Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
A concepção da Matemática através da história
Matemática

A Matemática é caracterizada pelo seu alto rigor em abstração, precisão e deduções lógicas; possui extenso campo de aplicações. Por essa razão, é muito comum deparar com casos de rejeição ou dificuldade de abstração dessa disciplina que, frequentemente, é a que gera resultados negativos em relação à aprendizagem. A proposta do trabalho é investigar as causas que levam à dificuldade de aprendizagem na disciplina de Matemática mediante revisões bibliográficas de diferentes autores e quais medidas podem ser tomadas para aumentar a capacidade de compreensão da Matemática em sala de aula.

Uso de algeplacas no ensino da Matemática: explorando equações do 1º grau
Matemática

Este trabalho visa analisar as contribuições metodológicas que o material concreto algeplacas, possibilita no ensino de equação do 1° grau, sendo este conteúdo obrigatório no Ensino Fundamental conforme a BNCC, que resolve e elabora problemas do cotidiano, da Matemática e de outras áreas do conhecimento, envolvendo equações lineares através de técnicas algébricas. Para a nossa fundamentação teórica adotamos autores como Van de Walle e Farias, Azeredo e Rêgo, bem como os PCN de Matemática, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica e a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. A metodologia adotada foi uma abordagem exploratória do tipo pesquisa em sala de aula.

Uno Celular: uma proposta de atividade de revisão dos conceitos da Biologia Celular
Saúde, Biologia e Biociências, Avaliação e Vivências de Sala de Aula

O processo de aprendizagem relacionado à temática celular exige o uso de linguagem apropriada com analogias que favoreçam o entendimento pelo aluno. Os jogos lúdicos são grandes aliados no processo de ensino-aprendizagem, por trazerem inúmeras contribuições. Pensando nisso objetivou-se a adaptação do tradicional jogo Uno ao conteúdo de Biologia Celular com a proposta de oferecer aos alunos melhor entendimento dos conceitos, possibilitando uma atividade lúdica de revisão e maior interação entre os alunos e com o docente.

Levantamento de concepções, abordagens e vertentes em Educação Ambiental com professores de uma unidade escolar do Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Considerando a variedade de discursos em Educação Ambiental e os desafios para sua implementação em âmbito escolar, o presente estudo visa a promover reflexões, analisar e identificar vertentes pedagógicas predominantes sobre o tema em uma unidade escolar. O estudo ocorre a partir de pesquisa documental e aplicação de questionário junto ao corpo docente da unidade, utilizando como modelo político-pedagógico para a Educação Ambiental as vertentes: conservadora, pragmática e crítica. Diante da análise proposta, constatam-se relatos de ausência de disciplinas relacionadas à Educação Ambiental durante a graduação dos professores.

Matemática e Música no Ensino Médio: duas linguagens e uma sinfonia
Matemática, Educação a Distância, Formação de Professores e Música

O estudo objetivou analisar a possibilidade de conciliação entre Música e Matemática no processo de ensino, utilizando a potencialidade das duas linguagens em prol do pensamento musical, matemático e físico do aluno. Dentre os procedimentos, elaboraram-se videoaulas no intuito de ampliar o conhecimento sobre a relação entre Teoria Musical, Matemática e a Física na produção de sons: validou-se a proposta apresentada nas videoaulas com professores de Matemática e Arte que atuam no Ensino Médio e avaliaram-se, com base na perspectiva dos professores, os impactos das videoaulas para ampliação do conhecimento nos conteúdos acadêmicos.

O uso da tecnologia no ensino da Matemática: contribuições do software GeoGebra no ensino da função do 1º grau
Matemática

Com o advento e as mudanças proporcionadas pelas tecnologias no cenário educacional, surge o desafio de fazer uso das novas ferramentas tecnológicas no ensino da Matemática, com o intuito de facilitar e aprimorar a relação de ensino e aprendizagem. Este artigo apresenta um estudo a respeito do uso da tecnologia no ensino da Matemática, com ênfase no software GeoGebra para trabalhar função polinomial do 1º grau, com o propósito de analisar suas contribuições. O estudo mostrou que o uso do software leva o aluno a aprender de maneira dinâmica e pensativa, compreendendo o conteúdo de forma mais eficaz.

Educação e saúde: identificação morfológica e a importância médica dos escorpiões para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

Os acidentes com animais peçonhentos apresentam importância médica por causarem risco de vida às pessoas. E, entre os animais peçonhentos, os escorpiões se destacam pela quantidade de acidentes que causam anualmente e por sua letalidade em determinados casos. Um fator que favorece a disseminação dos escorpiões é a sua capacidade de se adaptar a viver nos centros urbanos, acentuando assim os riscos de envenenamento de seres humanos. Objetivando ensinar as características morfológicas e como se prevenir de possíveis acidentes, o presente trabalho atuou junto a estudantes do 7º ano, ensinando aspectos biológicos e de importância médica desses animais.

Impactos da covid-19 na educação em Paulista/PB: uma influência das mídias digitais
Computação e Tecnologias, Física, Educação a Distância, Formação de Professores e Política Educacional

Com a disseminação da covid-19, muitas atividades dos diversos setores sofreram modificações, especialmente o educacional. Os professores tiveram que rever suas metodologias e se adequar à nova realidade. A partir de então esses profissionais passaram a ministrar suas aulas de forma remota em plataformas online. Este trabalho tem o objetivo de investigar como os professores da cidade de Paulista/PB estão lidando com essa realidade e de que forma eles vêm adaptando suas metodologias.

A tecnologia aliada à educação em locais afastados de grandes centros urbanos na Amazônia – o caso do município de Brasil Novo/PA
Computação e Tecnologias, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O uso de equipamentos tecnológicos no campo da educação pode oferecer contribuições importantes ao processo de ensino-aprendizagem se observadas as condições adequadas de sua utilização. Constata-se uma disparidade na distribuição de recursos tecnológicos nas escolas públicas brasileiras. Nas regiões afastadas dos centros urbanos, a exclusão digital é um problema iminente. O presente trabalho analisa, a partir da perspectiva de docentes, o uso de equipamentos tecnológicos no Ensino Fundamental no município de Brasil Novo/PA.

Resultados de uma oficina sobre o planeta Terra para alunos do Ensino Fundamental
Astronomia

O ensino de Astronomia pode ser usado como fio condutor para possibilitar a compreensão de conceitos científicos variados. Nesse contexto, realizamos uma oficina visando identificar o nível de conhecimento dos alunos do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Amargosa/BA, sobre o planeta Terra. Inicialmente, os alunos responderam um questionário sobre a localização espacial de suas residências (bairro, cidade, país, continente e planeta). Ao fim da oficina, aplicamos novamente o teste aos discentes. No segundo teste, os alunos não só responderam a todas as questões, como levantaram outras que fomentaram discussões adicionais sobre o tema.