Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
Educação de surdos no Brasil: atendimento educacional especializado para pessoas com surdez na Educação Escolar Indígena
Antropologia, Comunicação, História, Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política Educacional

O presente trabalho é um excerto da monografia de conclusão do Curso de Especialização em Língua Brasileira de Sinais ofertada pela Universidade Candido Mendes sob o título “Línguas Indígenas no Brasil: Ka'apor, a outra língua de sinais brasileira”; tem como objetivo proporcionar maior compreensão aos leitores, estudantes, professores, pesquisadores e pessoas que têm interesse pelos estudos sobre a surdez e povos indígenas, com conhecimento a respeito da história da Educação de surdos no Brasil e, por conseguinte, sobre o atendimento educacional especializado (AEE) ofertado nas escolas regulares e voltado para a população indígena surda.

Possíveis temáticas para estudos em relação à prática de atividades físicas em estudantes do Ensino Médio
Educação Física

O artigo foi desenvolvido a partir de uma análise documental e revisão bibliográfica. Na análise documental o objetivo foi apresentar um relato sobre a trajetória, as alterações e a configuração atual da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e os principais conceitos de Ensino Médio Integrado. Já a revisão bibliográfica focou em identificar temas atuais para estudos com alunos do Ensino Médio Integrado, adolescentes, e suas relações com a prática de atividades físicas. Foram identificados temas relacionados às mídias eletrônicas, questionários para a verificação do nível de atividade física, autopercepção de saúde, sedentarismo, sono e autoestima.

A influência da leitura no processo de ensino-aprendizagem: implicações e possibilidades de ação
História da Educação, Instituição Escola e Língua Portuguesa e Literatura

Tendo em vista a enorme responsabilidade da escola e principalmente do docente na criação e no desenvolvimento da leitura como parte indispensável da formação educacional dos alunos, este trabalho se propõe a apresentar a leitura como enriquecedora do vocabulário e construtora do conhecimento do leitor. Em vista disso, dado o aumento do número de jovens que não praticam a leitura de forma constante e não a relacionam com o aprendizado, na sua forma mais ampla e geral, faz-se necessário repensar alguns aspectos a respeito de como trabalhar a leitura e a palavra escrita na escola.

Compreendendo as diferenças por meio do cinema
Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Cinema, Teatro e TV

O artigo tem por objetivo o desenvolvimento de uma oficina que faça o aluno refletir sobre as diferenças existentes entre as pessoas, despertando a valorização de cada um e reconhecendo a identidade individual, externa e interna. Além disso, procura compreender que o cinema é um grande meio de comunicação, gerando reflexões e/ou discussões de temas importantes, sendo fonte de expressão e disseminação de opiniões mediante a observação de um filme e/ou vídeo. Nas oficinas que analisam o filme, alguns fragmentos podem ser discutidos ou mostrados novamente para apoiar os debates.

Eu de cá, eles de lá
Língua Portuguesa e Literatura

A experiência das Olimpíadas de Língua Portuguesa em minha vida profissional não foi a primeira e, acredito, não será a última. Porém, num momento assim, no meio de uma pandemia e fora da sala de aula, nem eu havia passado e muito menos cogitava passar. Mesmo assim, veio até nós esse grande desafio de trabalhar esse projeto com nossos alunos. Então, surgiu a necessidade de criar um planejamento que fosse inovador e ousado, para estimular a leitura e a escrita dos alunos, levando-os a vivenciar, de maneira diferente, o papel de observador, pesquisador, leitor e escritor de artigos de opinião com base em situações-problema do seu cotidiano, mesmo de forma remota.

Feminino som, luz e singularidade: o voltar para casa, colher poemas
Comunicação, Filosofia, História, Sociologia, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e Literatura

A poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, em que a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata uma mensagem. Nestes 10 poemas, Marcelo Calderari Miguel traça diversos perfis femininos. Lutadoras, conhecidas, anônimas, mitológicas, mães, instigadoras, artistas... Sempre provocando o melhor em cada pessoa, relembrando mulheres religiosas ou referências na literatura, em vários estilos e com cuidados visuais, são trabalhos que privilegiam a liberdade feminina, seu valor e sua importância na sociedade.

Alunos Leitores, Alunos Mediadores: uma proposta de projeto para a prática de leitura literária na escola
Língua Portuguesa e Literatura

O papel fundamental da leitura literária na escola pode ser resgatado no desenvolvimento do projeto literário Alunos Leitores, Alunos Mediadores, que acontece reunindo estudantes do 1º e do 5º ano do Ensino Fundamental. O professor, baseado na elaboração de projetos de práticas de leitura literária, tem possibilidade de promover grande interação entre livros e alunos para transformar a escola em um espaço de formação de leitores e, no caso do projeto, formação de leitores e mediadores de leitura, ampliando as oportunidades de leitura e escolha de obras literárias.

Evaldo Cabral de Mello acerca da chamada “historiografia saquarema”
História e Outras Mais Específicas

Evaldo Cabral de Mello diz que, em 1817 e 1824, o separatismo não poderia ter acontecido, pelo fato de essa época não ter constituído uma nação brasileira. Por Evaldo ser um historiador pernambucano, ele traz ricas informações em relação à expressão “historiografia saquarema” e que Pernambuco vivia sob hipótese de ser separatismo da monarquia; de acordo com o historiador, no Império já havia uma definição, uma historiografia que foi intitulada Saquarema, a qual deu prioridade a uma história nacional e frisada pela centralização política e pelo projeto de unidade territorial.

O filme "Soul" como transposição didática para o ensino de Ciências e Arte
Física, Cinema, Teatro e TV e Educação Artística

O presente trabalho apresenta resultados de uma análise fílmica, na qual se objetiva investigar a animação Soul como ferramenta de intervenção pedagógica, a fim de auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem no processo do ensino de Ciências e Arte. Metodologicamente, a pesquisa está norteada pelas concepções de Napolitano, Santos, Vanoye e Goliot-Lété. No percurso analítico, interroga-se como o filme se mostra como opção de vetor de possibilidade didática para o ensino de Ciências e Arte. Os resultados revelam que a animação mobiliza a compreensão de conhecimentos das áreas de Ciências e Arte, ampliando as alternativas de oferecer acesso a conteúdos.

Arte e criatividade: um olhar sobre a importância das aulas de Arte nos anos finais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Política Educacional

Dentro do contexto neoliberal, percebe-se que a criatividade não se apresenta como conteúdo relevante nos anos finais do Ensino Fundamental. Assim, o contato com a criatividade, por meio das aulas de Artes Visuais, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, pode ser uma saída possível para propiciar um espaço de desenvolvimento dos alunos consoante à prática educativa pensada. O uso dessa característica humana na formação continuada do docente deve ser um hábito cotidiano, pois o leva a adequar-se à nova realidade. Dessa maneira, a pesquisa proposta, por meio de coleta e análise de dados qualitativos, bibliográficos, reflexivos e críticos, busca compreender as bases teóricas da atuação metodológica do docente em Artes Visuais.