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Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
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E viva a diferença!

O amor pela literatura é declarado em cada página do livro de Luzia de Maria. Desde as citações dos livros até o modo de encarar a leitura na formação escolar, a autora não deixa de demonstrar seu carinho pela obra literária. Luzia foi vencedora, em 2011, do Prêmio Literário Nacional do Pen Clube do Brasil, na categoria ensaio, com o livro O Clube do Livro - Ser leitor, que diferença faz?. Como ela mesma diz, a obra “é uma reverência à leitura”, esse “incalculável legado”. Um legado que, muitas vezes, não sabemos ou não somos instruídos a aproveitar.

A origem do preconceito linguístico
Língua Portuguesa e Literatura

O ensino de língua materna é importante para a educação brasileira, não apenas pelo fato de a língua portuguesa ser um componente curricular, mas, principalmente, por ela ser um instrumento de identificação do indivíduo. Assim, não cabe à escola reproduzir preconceitos lingüísticos, mas sim incluir as diversas realidades de seus alunos.

A importância do incentivo à pesquisa para o ensino de Química
Química, História e Formação de Professores

Este estudo tem como objetivo trazer contribuições teóricas sobre a história das descobertas no campo da Química e sobre a importância do professor que desenvolve no aluno a vontade de buscar o conhecimento. O incentivo à pesquisa educacional tem forte influência no processo de ensino e aprendizagem de Química. Para que o ensino de Química possa ser mais eficiente, é importante que o professor esteja cada vez mais compromissado com a pesquisa e a busca pelo conhecimento.

Guia de utilização de tecnologias digitais na Educação Básica: olhares visuais, olhares virtuais: Frida Kahlo e o encantamento da arte
Computação e Tecnologias, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Educação Artística

O desenvolvimento deste guia surge da necessidade de reflexões que possam nortear a utilização de tecnologias digitais por docentes da Educação Básica, principalmente da rede pública de ensino. Estabelece-se, assim, um diálogo entre as premissas da Base Nacional Comum Curricular, que preconiza tanto o ensino de arte quanto o uso de tecnologias digitais com finalidade educacional, e a necessidade de ampliação do olhar crítico dos alunos para a complexidade do mundo, bem como para o exercício da cidadania e a dimensão intercultural. A proposta de atividade pode ser implementada com estudantes de 8 a 9 anos.

A importância da Psicomotricidade Relacional na inclusão, estimulação e reabilitação de pessoas com deficiências
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A psicomotricidade relacional permite que as pessoas expressem seus conflitos relacionais e possam superá-los por um jogo simbólico, levando a um desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioemocional.

O século XXI e a era digital na internet: o que a educação tem com isso?
Educação a Distância

Desde o surgimento da internet, a sociedade tem passado por grandes transformações. Cada vez mais se tem acesso a informações em grande volume e de forma cada vez mais rápida. Nas escolas essa adaptação, tanto na educação a distância quanto na educação presencial, vem acontecendo. A fim de compreender essas transformações na sociedade, este trabalho tem como objetivo abordar o uso da internet como ferramenta da práxis pedagógica. Os professores podem cada vez mais utilizar a internet na aprendizagem, a fim de desenvolver novos métodos de aprendizagem e ampliar a rede de comunicação com seus alunos, motivando-os a buscar conhecimento.

Relato de experiência do Projeto Autocuidado
Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Esta produção tem por finalidade relatar as experiências vivenciadas pelos educandos da Escola Municipal do/no Campo Santo Antônio do Caramujo, situada no Município de Cáceres/MT. Foram realizadas atividades com o objetivo de promover e refletir acerca do autocuidado e autoamor para o desenvolvimento pessoal dos alunos. O método aplicado foi pensado na organização do espaço com recursos que possibilitaram a higiene pessoal e assim promover o autocuidado. É notório que as vivências nessas experiências foram de grande relevância para a promoção e evolução do autocuidado dos estudantes

UM DIA ‘DO’ CÃO

Não vou contar tudo o que aconteceu no último dia 7 de abril de 2011 porque estou desgastada. Sem outra opção, só posso lembrar e lembrar. Ao invés de acordar para a vida, acordei para conhecer a morte. Os gritos no rádio e as imagens ininterruptas da TV se chocaram com a minha sensação diária de acordar para um novo dia cheio de promessas e novidades. Era um dia de terror. Um dia assustador. Dentro de uma escola, um ex-aluno entra, saca suas armas, mata 12 crianças e fere mais 13. Como assim? Dentro da escola? Será possível?