Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Iniciando a conversa: breve percurso histórico da formação de professores no Rio de Janeiro
História e Formação de Professores

Este artigo tem o objetivo de registrar e analisar a História da Educação Brasileira, fazendo uma cronologia desde os primórdios aos dias atuais, uma história que intersecciona elementos da constituição do povo brasileiro, seu começo educacional e as características e formação do corpo docente da Cidade do Rio de Janeiro. Constrói um diálogo com a sociedade carioca/brasileira sobre as bases e estruturas de natureza gerencial desse processo.

Filmes na sala de aula como estratégia pedagógica para aprendizagem ativa
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo tem o objetivo de analisar o uso de filme para o ensino e aprendizagem de conteúdo de Biologia, sendo esta uma estratégia pedagógica norteada pelas metodologias ativas. A pesquisa foi qualitativa descritiva, envolvendo alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do município de Rubim/MG. As atividades da pesquisa tiveram por base o filme O óleo de Lorenzo. Os resultados apontam que o filme dá possibilidade para o trabalho com conteúdo das disciplinas escolares e que os alunos aceitaram a metodologia e argumentaram que aprenderam de modo fácil. Conclui-se que o filme é um recurso proveitoso para os processos de ensino e de aprendizagem, desde que seja analisado a priori e as atividades didáticas sejam planejadas criteriosamente.

A escola como lugar do assistente social
Formação de Professores

O assistente social pode ter papel relevante no cotidiano de uma escola. Sem pretender exercer funções que cabem aos professores, coordenadores e gestores, esse profissional pode auxiliar na construção de uma escola que se identifique com seus estudantes, atuando em questões sociais que escapam da competência daqueles profissionais.

Reforma do Ensino Médio é retrocesso para a educação
Formação de Professores e Política Educacional

A nova Lei do Ensino Médio, proposta para ser aprovada em tempo recorde sem ampla discussão pela sociedade e por educadores, tende a aumentar a distância entre o que é oferecido à fatia da população com acesso a escolas particulares e o que é trabalhado nas escolas públicas, que continuarão sofrendo com problemas de infraestrutura e falta de professores.

Prática docente nas instituições de ensino superior: da vaidade intelectual à produção do saber
Formação de Professores e Cidadania e Comportamento

Muitos dos problemas do ensino superior brasileiro se localizam nas inter-relações entre professores e alunos; acusações de assédio e de práticas agressivas são comuns, prejudicando as atividades de uma instituição que deveria primar pela produção do saber, pelo respeito ao outro e pela democracia interna.

Fatores que facilitam e dificultam a aprendizagem
Formação de Professores

A atuação docente possui fatores que podem facilitar ou dificultar a aprendizagem do aluno. A análise desses fatores teve como pressupostos a condução da aula pelo docente, a maneira como essa prática pode influir positiva ou negativamente na aprendizagem do aluno e os meios ou as metodologias de que o professor pode lançar mão para melhorar a sua prática docente.

I Feira de Ciências do Polo Cederj Nova Friburgo
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Uma feira de ciências realizada em Nova Friburgo serviu para aproximar alunos da graduação do Consórcio Cederj e alunos do Ensino Médio de um colégio público da cidade, fazendo com que eles se tornassem protagonistas de sua aprendizagem, conhecessem e se familiarizassem com um espaço universitário que poderão frequentar.

Algumas contribuições de Bernstein para o enfretamento da desigualdade das oportunidades escolares e sociais
Formação de Professores

Os professores precisam se preparar para falar a linguagem de seus alunos; não é questão de abandonar conteúdos a serem trabalhados, é quanto à forma desse trabalho escolar, a fim de não reproduzir na escola a desigualdade que é encontrada em outros aspectos sociais e culturais.

Produção de conhecimento nas instituições de ensino superior: entre desafios e perspectivas
Formação de Professores

O sistema de produções acadêmicas no Brasil enfrenta alguns problemas. Talvez o mais grave seja o foco em sua internacionalização, provocado por padrões emanados pela Capes; mas há também algumas ações específicas, como a falta de valorização dos trabalhos acadêmicos de alunos, como TCCs, artigos, teses e dissertações.

A interdisciplinaridade ao alcance de todos
Formação de Professores

A unidade da natureza do homem é desfeita na educação pelas disciplinas; a interdisciplinaridade é uma possibilidade de romper os limites dessa divisão, propondo a integração do conhecimento, por meio de uma nova organização de conteúdos e currículos.