com foco nos conteúdos de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Fundamental. De forma sucinta, avaliamos quais são os efeitos da reestruturação curricular para o planejamento docente. Os materiais pesquisados foram analisados, principalmente, por meio de processos de comparação, classificação e categorização temática. Os resultados revelaram que, mesmo em um contexto de formatações similares, há diferenças entre o que cada obra didática propõe, tanto na abrangência dos temas como nas habilidades da BNCC.

Leia este artigo

O uso de tecnologias assistivas na promoção do desenvolvimento cognitivo de alunos com TEA no ambiente escolar: relato de experiência

História, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

A proposta do estudo foi analisar se houve aprendizagem por meio do uso do recurso de tecnologias assistivas (TA) nos conteúdos de História. Os participantes da pesquisa foram três alunos portadores de TEA, de uma turma do 6º ano da Escola MEB Embaixador Renato de Mendonça, em 2023, na cidade de Pilar, Alagoas. Com base num estudo de caso e numa abordagem qualitativa, aplicamos o referido recurso e observamos se houve compreensão e consequentemente aprendizado dos conteúdos da disciplina pelos alunos.

Leia este artigo

Escrevivências das juventudes negras e LGBTQI+: uma fonte metodológica biófila na formação humana docente

Formação de Professores

Este artigo problematiza a metodologia de escritas de cartas das juventudes negras e LGBTQI+ de um grupo de estudantes egressos da Educação Básica, como campo de possibilidades para um processo educativo escolar mais humanizador. Essas cartas fazem parte do acervo documental do grupo de pesquisa Diversidades, composto por estudantes e professores da Educação Básica e Superior. Propõe-se, aqui, o recurso textual memorialístico dessas cartas como metodologia qualitativa biófila para a formação humana de professores e estudantes. A leitura e a interpretação dessas cartas seguem a orientação teórico-metodológica do grupo Diversidades.

Leia este artigo

Família-escola e as práticas pedagógicas na sociedade imagética

Educação a Distância e Formação de Professores

Em uma sociedade na qual a comunicação cada vez mais acontece de maneira virtual e por imagens, pensar as possibilidades da relação família-escola se faz presente no dia a dia escolar, sendo o objetivo deste trabalho. Estudos apontam para a importância dessa colaboração entre família e escola e o quanto ela pode ser benéfica para o aluno quando direcionada para seu o bem, ainda que também apontem para a “separação” relacional que ocorre entre ambas. Contudo, considerando a atualidade comunicacional, questiona-se quais são as práticas que podem vir a servir para essa colaboração de maneira eficaz na aprendizagem.

Leia este artigo

Edição V. 24, Ed. 10 - 26/03/2024

Tecnologia digital como linguagem – Robótica Educacional e lógica de programação no processo de aprendizagem

Computação e Tecnologias

Este trabalho tem como tema a Robótica Educacional e a linguagem de programação no processo de aprendizagem; visa focalizar a tecnologia digital no processo de aprendizagem e todas as aplicabilidades na Educação, possibilitando a transdisciplinaridade em produção de várias soluções. Além disso, pretende identificar a tecnologia digital como linguagem de programação para criar soluções para problemas do mundo real; a tecnologia digital como linguagem para o desenvolvimento de habilidades para autores de tecnologias e a tecnologia digital para aprendizagem colaborativa.

Leia este artigo

O século XXI e a era digital na internet: o que a educação tem com isso?

Educação a Distância

Desde o surgimento da internet, a sociedade tem passado por grandes transformações. Cada vez mais se tem acesso a informações em grande volume e de forma cada vez mais rápida. Nas escolas essa adaptação, tanto na educação a distância quanto na educação presencial, vem acontecendo. A fim de compreender essas transformações na sociedade, este trabalho tem como objetivo abordar o uso da internet como ferramenta da práxis pedagógica. Os professores podem cada vez mais utilizar a internet na aprendizagem, a fim de desenvolver novos métodos de aprendizagem e ampliar a rede de comunicação com seus alunos, motivando-os a buscar conhecimento.

Leia este artigo

Teoria socioconstrutivista de Lev Vygotsky: aprendizagem por meio das relações e interações sociais

Psicologia e Instituição Escola

Este trabalho apresenta a teoria socioconstrutivista de Vygotsky e articula aspectos do seu campo teórico em como o indivíduo aprende. Foi realizada pesquisa nas obras do referido autor e com pesquisadores da área. A teoria aponta que o indivíduo aprende por meio de suas relações e interações sociais. Dessa forma, a construção de conceitos e significados se dá a partir de signos e representações. Sendo assim, destaca-se a importância das relações sociais para o desenvolvimento cognitivo do ser humano, sendo o espaço escolar um lócus para a aproximação dos conceitos escolares da realidade social e cultural desses estudantes.

Leia este artigo

O ensino de Biologia em perfis do Instagram

Biologia e Biociências

As redes sociais representam uma forma de comunicação de grande visibilidade. Podem ser utilizadas para a divulgação científica, como ferramentas no ensino da Biologia, buscando auxiliar na aprendizagem. Dentre as redes sociais existentes, o Instagram se destaca por ser uma plataforma com diversas ferramentas de interação com o público. Neste trabalho buscou-se analisar as publicações de três perfis de Instagram que abordam o ensino de Biologia. A análise considera que nos três perfis há potencial para serem utilizados como instrumentos de ensino-aprendizagem em Ciências e Biologia.

Leia este artigo

Concepções de escola inclusiva: o olhar da família de pessoas com TEA sob análise

Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo tem por objetivo analisar a concepção de escola inclusiva com base nas narrativas de mães de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) matriculados em duas escolas públicas da cidade de Goiânia/GO. O referencial teórico adotado para compreender a inclusão escolar, discutir a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno com TEA e contribuir para a temática da inclusão foram Vygotsky, Fontana, Furgeri e Passos e Mantoan. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa com objetivo exploratório; a amostra da pesquisa foi composta por duas mães de estudantes com TEA, às quais foi aplicado um questionário.

Leia este artigo

A relevância histórica de Fédora do Rego Monteiro para o movimento modernista brasileiro e sua atuação nas artes em Pernambuco

História, Artes Plásticas e Educação Artística

Este artigo explora a relevância do trabalho da pintora Fédora do Rego Monteiro para o desenvolvimento do modernismo em Pernambuco durante as primeiras décadas do século XX. A pesquisa foi realizada com análise bibliográfica qualitativa do movimento modernista e do papel desempenhado por Fédora. Ao lado de seus irmãos, ela contribuiu para colocar Recife no mapa nacional do movimento artístico modernista enquanto ganhava reconhecimento (inter)nacional por suas pinturas. A pintora também envolveu-se com a educação artística ao fundar a Escola de Belas Artes do Recife, o que possibilitou o surgimento de novos artistas na região.

Leia este artigo

Pesquise em nossa biblioteca

Prezada autora, prezado autor, ao selecionar o material de consulta para seu trabalho, sugerimos que faça buscas também em artigos publicados na revista Educação Pública, que possui um sistema de busca sofisticado que facilitará a sua pesquisa. A citação dos artigos da revista Educação Pública certamente irá valorizar a sua publicação, a de seus colegas e a própria revista.

Novidades por e-mail

Cadastre-se e receba as novidades da revista Educação Pública!

Clique aqui

Artigos mais lidos no último mês

Educação na imprensa

29/02/24 Censo escolar evidencia fragilidades de políticas de educação para jovens e adultos

Leia aqui


29/02/24 Por que insistem em excluir Filosofia e Sociologia do currículo escolar?

Leia aqui


05/02/24 Literatura para trabalhar conceitos de matemática com as crianças

Leia aqui


30/05/23 Sobre o brincar…

Leia aqui


15/02/23 Saiba como usar os sambas-enredo nas aulas de História

Leia aqui


03/02/23 Letramento e afetividade: o que o amor tem a ver com a escola?

Leia aqui

X da revista

Siga-nos no X (antigo Twitter) @educacaopublica

Seção Divulgação Científica

Veja também

Fundação Cecierj


Diretoria de Extensão


Revista EaD em foco