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Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtrosIniciando a conversa: breve percurso histórico da formação de professores no Rio de Janeiro
História e Formação de ProfessoresEste artigo tem o objetivo de registrar e analisar a História da Educação Brasileira, fazendo uma cronologia desde os primórdios aos dias atuais, uma história que intersecciona elementos da constituição do povo brasileiro, seu começo educacional e as características e formação do corpo docente da Cidade do Rio de Janeiro. Constrói um diálogo com a sociedade carioca/brasileira sobre as bases e estruturas de natureza gerencial desse processo.
Filmes na sala de aula como estratégia pedagógica para aprendizagem ativa
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste artigo tem o objetivo de analisar o uso de filme para o ensino e aprendizagem de conteúdo de Biologia, sendo esta uma estratégia pedagógica norteada pelas metodologias ativas. A pesquisa foi qualitativa descritiva, envolvendo alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Rubim/MG. As atividades da pesquisa tiveram por base o filme O óleo de Lorenzo. Os resultados apontam que o filme dá possibilidade para o trabalho com conteúdo das disciplinas escolares e que os alunos aceitaram a metodologia e argumentaram que aprenderam de modo fácil. Conclui-se que o filme é um recurso proveitoso para os processos de ensino e de aprendizagem, desde que seja analisado a priori e as atividades didáticas sejam planejadas criteriosamente.
A escola como lugar do assistente social
Formação de ProfessoresO assistente social pode ter papel relevante no cotidiano de uma escola. Sem pretender exercer funções que cabem aos professores, coordenadores e gestores, esse profissional pode auxiliar na construção de uma escola que se identifique com seus estudantes, atuando em questões sociais que escapam da competência daqueles profissionais.
Reforma do Ensino Médio é retrocesso para a educação
Formação de Professores e Política EducacionalA nova Lei do Ensino Médio, proposta para ser aprovada em tempo recorde sem ampla discussão pela sociedade e por educadores, tende a aumentar a distância entre o que é oferecido à fatia da população com acesso a escolas particulares e o que é trabalhado nas escolas públicas, que continuarão sofrendo com problemas de infraestrutura e falta de professores.
Prática docente nas instituições de ensino superior: da vaidade intelectual à produção do saber
Formação de Professores e Cidadania e ComportamentoMuitos dos problemas do ensino superior brasileiro se localizam nas inter-relações entre professores e alunos; acusações de assédio e de práticas agressivas são comuns, prejudicando as atividades de uma instituição que deveria primar pela produção do saber, pelo respeito ao outro e pela democracia interna.
Fatores que facilitam e dificultam a aprendizagem
Formação de ProfessoresA atuação docente possui fatores que podem facilitar ou dificultar a aprendizagem do aluno. A análise desses fatores teve como pressupostos a condução da aula pelo docente, a maneira como essa prática pode influir positiva ou negativamente na aprendizagem do aluno e os meios ou as metodologias de que o professor pode lançar mão para melhorar a sua prática docente.
I Feira de Ciências do Polo Cederj Nova Friburgo
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaUma feira de ciências realizada em Nova Friburgo serviu para aproximar alunos da graduação do Consórcio Cederj e alunos do Ensino Médio de um colégio público da cidade, fazendo com que eles se tornassem protagonistas de sua aprendizagem, conhecessem e se familiarizassem com um espaço universitário que poderão frequentar.
Algumas contribuições de Bernstein para o enfretamento da desigualdade das oportunidades escolares e sociais
Formação de ProfessoresOs professores precisam se preparar para falar a linguagem de seus alunos; não é questão de abandonar conteúdos a serem trabalhados, é quanto à forma desse trabalho escolar, a fim de não reproduzir na escola a desigualdade que é encontrada em outros aspectos sociais e culturais.
Produção de conhecimento nas instituições de ensino superior: entre desafios e perspectivas
Formação de ProfessoresO sistema de produções acadêmicas no Brasil enfrenta alguns problemas. Talvez o mais grave seja o foco em sua internacionalização, provocado por padrões emanados pela Capes; mas há também algumas ações específicas, como a falta de valorização dos trabalhos acadêmicos de alunos, como TCCs, artigos, teses e dissertações.
A interdisciplinaridade ao alcance de todos
Formação de ProfessoresA unidade da natureza do homem é desfeita na educação pelas disciplinas; a interdisciplinaridade é uma possibilidade de romper os limites dessa divisão, propondo a integração do conhecimento, por meio de uma nova organização de conteúdos e currículos.