Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
Brincar e aprender com a língua portuguesa: considerações sobre ludicidade e aprendizagem da linguagem
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo discute aspectos da ludicidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Utilizou revisão bibliográfica da literatura e relato de experiência, problematizando a questão da progressiva perda de espaço da oferta de atividades lúdicas no Ensino Fundamental e suas repercussões na escolarização. Observa-se a importância da oferta de propostas que envolvam brincadeiras, interações e possibilidades das expressões próprias da infância no contexto escolar para o desenvolvimento integral da criança e, sobretudo, contextualizadas aos objetos de aprendizagem.

Livro Informativo na escola: um diálogo entre o ensino de ciências, as artes e a literatura infantil
Ecologia e Meio Ambiente e Língua Portuguesa e Literatura

O projeto gráfico de um livro, unindo design a ilustração e escrita, transforma esse objeto em uma verdadeira galeria de arte. Ao trazermos essas produções para as salas de aula, em diálogo com o ensino da Ciência, é possível aproximar os estudantes do tema, despertando-os para novas pesquisas. O presente artigo pretende apresentar o livro informativo como uma possibilidade para o ensino da Ciência, no intuito de trazer de forma lúdica, dinâmica e dialógica os conteúdos para a sala de aula.

Entre o descritível e o interpretável com base na ideologia inconsciente do discurso
Comunicação, Psicologia, Sociologia, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Nos estudos de Levy, o virtual é a possibilidade do real; por exemplo, na tecnologia empregada para a Educação a Distância, os indivíduos e toda a estrutura de informação e comunicação se virtualizam, não estão presentes em elementos físicos e geográficos, e a própria temporalidade se desintegra nesse universo factível. O processo comunicativo deixa de ser simultâneo, os interlocutores em certas situações aguardam o retorno de uma mensagem fora do tempo em que ela foi produzida. Nesse espaço virtual, denominado como ciberespaço, a materialização do discurso se dá sem contato com elementos físicos ou fora da temporalidade em que o ato comunicativo acontece.

Festival de pipas: a abordagem cultural da Educação Física contribuindo para a autonomia dos alunos
Educação Física

A atividade pedagógica relatada foi realizada em uma escola municipal do primeiro segmento do Ensino Fundamental localizada em Guaratiba, bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. A atividade, que tematizou a brincadeira popular “pipa”, tinha como objetivo construir as habilidades práticas corporais, reconhecendo-as como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos. Além disso, propôs-se a valorização da experimentação, criando pela brincadeira a possibilidade do desenvolvimento de um trabalho coletivo que incentiva o aluno ao protagonismo e à autonomia.

"Letramento": um clássico sobre o ensino de línguas
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Magda Soares se destaca como pesquisadora; tem dezenas de obras publicadas. Doutora em Educação, aposentou-se como professora titular da UFMG. Ela integra o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação da UFMG. No livro Letramento: um tema em três gêneros, ela apresenta discussões didáticas e profundas. O debate sobre os letramentos e suas relações dialéticas com a alfabetização representa um importante viés teórico dos estudos sobre aprendizagem de línguas, especialmente com foco no caráter social e histórico da linguagem.

Sequência didática do gênero conto: uma análise sobre o processo avaliativo
Avaliação, Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo expõe de maneira significativa o procedimento de sequência didática do gênero conto como instrumento de análise do processo avaliativo. Para seu desenvolvimento foi realizada a aplicação da SD em duas escolas da rede pública de Macapá/AP com alunos do 8º ano e professores titulares de Língua Portuguesa, com o objetivo de analisar a avaliação da aplicabilidade da SD. A metodologia da pesquisa partiu dos referenciais de diversos autores para estudo das teorias de Linguística Textual, gêneros textuais e seu uso em sala de aula.

Carta de uma criança da classe popular a sua professora pós-ensino remoto
Filosofia, Psicologia, Avaliação, Educação a Distância, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola e Educação Física

Nestes tempos de pandemia, uma criança escreve uma carta para sua professora lamentando a falta de encontros com seus colegas, com a professora e as atividades da escola. Ela conta um pouco de seu cotidiano em casa, da expectativa inicial de volta às aulas presenciais às noites sem sono, só pensando em rever todas aquelas pessoas e aqueles ambientes tão familiares e queridos. “Todo dia a mesma coisa”. Lembra algumas dificuldades, como a falta de espaço em casa, não poder ver os coleguinhas pelo celular sempre, não poder brincar com os amiguinhos. Mas, para sua alegria, a segunda-feira está chegando.

Relações de gênero no contexto histórico social, educacional e artístico
História da Educação e Artes Plásticas

Neste artigo, buscamos a abordagem de referências históricas sobre as conquistas femininas no contexto histórico e social brasileiro. Argumentamos também sobre a falta de visibilidade que rodeia o universo feminino e a representatividade da mulher como musa nas obras de arte. Destacamos as habilidades das mulheres artistas e a forma como elas repassavam suas concepções e suas vivências em suas obras. Em seguida tratamos a importância das abordagens de gênero na escola, os direcionamentos que podem auxiliar o professor em sua prática pedagógica, bem como o uso da cultura visual como método para ser usado nas aulas.

A historicidade da Arte na Educação em diálogo com experiências teatrais com jovens em conflito com a lei
Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TV

Este trabalho pretende discutir os objetivos do teatro e o papel do professor de arte na Educação Básica, a partir de análise histórica das políticas educacionais e do relato de vivências teatrais. Considerando as premissas de alguns documentos basilares da educação, o artigo objetiva refletir, por meio da narrativa de propostas pedagógicas teatrais na socioeducação, a viabilidade de algumas diretrizes das políticas educacionais no Brasil, sobretudo no que concerne às artes, e os impasses que dificultaram a concretização dessas ações.

Tecnologia e o “ensino aprendizagem”
História, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

Este trabalho visa levar aos professores de História a possibilidade de uso da tecnologia disponível na escola, buscando mais interação por parte dos alunos, pois o mundo digital é uma ferramenta poderosa para estimular a curiosidade. Trazer os meios tecnológicos para dentro da sala de aula é de suma importância; percebemos que os discentes atuais estão voltados à imagem e não muito ao método tradicional. As transformações tecnológicas fazem aparecer novas necessidades sociais que se refletem na educação, estabelecendo indagações sobre a função da escola perante a tecnologia.