Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
Imunidade coletiva na pandemia: aprendendo com insetos eussociais
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Formação de Professores e Cidadania e Comportamento

Uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa foi realizada tendo como objetivo correlacionar os hábitos dos insetos eussociais e sua contribuição para o esclarecimento do termo “imunidade coletiva”, muito usado durante a pandemia da covid-19. Em sua organização, esses animais adquirem hábitos semelhantes à vacinação e à higienização coletiva que deveriam ser adotados por toda a humanidade em situações pandêmicas. Para os insetos, tais medidas são naturais e não "questionáveis". Para os humanos, o letramento científico mostra-se necessário para garantir a interpretação e o julgamento adequado com base em evidências científicas.

Uma breve contextualização da identidade feminina em Americanah
Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo tem como foco a contextualização da identidade feminina em Americanah, fazendo breve explanação ao perpassar o dialogo diante da visão de Hall na construção da identidade. Aborda-se breve explanação da visão de Bhabha em seu livro O local da cultura, realizando uma narrativa em que buscamos apresentar a problemática da desconstrução da identidade feminina no entre-lugar Estados Unidos/Nigéria no contexto pós-colonial na obra Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie, focalizando em especial a protagonista Ifemelu. A escolha da personagem se deu pela diferente condição em que ela foi para os EUA e as diversas formas como sua identidade foi afetada.

O Brasil do século XIX através do samba-enredo: levantamento inicial de possibilidades ligadas ao ensino culturalmente relevante
História, Música e Outras Mais Específicas

Dada a importância das práticas culturalmente relevantes para o ensino, propõe-se a utilização e valorização de aspectos e produtos da cultura nacional e local para tais atividades. Neste estudo são elencados 65 sambas-enredo, produtos culturais genuinamente nacionais e ligados diretamente ao carnaval capazes de percorrer a História do Brasil do século XIX, com o intuito de servir como fonte de pesquisa primária para professores interessados na adoção de práticas culturalmente relevantes em sala de aula.

Filmes, conversações e afetos no currículo escolar da menina negra
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Outras Mais Específicas

As imagens possuem o poder de construir e transmitir discursos, modelando opiniões públicas e comportamentos sociais, fornecendo o material com o qual as pessoas constroem suas identidades. Atualmente, o principal fundamento da configuração do mundo é a indissociabilidade entre política e representação, cuja relação intensifica-se pela força da ubiquidade da tecnologia. Vive-se na sociedade do espetáculo à mercê da indústria cultural. Este artigo buscará investigar as relações de gênero bem como a interface dessas categorias com as questões raciais, no contexto educacional e das práticas pedagógicas específicas e diferenciadas que contemplem a história, cultura e conhecimentos do negro.

Reflexões sobre a prática educacional no século XXI em tempos de pandemia
Educação a Distância, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Outras Mais Específicas

No contexto da pandemia, professores se viram diante da necessidade repentina de mudanças na instituição escolar e reelaborar suas práticas pedagógicas. Emergiu com força um tema já bastante conhecido na área da Educação: o uso de tecnologias integrado ao processo de ensino-aprendizagem, temática que não é nova, visto que já vem sendo bem trabalhada por autores como Manuel Castells, Pierre Lévy, José Manuel Moran e Vani Moreira Kenski, entre outros.

O uso da metáfora no cotidiano: um estudo bibliográfico
Comunicação, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo tem o objetivo de ampliar os saberes sobre o uso das metáforas presentes no cotidiano das pessoas, propiciando melhor entendimento sobre sua importância para os estudos cognitivos, uma vez que os indivíduos as utilizam como partes integrantes da linguagem. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica. Os autores que mais contribuíram para a discussão foram Lakoff e Johnson, Sardinha e Paiva. A análise dos livros mostra como as metáforas possuem características essenciais para a cognição humana e como sua relação com os usuários da língua ocorre de forma harmoniosa.

As interfaces entre a Tertúlia Literária Dialógica e as competências socioemocionais
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo apresenta as interfaces da Tertúlia Literária Dialógica em analogia às competências socioemocionais. Aqui escolhemos analisar cinco competências: autoconhecimento, autocontrole, consciência social, habilidades sociais e tomada responsável de decisões. A Tertúlia Literária Dialógica é uma metodologia consolidada que oferece grandes benefícios por meio do desenvolvimento dos sete princípios apontados por Flecha: diálogo igualitário, dimensão instrumental, transformação, inteligência cultural, criação de sentido, solidariedade e igualdade de diferenças.

Equidade de gênero e educação Química: uma sequência didática para o ensino de estequiometria
Química, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

Frente ao cenário pandêmico que atingiu o ensino de Química, já tão fragilizado por diversas demandas, propomos uma sequência didática interdisciplinar e sensível ao gênero para ensinar estequiometria utilizando como plano de fundo a covid-19. A escolha por essas temáticas não foi realizada ao acaso; selecionamos um conteúdo – estequiometria –, que é conhecido por ser de difícil aprendizagem, para propor um momento interdisciplinar que considere as questões de gênero. Além disso, partimos do pressuposto de que o ensino tradicional prejudica a aprendizagem e o interesse em Química de todas/os estudantes, sobretudo meninas. Enfatizamos que não se trata de uma receita, mas sim de uma possibilidade de estratégia de ensino.

A dança como elemento facilitador na Educação Física escolar para crianças com síndrome de Down
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Dança e Educação Física

Esta pesquisa tem por objetivo analisar as possibilidades positivas de desenvolvimento corporal, cognitivo, social e afetivo através da dança, especialmente para as crianças com síndrome de Down. Pela fundamentação teórica foi possível refletir e encaminhar o trabalho para as respostas possíveis ou esperadas. Esta pesquisa preocupa-se em apontar conhecimentos científicos sobre a síndrome de Down, as características comuns e o tratamento; é abordada também a inclusão das crianças com síndrome de Down na rede regular de ensino, pois cada vez mais aumenta a presença de portadores de necessidades especiais nas escolas regulares, as políticas educacionais estão empenhadas em promover a socialização dessas crianças.

O uso de ferramentas digitais no ensino remoto
Matemática, História, Vivências de Sala de Aula, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e Literatura

O artigo aborda a pandemia de covid-19 no Brasil, a educação, ressaltando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) que têm sido incorporadas às práticas docentes como meio de propiciar uma aprendizagem mais significativa, com o objetivo de ajudar os professores na implementação de metodologias ativas, alinhando o processo de ensino-aprendizagem e despertar maior interesse e engajamento dos alunos em todas as etapas da Educação Básica. Tais competências só serão alcançadas em sua plenitude se as habilidades forem trabalhadas por todos os componentes curriculares.