Biblioteca
Filtrar os artigos
Filtros aplicados:
Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtrosOs três primeiros livros da Maré
Direito, Psicologia, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Artes Plásticas, Cinema, Teatro e TV, Dança, Educação Artística, Educação Física e MúsicaO projeto editorial Novos Olhares, organizado por professores de João Pessoa, já possui 22 obras publicadas, tratando de vários temas relacionados à Educação. Neste artigo são comentados os artigos que compõem os três primeiros volumes da coleção, publicados pela ONG Maré.
Os efeitos do absenteísmo docente no desempenho discente: um estudo na Educação Básica pública
Avaliação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEsta pesquisa tem como objetivo relacionar a influência do absenteísmo docente por doença ao desempenho discente medido pelo (Ideb). Foram analisados e contrastados os resultados do Ideb com o absenteísmo por doença de professores. Foram pesquisados, junto à Seplag-MG, os dados primários sobre absenteísmo justificado de professores estaduais e resultados do Ideb. Para testar se as variáveis absenteísmo docente e Ideb apresentavam o mesmo comportamento, foi utilizado o teste estatístico de Mann-Whitney.
Desafios em contextualizar o currículo da Escola Municipal Joaquim Rodrigues de Sousa Martins
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO artigo reflete sobre o currículo de uma escola municipal de Picos/PI, a fim de construir um currículo contextualizado que desperte o interesse da população local para uma nova visão dos saberes e experiências da comunidade. Os resultados mostram que a escola enfrenta desafios, pois apresenta dificuldades em relação à política local, à cultura e à falta de orientação de muitos professores, que estão pouco preparados para trabalhar com base na contextualização do currículo.
Uso das TDICs na inclusão de um aluno autista: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEsta pesquisa objetivou analisar o uso das TDICs no processo de inclusão escolar de um aluno com laudo de autismo na turma do 3º ano de uma escola particular em Contagem/MG. Para isso foi utilizada a pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi observação participativa. O método escolhido foi um estudo de caso. Os resultados apontam avanço na aprendizagem da criança com o uso da tecnologia em sala de aula, com jogos matemáticos e a comunicação alternativa.
Ideia intuitiva de limite usando o círculo e a circunferência
Matemática e Vivências de Sala de AulaEste trabalho apresenta um relato de experiência na disciplina Análise, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ. Tal atividade consistiu em elaborar e aplicar uma aula que trate de algum conteúdo matemático cujas ideias advenham da Análise, de maneira problematizada. Abordamos a noção intuitiva de limite através da área do círculo em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de um colégio estadual no subúrbio do Rio de Janeiro. A abordagem de maneira problematizada permitiu discutir ideias e ouvir os educandos, construindo uma prática não convencional com uso de vídeos e material concreto.
Design Thinking como oportunidade para fortalecer a carreira docente
Formação de ProfessoresO Design Thinking pode servir para orientar e fomentar a carreira de professor, que tem sido pouco procurada nas universidades públicas e privadas que oferecem cursos de licenciatura. Repensar a prática docente pode ser um caminho para recuperar a importância de uma profissão essencial para a sociedade.
Anseios para uma Escola do/no século XXI a partir de uma proposta pedagógica libertadora
Formação de Professores e Instituição EscolaO currículo deve se adequar aos pressupostos de uma educação dialógica, problematizadora, mais do que ser uma listagem de conteúdos inseridos em disciplinas, dando significado aos eventos que fazem parte da escola, a fim de formar cidadãos criteriosos, críticos e não subalternos.
Uso em excesso do smartphone e os efeitos no cérebro adolescente
Psicologia e Formação de ProfessoresEm um momento de conexões que afetam os seres humanos em todas as relações, preocupamo-nos com o adolescente, devido a seu cérebro estar em transformação.Este estudo aplicou questionário junto a estudantes do ensino básico de escolas de Cuiabá, com o objetivo de compreender os hábitos, ações, reações e emoções ao fazerem uso do smartphone. O resultado é a preocupante realidade do vício nesse dispositivo em consonância com pesquisas atuais de órgãos oficiais, pesquisadores e neurocientistas.
Uma experiência no processo de ensino-aprendizagem de Física na Educação de Jovens e Adultos
Física e Vivências de Sala de AulaEste trabalho, desenvolvido na Escola Estadual Leônidas Monte, em Abaetetuba/PA, relata as experiências adquiridas durante atuação como bolsista do PIBID/Capes, como aluna do Curso de Licenciatura Plena em Física/Parfor promovido pelo IFPA. Enfatizo aspectos que justificam a necessidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem de conceitos e fenômenos físicos mais prazerosos e significativos para os alunos da EJA.
O albinismo e suas conexões com o ensino de Ciências Naturais: um relato na EJA
Saúde, Biologia e Biociências, Física, Química e Vivências de Sala de AulaÉ importante conceituar e contextualizar o albinismo dentro dos processos educacionais no que tange ao Ensino de Ciências e suas interdisciplinaridades. Uma aula se apropriou do tema albinismo para integrar conhecimentos de Química, Física e Biologia. A prática revelou como discussões sobre o tema são importantes e não precisam emergir exclusivamente nos conteúdos da genética, demonstrando que os conteúdos da ciência se agregam a discussões sociais mais amplas, como os estigmas sociais e o racismo.