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Categoria de Ensino: Antropologia; Arqueologia; Comunicação; Direito; Economia; Filosofia; Geografia; História; Psicologia; Sociologia; Teologia
Limpar filtros"Dr. Fantástico" e a Guerra Fria
História e Outras Mais EspecíficasO cinema foi criado no final do século XIX e teve enorme importância no jeito como a sociedade do século posterior produziria suas memórias e manifestações artísticas. Contudo, apenas na década de 1970 o cinema passou a ser considerado como fonte histórica para os estudos sobre as marcas deixadas pela humanidade no tempo. O presente trabalho busca analisar a Guerra Fria por meio do filme Dr. Fantástico, de 1964 e como ele retrata de forma surpreendente algumas crises vivenciadas durante esse período após o final da Segunda Guerra Mundial.
A interdisciplinaridade como facilitadora da inclusão e enriquecimento da aprendizagem: um estudo de caso
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilO presente artigo tem como objetivo refletir sobre as experiências e as atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão Enriquecimento da Aprendizagem para Desenvolvimento de Habilidades (HEAD), da PUC-MG, realizado remotamente. Foram analisadas as atividades efetivadas, assim como o desempenho de extensionistas para a construção de saberes, com o enfoque na perspectiva da interdisciplinaridade, durante o primeiro semestre do ano de 2021 com o objetivo de sensibilizar e gerar uma reflexão acerca da importância de práticas interdisciplinares para o processo de ensino-aprendizagem.
O uso das redes sociais para a sensibilização dos alunos sobre as violências sofridas pelos professores
Saúde, Comunicação, Política Cultural e Política EducacionalAtualmente, a violência é um dos principais problemas da sociedade. Ela é encontrada em todas as classes sociais, refletindo ainda na vida escolar, de forma a interferir diretamente na saúde de alunos e professores, que convivem frequentemente com agressões, ameaças e abusos. Consequentemente, impacta no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano da escola. Há vários fatores que contribuem para o crescimento dessa violência, como a falta de estrutura familiar, vulnerabilidade, falta de tolerância com o próximo e a facilidade de acesso as drogas. Todos esses fatores prejudicam o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao desenvolvimento das pessoas.
A construção de narrativas geográficas através de jogos de tabuleiro: possibilidades para o ensino de Geografia Física na Educação Básica
Geografia, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaA disciplina de Geografia é trabalhada de forma específica a partir do 6º ano do Ensino Fundamental. Todavia, a fragmentação, a compartimentação e a superficialidade dos conteúdos apresentados nos livros didáticos geram déficit de aprendizagem e dificuldades de assimilação, sobretudo no que tange à Geografia Física. Este trabalho apresenta uma proposta de produção de material didático cujas premissas são os jogos de tabuleiro, buscando explorar competências e habilidades para a compreensão da relação entre a dinâmica interna da Terra e as peculiaridades do espaço como narrativas geográficas facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem para o Ensino Médio.
O estágio pré-operacional: uma breve discussão acerca da aplicação de testes piagetianos
Psicologia e Educação InfantilO trabalho descreve um relato ocorrido em um município do sudoeste da Bahia e realizado com duas crianças em fase de alfabetização. Ele objetiva expressar a funcionalidade dos testes piagetianos na verificação da aprendizagem segundo os estágios de desenvolvimento propostos por Piaget, de maneira que, por meio das aplicações, sejam averiguadas relações práticas entre o que o autor propõe à realidade vivencial das crianças em estágio pré-operacional e a necessidade de adaptação das atividades escolares com base nas fases que correspondem ao que as crianças estão vivenciando.
Por práticas pedagógicas motivadoras que despertam o prazer pela construção do conhecimento
Antropologia, Comunicação, Psicologia, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de ProfessoresA narrativa de Como estrelas na Terra desenrola-se na Índia ao redor do protagonista, o menino Ishaan Awasthi. Com apenas nove anos de idade, é visto como uma "criança problema” pelos pais e pelos professores. Ele apresenta dificuldade de concentração, afirmando ver as letras a dançar, por isso é considerado um mau aluno, um desinteressado. Ninguém fazia nada para entender o porquê de suas notas baixas e das dificuldades no aprendizado, mas ele era castigado e excluído das aulas. Por estar correndo risco de reprovação, fica ameaçado de expulsão.
Desconstruindo as falácias do negacionismo e das fake news: um manual para professores do Ensino Médio
Comunicação, Filosofia, História e SociologiaAtualmente, a “ordem do dia” é a lavagem cerebral realizada de maneira profissional para fins políticos, ideológicos, financeiros e geopolíticos tendo como veículo as principais as mídias sociais da web. A palavra escrita é o principal instrumento utilizado para a execução de tal fraude. Assim, por meio da elucidação de um gênero de engodo argumentativo chamado falácia, este artigo visa oferecer material para que professores e demais interessados no processo educativo possam identificar fake news e discursos negacionistas e evitar fornecer informações incorretas no processo de ensino-aprendizagem.
Entre o descritível e o interpretável com base na ideologia inconsciente do discurso
Comunicação, Psicologia, Sociologia, Outras Mais Específicas e Política EducacionalNos estudos de Levy, o virtual é a possibilidade do real; por exemplo, na tecnologia empregada para a Educação a Distância, os indivíduos e toda a estrutura de informação e comunicação se virtualizam, não estão presentes em elementos físicos e geográficos, e a própria temporalidade se desintegra nesse universo factível. O processo comunicativo deixa de ser simultâneo, os interlocutores em certas situações aguardam o retorno de uma mensagem fora do tempo em que ela foi produzida. Nesse espaço virtual, denominado como ciberespaço, a materialização do discurso se dá sem contato com elementos físicos ou fora da temporalidade em que o ato comunicativo acontece.
Supervisão de ensino e orientação educacional: o desafio da indisciplina, conflitos e violência no ambiente escolar
Antropologia, Psicologia, Sociologia, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaNeste estudo vamos refletir sobre a violência e a indisciplina na escola, procurando descobrir suas causas e estratégias para sua solução e prevenção, pois interferem no processo educativo. Esta pesquisa tem como objetivo analisá-las como causa e como o supervisor e o orientador educacional podem atuar na prevenção e gestão da violência e indisciplina no ambiente escolar em parceria com a comunidade escolar. Realizou-se pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de diversos autores, como Guimarães, Neves, Jesus e Moraes, entre outros.
O salário do professor
Psicologia e Formação de ProfessoresEntre os profissionais da Educação, e por meio da luta sindical, se fala muito da questão do professor quanto a salário, que é muito baixo, que a profissão é desvalorizada, entre outras expressões. Sabemos que muitas pessoas – inclusive professores – costumam desestimular um filho, um sobrinho, um parente ou até um conhecido seu a seguir a profissão. É comum até ouvir que os baixos salários são uma das razões para a Educação do Brasil não caminhar tão bem. Mas existem outros salários que não são pagos em dinheiro. É desse salário que vamos falar.