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Aulas remotas de Língua Portuguesa no contexto da pandemia: os desafios de professores de escolas estaduais da Região Metropolitana de Recife/PE
Educação a Distância e Língua Portuguesa e Literatura

A evolução das tecnologias de informação ao longo dos anos exigiu do professor novas habilidades. A pandemia da covid-19 alterou a rotina, e o ensino remoto passou a ser mais frequente. Esta proposta de pesquisa tem o objetivo de investigar como os professores de Língua Portuguesa da rede estadual de Pernambuco enfrentaram os desafios impostos pela pandemia à educação. O estudo é uma pesquisa exploratória apoiada em análise qualitativa. Seus resultados revelaram que os desafios se tornaram dificuldades quando os professores se depararam com novas ferramentas digitais para manter o processo de ensino-aprendizagem.

História, cinema e Educação: o Brasil Colonial sob a ótica de "Desmundo"
História, História da Educação, Cinema, Teatro e TV, Outras Mais Específicas, Política Cultural e Política Educacional

A educação é um processo que se realiza na relação entre os sujeitos sociais. A sociedade sempre se organizou a partir de instruções ou regras de aprendizagem que só mais tarde receberam o nome de educação. O interesse por compreender os processos educacionais levou pesquisadores a se debruçar sobre essa temática. Objetivamos no presente estudo dar prosseguimento aos esforços iniciados na década de 1990, ampliando reflexões acerca da Educação, com base no Brasil Colonial como recorte temporal; nosso instrumento de análise partirá do filme Desmundo, de Alain Fresnot, que é uma adaptação para o cinema do romance histórico homônimo de Ana Miranda.

O ensino dialógico da Língua Portuguesa nos primeiros anos do Ensino Fundamental
Avaliação, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e Literatura

Esta pesquisa tem como tema o ensino dialógico da Língua Portuguesa nas séries iniciais do Ensino Fundamental e sua contribuição para a preparação de cidadãos conscientes; ela visa esclarecer a importância do ensino em diálogo levando em consideração fatores que influenciam direta ou indiretamente o fazer pedagógico no interior das salas de aula. Em linhas gerais, o objetivo principal diz respeito à compreensão da função social da escola manifestada a partir dos componentes curriculares sobre seu alunado de modo a desenvolver a consciência crítica e a formação de sujeitos competentes frente ao uso e adequação das manifestações da língua.

Andares da nova existência
Língua Portuguesa e Literatura

A vida engaiolada de pássaros e humanos leva-os ao medo da liberdade; ainda que se caracterize como sol e chuva, como espaço disponível, não garante a liberdade de espírito. Entretanto, a percepção da possibilidade de mergulhar em novas experiências traz choro e esperança, alegrias e aprofundamentos. E novas melodias surgem, da nova vida, da alegria, do fim da agonia. Esta poesia usa algumas rimas, em métricas livres e neologismos para trazer as sensações dessa passagem para novos ritmos.

Guerra do Paraguai
História e Outras Mais Específicas

A Guerra do Paraguai tem suas origens na disputa pela região da Prata entre os países emergentes do contexto da “Era das Independências”. Para entender os motivos da Guerra do Paraguai é essencial observar as relações do Império do Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata, principalmente a partir de seus polos econômico-políticos: Rio de Janeiro e Buenos Aires. A intervenção dos dois países na Antiga Cisplatina teve variadas alianças que culminaram na interferência do Paraguai nas batalhas. Esse conflito teve a maior duração que já aconteceu na América do Sul e foi o mais violento.

A variação linguística no contexto escolar
Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo visa contribuir com a análise da variação linguística existente no contexto escolar, objetivando difundir conhecimento quanto à pluralidade que permeia a língua portuguesa. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, levando-se em consideração as contribuições de autores como Bagno, Mattos e Silva e Moraes, entre outros, frisando a necessidade de considerar o vocabulário e as variações linguísticas trazidas pelos alunos como ponto de partida no estudo da norma culta, sem juízo de valor ou discriminações. Nota-se a importância de o professor acolher o conhecimento trazido pelo educando e utilizá-lo no processo de construção de novos saberes.

Reciclagem eletrônica: valor de uma rádio na escola usando minitransmissor de rádio com sucatas eletrônicas
Biologia e Biociências, Física, Comunicação, Filosofia, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

Os meios de comunicação possuem grande importância para a sociedade, pois através deles acontece a globalização local e mundial. Um desses meios é o rádio, que, apesar de ter perdido espaço para a televisão e a internet, ainda tem grande relevância na sociedade. Por isso, este projeto foi elaborado tentando resgatar a importância do rádio como meio de comunicação de massa e que pode contribuir dentro da escola para a informação, aprendizagem e lazer na Escola Estadual Gov. Walfredo Gurgel, tendo como ponto de partida a montagem de um minitransmissor de rádio FM.

Língua materna X Variação linguística: valorizando a língua falada
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Os aspectos das variedades linguísticas estão diretamente relacionados à aprendizagem da língua materna. O jeito de falar e como falar é aprendido em seus primeiros anos de vida; por essa vertente, a variação é algo natural da comunicação humana, porém ainda não é vista nem estudada dessa forma, já que muitas variações são consideradas maneiras “erradas” de falar. Todavia, o assunto ainda tem necessidade de ser abordado, transcendendo a visão do desvio gramatical. Com isso, cabe ao ensino escolar apresentar em sala de aula a língua materna e a variação linguística, para, assim, enriquecer o repertório linguístico do aluno.

A produção de texto com o gênero poético na sala de aula virtual - propostas para o ensino remoto emergencial
Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este texto reflete sobre a importância do trabalho com produção textual na escola e apresenta proposta de trabalho didático-pedagógica com o gênero poético visando à formação do leitor e promoção da leitura de literatura no âmbito escolar. A proposta foi pensada para o ensino remoto emergencial, ou seja, trata a produção textual em um ambiente virtualizado e em tempos de isolamento social, com aulas a distância, sem deixar de considerar as etapas principais da produção de texto: leitura, escrita e reescrita, bem como as etapas semânticas de significação e ressignificaçao que podem e devem ser exploradas durante e após o processo da educação e produção linguística envolvendo a leitura e a produção de textos.

Projeto Práticas de Leitura e Escrita
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Política Educacional

O presente projeto trata dos métodos desenvolvidos no segundo semestre do ano de 2021 na Escola São Francisco, na zona rural do município de Cáceres/MT, especialmente com a turma multisseriada de 2º e 3º anos, promovendo o sistema gráfico da escrita, ligados à ênfase entre as práticas sociais de leitura e escrita, que são trabalhadas simultaneamente, com o objetivo de desenvolver atividades diferenciadas, a fim de resgatar o ensino-aprendizagem das crianças que muitas vezes se encontram desmotivadas com a falta do acesso à escola, devido à pandemia.