Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
O uso de ferramentas digitais no ensino remoto
Matemática, História, Vivências de Sala de Aula, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e Literatura

O artigo aborda a pandemia de covid-19 no Brasil, a educação, ressaltando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) que têm sido incorporadas às práticas docentes como meio de propiciar uma aprendizagem mais significativa, com o objetivo de ajudar os professores na implementação de metodologias ativas, alinhando o processo de ensino-aprendizagem e despertar maior interesse e engajamento dos alunos em todas as etapas da Educação Básica. Tais competências só serão alcançadas em sua plenitude se as habilidades forem trabalhadas por todos os componentes curriculares.

Desenvolvimento de recurso tátil no ensino da Matemática Financeira para alunos com deficiência visual
Matemática, Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

A educação de qualidade para pessoas com necessidades educacionais específicas ainda é um grande desafio para a sociedade brasileira, tendo em vista que as escolas enfrentam muitas adversidades para a inclusão efetiva desses discentes. Em função da importância de recursos didáticos adaptados para alunos cegos, este estudo tem como objetivo apresentar uma ferramenta tátil de baixo custo que foi desenvolvida pela pesquisadora no processo de ensino-aprendizagem da Matemática Financeira para um discente com deficiência visual. Constatou-se a importância do diálogo entre professor-aluno para a promoção da aprendizagem significativa desses discentes.

A utilização de jogos como ferramenta auxiliar no ensino da Matemática
Matemática e Vivências de Sala de Aula

A utilização de jogos pedagógicos é um recurso importante para que as aulas de Matemática sejam mais dinâmicas e atrativas. O trabalho tem como objetivo geral apresentar o emprego de jogos como ferramenta auxiliar no ensino da Matemática. O tipo de pesquisa utilizada foi a exploratória, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a técnica de coleta de dados foi a documentação indireta; a análise dos dados e informações foi qualitativa. Foram abordados os desafios no ensino da Matemática, a abordagem de jogos como recursos didáticos e alguns exemplos de jogos que podem ser utilizados.

O uso do laboratório no ensino da Matemática: Desafios e possibilidades encontradas pelos professores em suas práticas pedagógicas
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Constituído por pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, este trabalho tem por objetivo analisar os obstáculos e possibilidades enfrentados pelos professores para a realização das práticas laboratoriais no ensino da Matemática, enfatizar a importância do uso desses laboratórios, os principais desafios e os fatores limitantes que impossibilitam a utilização de tais práticas no ensino da disciplina. Neste trabalho, identificou-se a falta de laboratórios de Matemática, de espaços físicos, de materiais didáticos, de formação continuada de professores e o número de alunos por sala de aula, dentre outros.

Práticas metodológicas utilizadas pelos professores de Ciências e Biologia durante o ensino remoto no município de Livramento/PB
Biologia e Biociências e Educação a Distância

Com a chegada e o avanço da pandemia do novo coronavírus no Brasil em 2020, a educação reformulou-se e todo o modelo tradicional de ensino foi otimizado para atender às necessidades exigidas nesse contexto pandêmico. Diante dessa realidade, este artigo buscou conhecer os novos métodos utilizados por professores de Ciências e Biologia da rede do município de Livramento/PB, além de entender como essas metodologias atuavam de forma expressiva na aprendizagem dos alunos, tendo como apoio a BNCC. A metodologia do estudo caracteriza-se como descritiva e exploratória.

Relatos de experiência sobre a produção da aguardente de cana-de-açúcar: uma prática contextualizada para o ensino de Química Orgânica
Química

Este estudo apresenta um relato de experiência de abordagem educacional sobre a produção da aguardente da cana-de-açúcar no município de Sucupira do Norte/MA, fornecendo uma proposta pedagógica de ensino contextualizado para os alunos do 3° ano do Ensino Médio. A pesquisa teve como objetivo demonstrar a relação entre a teoria e a prática quanto ao conhecimento dos processos de produção daquela bebida nos engenhos e as principais reações químicas envolvidas durante esses processos.

A importância do jogo e do erro no processo de aprendizagem matemática
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O trabalho tem como tema a importância do jogo e do erro no processo de aprendizagem de Matemática, abordando a relevância em incluir o jogo educativo na prática docente e da importância da observação, acompanhamento e análise dos erros ocorridos durante o processo de exploração e execução do jogo e/ou situações-problema. A metodologia utilizada se constituiu da verificação da produção da área sobre o tema, considerando a pesquisa de campo referente à prática docente abrangendo esse assunto, como a prática de sala de aula, apresentada através de entrevistas, colocações e vivências de participantes.

Medindo o tamanho da Lua pela observação de um eclipse lunar
Astronomia

A astrofotografia representa uma importante ferramenta para o auxílio no aprendizado da Astronomia e diversas ciências afins. Neste trabalho, apresentamos uma proposta simplificada para realizar a determinação do raio da Lua utilizando-se do registro fotográfico e da manipulação de imagens de um eclipse lunar total, sendo de fácil desenvolvimento junto a estudantes da última fase da Educação Básica.

A importância da metodologia de Resolução de Problemas nas aulas de Matemática e o que presumem professores da rede municipal de Alhandra/PB sobre o tema
Matemática

A Resolução de Problemas como metodologia de ensino e aprendizagem é um tema alvo de constantes discussões no âmbito da Educação Matemática, o que tem provocado inquietações recorrentes nessa área do conhecimento. Na perspectiva de refletir mais detidamente sobre essa temática e seus desafios, este trabalho objetiva analisar e discutir as potencialidades de tal metodologia, o que acreditam alguns professores de Matemática a respeito desse tema, verificar se eles compreendem de fato os preceitos e definições que embasam tal metodologia e se eles as utilizam em suas práticas docentes.

Ensino de História: novos contextos e novas práticas
Computação e Tecnologias, História, Formação de Professores e História da Educação

Este artigo explora os impactos do crescente uso da tecnologia na área da educação, mais especificamente em relação ao ensino de História, através de metodologias de ensino e aprendizado que têm utilizado novos recursos para dinamizar a experiência pedagógica. Para isso, foi feita uma observação das antigas práticas de ensino, um levantamento bibliográfico e uma análise do uso de tecnologias de informação e comunicação digital no espaço escolar. Essas análises nos fizeram observar que os desafios e os ganhos acerca do uso de novas tecnologias não se limitam ao ensino de História e que os benefícios são observados em outras licenciaturas.