Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: covid
Limpar filtros
Escritos de educação
Sociologia e Educação a Distância

Esta resenha tem como objetivo fazer uma reflexão baseada no livro Escritos de Educação, organizado por Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani sobre importantes escritos epistemológicos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) a respeito de suas relevantes pesquisas e contribuições sociológicas acerca do sistema educacional e ensino. A obra reúne onze capítulos, cujo prefácio foi feito pelo autor, além de anexar informações sobre os níveis de modalidades entre o ensino francês e o brasileiro.

Práticas pedagógicas para reconhecimento de gêneros textuais e compreensão de descritores da Matemática em classe multisseriada
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente artigo surgiu a partir de uma dissertação de mestrado e tem como objetivo propor uma nova estratégia pedagógica para o reconhecimento dos gêneros textuais e a compreensão dos descritores da Matemática em classe multisseriada com os alunos do 5º ano, por meio de um simulado digital. Para atingir o objetivo da pesquisa, convidamos gestores escolares, professores, responsáveis e alunos. Após a aceitação do convite para a pesquisa, aplicaram-se questionários no Google Forms, além de uma atividade pedagógica com questões de Língua Portuguesa e Matemática, pelo aplicativo Socrative.

A experiência de professores de Matemática na 1ª série do Ensino Médio com a avaliação no ensino remoto
Matemática e Avaliação

Este artigo analisa as experiências dos professores de Matemática da 1ª série do Ensino Médio na Escola Estadual Lobo D'Almada, em Boa Vista/RR, com a avaliação da sua aprendizagem durante o ensino remoto. Como parte do referencial teórico, contextualizou-se sobre o processo avaliativo na disciplina de Matemática no Ensino Médio na perspectiva do ensino remoto e desenvolveu-se uma pesquisa de campo bibliográfica, com abordagem qualitativa e do tipo descritiva, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário do formulário Google direcionado a dois professores de Matemática.

Relato de experiência: estágio de docência sobre prática profissional em temas transversais
Formação de Professores

O estágio de docência é uma atividade integrante do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Estadual de Roraima (UERR), designando para participar de planejamento, acompanhar, ministrar aulas e avaliar. Este trabalho objetivou descrever as atividades desenvolvidas em estágio de docência por uma estudante de pós-graduação na disciplina de Práticas de Ensino de temas transversais com turma de Ciências Biológicas. A estagiária auxiliou na primeira prática do acadêmico sobre temas transversais que irá atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

A ansiedade entre jovens estudantes: uma análise situacional em escola de Ensino Médio no interior cearense
Psicologia e Vivências de Sala de Aula

O presente estudo tratou da saúde mental de adolescentes do Ensino Médio, tendo como objetivo geral verificar a interface entre o nível de ansiedade dos estudantes e seu desempenho acadêmico/escolar. Para tal fim, reservou-se ao uso da abordagem quantitativa de caráter exploratório-descritivo, a partir do estudo de caso baseado em revisões, observação e coleta de dados com foco na mensuração e descrição do nível de ansiedade entre adolescentes das três séries do Ensino Médio. Para a coleta e levantamento de dados, fez uso da Escala de Autoavaliação da Ansiedade de Zung e das notas dos alunos no 1º semestre letivo de 2022.

Utilização da dinâmica de reality show como estratégia de gamificação do ensino remoto de Química
Química

A gamificação tem se mostrado uma boa aliada do processo de ensino-aprendizagem nas salas de aula no Ensino Médio, ainda mais durante o período pandêmico, com contatos primordialmente digitais. Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de gamificação do ensino de Química com base na dinâmica do reality show Big Brother Brasil em uma sala de 1º ano do Ensino Médio na cidade de Teixeira de Freitas/BA. Os resultados encontrados com a utilização da proposta de gamificação foram positivos, notando-se maior interação dos alunos durante as aulas e maior compreensão dos conteúdos.

Ensino na rede pública em tempos de pandemia: duas experiências docentes
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho tem como objetivo apresentar as ressignificações do processo de ensino em contexto de pandemia e como a experiência docente vem sendo (re)construída na rede pública; são dois relatos de experiência colhidos por professores atuantes em diferentes níveis da Educação Básica. São inúmeros os esforços de docentes que visam transformar a sala de aula virtual (na maior parte da vezes materializada em uma tela de celular ou uma folha de papel) em um ambiente menos tenso e frio, ainda que prevalecendo o isolamento social. O processo de adaptação, no entanto, tem sido árduo, tanto para alunos quanto para professores, especialmente por causa do aumento de casos de ansiedade e depressão e de limitações financeiras e tecnológicas enfrentadas por grande parte da população brasileira.

Arte, cultura e divulgação científica nas aulas virtuais de Química e Biologia em tempos de pandemia
Ecologia e Meio Ambiente, Química e Educação a Distância

Em tempos de isolamento social, a escola se abriu para o mundo e as tecnologias digitais de informação e comunicação (TIC) passaram a fazer parte do novo contexto de ensino-aprendizagem, porque, apesar de a tecnologia impregnar de sentido nosso estar no mundo, a escola até então não estava apartada dessa impregnação (Silva; Monteiro; Acioly, 2020). Novas oportunidades e desafios se debruçaram sobre os professores. A escola se viu forçada a adotar novas formas de ações educativas e metodológicas, apropriando-se de ferramentas digitais, ressignificando o processo pedagógico.

Lutando pela ética: docência nas aulas de Educação Física durante a pandemia da covid-19: a experiência dos alunos do IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba
Educação Física

Este é um relato de experiência dos estagiários do curso de Licenciatura em Educação Física do IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba. As aulas foram ministradas no curso técnico integrado em Zootecnia da instituição, sendo cumpridas as normas do Estágio Supervisionado no Ensino Médio, tendo como objetivo principal o trabalho com o conteúdo de lutas nas aulas de Educação Física e concomitantemente o tema transversal Ética. Ao final das cinco aulas desenvolvidas, identificamos que os alunos, além de entender a parte conceitual das lutas, conseguiram absorver o conteúdo atitudinal passado a eles.

Alfabetização e letramento científico na Educação Básica: experiências pedagógicas
Vivências de Sala de Aula

Práticas de investigações são essenciais para o processo de alfabetização, letramento e enculturação científica. Todavia, os estudos destinados à produção científica no Brasil, em sua maioria, são desenvolvidos por instituições de Ensino Superior com pouca abordagem na Educação Básica. Este estudo objetivou, sobretudo, socializar o percurso de práticas educativas voltadas à iniciação científica na Escola EEFM Dom Pedro II, dentro da perspectiva da alfabetização e do letramento científico. Apontamos neste trabalho as possibilidades de aplicação de atividades voltadas à iniciação científica na Educação Básica.