Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Design Thinking como oportunidade para fortalecer a carreira docente
Formação de Professores

O Design Thinking pode servir para orientar e fomentar a carreira de professor, que tem sido pouco procurada nas universidades públicas e privadas que oferecem cursos de licenciatura. Repensar a prática docente pode ser um caminho para recuperar a importância de uma profissão essencial para a sociedade.

Anseios para uma Escola do/no século XXI a partir de uma proposta pedagógica libertadora
Formação de Professores e Instituição Escola

O currículo deve se adequar aos pressupostos de uma educação dialógica, problematizadora, mais do que ser uma listagem de conteúdos inseridos em disciplinas, dando significado aos eventos que fazem parte da escola, a fim de formar cidadãos criteriosos, críticos e não subalternos.

Uso em excesso do smartphone e os efeitos no cérebro adolescente
Psicologia e Formação de Professores

Em um momento de conexões que afetam os seres humanos em todas as relações, preocupamo-nos com o adolescente, devido a seu cérebro estar em transformação.Este estudo aplicou questionário junto a estudantes do ensino básico de escolas de Cuiabá, com o objetivo de compreender os hábitos, ações, reações e emoções ao fazerem uso do smartphone. O resultado é a preocupante realidade do vício nesse dispositivo em consonância com pesquisas atuais de órgãos oficiais, pesquisadores e neurocientistas.

Uma experiência no processo de ensino-aprendizagem de Física na Educação de Jovens e Adultos
Física e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho, desenvolvido na Escola Estadual Leônidas Monte, em Abaetetuba/PA, relata as experiências adquiridas durante atuação como bolsista do PIBID/Capes, como aluna do Curso de Licenciatura Plena em Física/Parfor promovido pelo IFPA. Enfatizo aspectos que justificam a necessidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem de conceitos e fenômenos físicos mais prazerosos e significativos para os alunos da EJA.

O albinismo e suas conexões com o ensino de Ciências Naturais: um relato na EJA
Saúde, Biologia e Biociências, Física, Química e Vivências de Sala de Aula

É importante conceituar e contextualizar o albinismo dentro dos processos educacionais no que tange ao Ensino de Ciências e suas interdisciplinaridades. Uma aula se apropriou do tema albinismo para integrar conhecimentos de Química, Física e Biologia. A prática revelou como discussões sobre o tema são importantes e não precisam emergir exclusivamente nos conteúdos da genética, demonstrando que os conteúdos da ciência se agregam a discussões sociais mais amplas, como os estigmas sociais e o racismo.

Análise e contribuição universitária da pesquisa educacional Amor que Educa para formação de docentes e professores de Educação Física no Rio Grande do Sul
Saúde, Formação de Professores, Cidadania e Comportamento, Educação Física, Outras Mais Específicas e Política Educacional

O livro Amor que educa, de Marcelo Bittencourt Jardim, aborda de forma emocionada sua convicção da importância das atividades físicas para melhorar a saúde mental e relacional, envolvendo aspectos de direitos humanos, inclusão social, igualdade e humanização. Sua experiência em comunidades de vulnerabilidade social é relevante por mostrar como é importante a intervenção da escola e dos professores na formação de crianças e jovens nesse contexto.

Desafios na avaliação de redações escritas por vestibulandos surdos em um contexto de interação online
Comunicação, Avaliação, Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este artigo apresenta reflexões decorrentes de atuação como corretor de redações escritas em português brasileiro como segunda língua (PBL2) por vestibulandos surdos na Plataforma Redação Online, uma empresa privada que oferece serviços online de correções de textos escritos conforme o modelo do Enem. As interações no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) auxiliam na coconstrução e no desenvolvimento gradual do conhecimento linguístico-textual do PBL2 de surdos.

A identidade da criança negra no Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Lucília em Arraias/TO
Psicologia, Sociologia e Educação Infantil

A escola é mediadora da formação do conhecimento sistematizado, mas muitas vezes leva as crianças a situações difíceis e conflituosas; o professor e os demais profissionais da educação devem ajudar as crianças negras a construir sua identidade valorizando a cultura e a história desse grupo.

A docência sob a perspectiva religiosa: entre a política e a reflexividade
Teologia, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

O islã não separa a política da espiritualidade; as principais atribuições do professor são a paciência e a reflexão. Por essas razões, no islã a educação é um ato político, e o docente é o detentor do poder, mas dele é exigido afeto na sua conduta. O uso de uma palavra geradora para a alfabetização provocou o acolhimento de duas histórias – dois significados para uma mesma palavra.

Gestão democrática participativa e avaliação de desempenho
Avaliação, Instituição Escola e Política Educacional

Gestão escolar democrática e participativa é algo hoje muito falado em nossas escolas. O conceito de gestão escolar democrática e participativa dá conta de que todos que fazem a escola devem ser acionados para decidir sobre tudo no âmbito da escola, começando pela escolha do diretor.