Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
Substituição do material didático e seus impactos no (re)planejamento dos conteúdos de Língua Portuguesa
Instituição Escola, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Neste artigo, analisaremos o impacto da substituição do material didático em uma instituição de ensino, com foco nos conteúdos de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Fundamental. De forma sucinta, avaliamos quais são os efeitos da reestruturação curricular para o planejamento docente. Os materiais pesquisados foram analisados, principalmente, por meio de processos de comparação, classificação e categorização temática. Os resultados revelaram que, mesmo em um contexto de formatações similares, há diferenças entre o que cada obra didática propõe, tanto na abrangência dos temas como nas habilidades da BNCC.

A relevância histórica de Fédora do Rego Monteiro para o movimento modernista brasileiro e sua atuação nas artes em Pernambuco
História, Artes Plásticas e Educação Artística

Este artigo explora a relevância do trabalho da pintora Fédora do Rego Monteiro para o desenvolvimento do modernismo em Pernambuco durante as primeiras décadas do século XX. A pesquisa foi realizada com análise bibliográfica qualitativa do movimento modernista e do papel desempenhado por Fédora. Ao lado de seus irmãos, ela contribuiu para colocar Recife no mapa nacional do movimento artístico modernista enquanto ganhava reconhecimento (inter)nacional por suas pinturas. A pintora também envolveu-se com a educação artística ao fundar a Escola de Belas Artes do Recife, o que possibilitou o surgimento de novos artistas na região.

Reencontro ignoto
Língua Portuguesa e Literatura

Quem já não teve a impressão de escutar uma voz familiar e ao mesmo tempo misteriosa ecoando no ouvido? Será um chamamento? Um alerta? Um fio que nos liga à ancestralidade? É possível reencontrar algo que ainda clama por sentido? Ela ouvia essas vozes em diferentes horários e vários lugares. Até mesmo em várias épocas. Sofria com isso e não sabia como resolver essa situação, que estava tão envolta em mistério. Mas não sentia medo. Sons e cheiros faziam com que ela se preparasse para esses eventos tão especiais que remetiam ao passado.

Nossa oculta norma culta na escola
Língua Portuguesa e Literatura

O objetivo do estudo é refletir acerca do ensino da norma culta na escola e a importância da gramática, tendo como base conceitos sistematizados sobre o uso língua materna e o processo de ensino-aprendizagem no cenário escolar. É preciso entender o conceito de gramática e o que disso resulta no trabalho docente, tais como os rumos da própria aplicação desse ensino e sua validade diante dos objetivos propostos hoje estabelecidos em sala de aula. A abordagem é exploratória bibliográfica de embasamento teórico em Bagno, Bortoni-Ricardo, Antunes, Koch e Possenti, entre outros autores.

Reflexões acerca do professor de Educação Física na Educação Infantil: experiências e vivências
Educação Infantil e Educação Física

O objetivo deste estudo é narrar experiências vivenciadas por um professor de Educação Física com turmas da Educação Infantil IV e V em uma escola da rede municipal de Fortaleza/CE. Essas experiências trazem à tona um processo renovador na formação lúdica, cognitiva e motora das crianças, por meio de diversas atividades, em que elas aprendem por meio de movimentos corporais. Nesse processo, envolvemos diversos sentimentos, como o afeto, o medo e a aceitação do novo. O processo metodológico se deu por meio de um relato de experiência vivido pelo autor.

Relato de experiência em projeto social desenvolvido no estágio supervisionado de uma escola profissionalizante
Cidadania e Comportamento

Este artigo relata uma experiência no projeto social Semear, desenvolvido por alunos do 3° ano do Ensino Médio na disciplina de Estágio Supervisionado de uma escola profissionalizante de Guaraciaba do Norte/CE. A relevância deste estudo reside em evidenciar as estratégias utilizadas pelos alunos no que diz respeito à arrecadação de alimentos, com a sensibilização da comunidade escolar, e no desenvolvimento de ações como um concurso de talentos aberto ao público, o Noite Estrelada, em que a entrada foi um quilo de alimento não perecível. O projeto mostrou-se eficiente na mobilização da comunidade e na promoção de ações solidárias.

Conflitos entre irmãos: contribuições da Psicologia no contexto intrafamiliar
Saúde, Direito, Filosofia, Psicologia, Educação Artística e Política Educacional

Desde os primórdios da humanidade, a rivalidade entre irmãos pode acontecer e ser considerada uma situação inevitável. O foco principal do presente estudo é a investigação das manifestações de conflitos entre irmãos durante a infância e/ou adolescência, bem como a caracterização das manifestações de agressividade física e/ou psicológica comuns praticadas por meninos e meninas. As questões norteadoras deste trabalho são: por que existe violência relacionada a alguns conflitos entre irmãos? Por que a sociedade negligencia a violência física e/ou psicológica entre irmãos?

Celeida Tostes: o barro em suas formas pelo olhar da criança: prática de ensino em espaço não formal
Formação de Professores, Educação Artística e Espaços Urbanos

Este artigo aborda questões alusivas ao processo criativo com barro, em uma experiência na educação não formal, com crianças de 2 a 10 anos. Discorre a respeito da importância de trabalhar o barro com elas. O objetivo é apresentar e compreender as possibilidades plásticas com o barro. Como referência para potencializar as atividades, lançamos mão da artista plástica e ceramista Celeida Tostes. Como metodologia, utilizamos a abordagem qualitativa. Os resultados obtidos do processo foram: desenvolvimento da coordenação motora fina, desinibição das crianças no processo de modelagem com o barro e aguçamento dos sentidos.

Currículo e Educação Física: uma reflexão sobre o espaço-tempo do esporte
Educação Física

Problematiza-se o espaço-tempo do esporte no currículo da Educação Física como construtor de identidades. Opera-se com um aporte pós-estrutural do campo do Currículo para compreender esse espaço-tempo do esporte. O esporte pode assumir espaços-tempos no currículo que encetam a construção de identidades tradicionalmente técnicas ou críticas, pois seu espaço-tempo é fugidio, assumindo uma perspectiva crítica e possibilitando a formação de sujeitos capazes de tornar o mundo um lugar democrático e com justiça social. Considera-se que o espaço-tempo do esporte é pedagogizado, marcado e atravessado pela cultura.

Práticas de letramento na Educação de Jovens e Adultos: a importância da mediação docente
Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Ao longo do tempo, a EJA tornou-se cada vez mais relevante para a sociedade brasileira, tendo em vista o grande quantitativo de jovens e adultos que, em tempo determinado, não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Médio. Devido às especificidades dos alunos, inúmeras são as dificuldades encontradas pelo docente que precisa exercer papel fundamental no processo de mediação do desenvolvimento de práticas de letramento. A finalidade deste trabalho é, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico, abordar a importância da mediação do professor no desenvolvimento de práticas de letramento na EJA, priorizando a relação professor-aluno.