Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Botânica; Ecologia e Meio Ambiente; Oceanografia; Zoologia
Limpar filtros
Alfabetização ecológica
Ecologia e Meio Ambiente

Um adequado trabalho de alfabetização ecológica leva os alunos a articular os conteúdos escolares estudados e sua aplicabilidade no cotidiano, ajudando a criar respeito pela fauna e pela flora.

Sudeste rumo à desertificação: Rio Paraíba do Sul
Ecologia e Meio Ambiente

O processo de desertificação da bacia do Rio Paraíba do Sul decorre da exploração agropecuária da região e da ocupação do solo em grandes aglomerados urbanos com pouco saneamento.

Desenvolvimento, sustentabilidade e Educação Ambiental: uma análise contributiva de Paulo Freire
Ecologia e Meio Ambiente

A relação sociedade-natureza está presente na obra de Paulo Freire, cuja proposta de Educação propõe realizar transformações e rupturas com o atual modelo social, econômico e ambiental.

Como produzir textos de divulgação científica?
Ecologia e Meio Ambiente

O conceito de desertificação não é óbvio ou único; além disso vários fatores contribuem para esse processo, que vem acontecendo com assustadora frequência no Brasil.

O que é e a quem cabe a responsabilidade pela Educação Ambiental?
Ecologia e Meio Ambiente

A Educação Ambiental é um dos fatores que ajudam a proteger a sustentabilidade do planeta. Para isso, é preciso que todos os atores promovam mudanças nas suas formas de agir.

A Educação Ambiental é uma disciplina?
Ecologia e Meio Ambiente

Por ter como objeto de estudo o meio ambiente, a Educação Ambiental não deve ter seus conteúdos fragmentados, como acontece com outras disciplinas; deve, sim, pensar no bem comum.

Pegada hídrica
Ecologia e Meio Ambiente

O conceito de pegada hídrica serve para provocar a consciência de quanta água é usada nas várias atividades; os maiores consumidores de água são a agricultura e as indústrias – que devem ter consciência disso para não desperdiçar.

O meio ambiente, o ser humano e os problemas ambientais
Ecologia e Meio Ambiente

O consumismo está destruindo os recursos do planeta, provocando graves alterações, em benefício de alguns e em detrimento de uma maioria. Os centros urbanos são os responsáveis pelo consumo da maior parte dos recursos naturais.

Disputa Rio X São Paulo pela água
Ecologia e Meio Ambiente

A escassez de água que chegou ao Sudeste brasileiro irá provocar a disputa de dois dos mais importantes estados do país pelo seu uso, quando a manutenção e recuperação das florestas traria melhores resultados.

Tratando de sustentabilidade em jornais eletrônicos
Ecologia e Meio Ambiente

Criar um jornal eletrônico, incluindo a preparação das matérias, pode ser uma ótima maneira de discutir e relatar questões relativas à sustentabilidade ambiental em sala de aula ou utilizando as tecnologias da informação.