Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
Transformações da Educação Física escolar no Brasil: entrelaçando os relatos de experiência a uma revisão sistemática de literatura
Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Educação Física e Política Educacional

O objetivo do estudo foi refletir sobre as transformações da Educação Física escolar no Brasil, entrelaçando uma revisão sistemática de literatura a relatos de experiências. Esta é uma pesquisa bibliográfica e de campo, com abordagem qualitativa e através de revisão sistemática de literatura. Conclui-se que a Educação Física está em processo de transição quanto à sua função na escola, surgindo um novo olhar que propõe uma Educação Física que torne os alunos mais críticos, ativos e sociais, desde que alcancem, por meio de seu corpo, desenvolvimento integral, social e cultural.

Reflexões do pensamento de George Ivanovich Gurdjieff sobre a educação
Filosofia, Psicologia, Teologia, Outras Mais Específicas e Política Educacional

As ideias aqui partilhadas dizem respeito a reflexões trazidas sobre a herança do sábio armênio George Ivanovich Gurdjieff (1877-1949), sob o viés de sua aplicação no campo educacional. Apesar de a obra gurdjieffiana apenas tangenciar esse aspecto, ela pode se revelar compatível e com bastante propriedade em conceitos desenvolvidos em sua obra, tais como: mecanicidade, desenvolvimento dos três centros, educação para o ser, estudo do Cosmos. Neste texto introdutório são explorados esses e outros aspectos, incluindo uma metodologia educacional já amplamente aplicada na América do Sul.

Do desenho de criança à ilustração do livro infantil
Educação Infantil, Artes Plásticas e Educação Artística

A proposta deste artigo é estabelecer relações entre as gêneses do desenho feito por crianças e da ilustração feita para crianças, partindo de um esquema descritivo da morfologia e do processo criativo do desenho infantil e, através deste referencial teórico, tentar expor uma análise de aspectos estéticos de cada um desses tipos de imagem. O trabalho descreve as etapas da maturação e aspectos morfológicos da mudança da linguagem visual (ícone gráfico) pela linguagem verbal escrita (símbolo gráfico); aponta afinidades ontológicas e relações cíclicas de influência entre o desenho infantil e a ilustração de livros infantis; e estabelece relações poéticas sublinhando a importância da memória no processo criativo das duas formas de expressão gráfica.

Efeitos da dança nos aspectos biopsicossociais: uma revisão sistemática
Saúde, Dança e Educação Física

A presente investigação teve como objetivo conhecer os efeitos da dança nos aspectos biopsicossociais de seus praticantes. A dança começa a ter visibilidade por seu benefício para a melhoria da qualidade de vida. Ainda assim, a produção bibliográfica é pequena, se comparada com outras áreas de desporto. Conclui-se que, apesar de a dança ter enorme potencial, haja vista a integração corpo/mente possibilitada pelo movimento corporal e pelo envolvimento musical (ondas mentais), infelizmente ainda não conquistou o devido espaço de valorização na sociedade em geral, bem como nas práticas escolares.

Educação Física Inclusiva e autismo: uma revisão sistemática de literatura
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Educação Física e Política Educacional

Vivemos atualmente um momento muito intenso pelos direitos de pessoas com autismo incluso em grupos minoritários até então excluídos de nossa sociedade. Esse grupo de pessoas busca por meio de movimentos de inclusão social a garantia de equiparação de oportunidades para pessoas com o espectro autista. O estudo foi dividido em duas etapas: a primeira consistiu na procura dos descritores e fatos relacionados à Educação Física e seu papel no controle e tratamento do autismo e a segunda em torno dos fatos históricos sobre a Educação Física e o Autismo em periódicos online existentes nas bases de dados da SciELO, Lilacs e o Google Acadêmico, no período de dezembro de 2018 a maio de 2019.

Lutando pela ética: docência nas aulas de Educação Física durante a pandemia da covid-19: a experiência dos alunos do IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba
Educação Física

Este é um relato de experiência dos estagiários do curso de Licenciatura em Educação Física do IF Sudeste MG – Câmpus Rio Pomba. As aulas foram ministradas no curso técnico integrado em Zootecnia da instituição, sendo cumpridas as normas do Estágio Supervisionado no Ensino Médio, tendo como objetivo principal o trabalho com o conteúdo de lutas nas aulas de Educação Física e concomitantemente o tema transversal Ética. Ao final das cinco aulas desenvolvidas, identificamos que os alunos, além de entender a parte conceitual das lutas, conseguiram absorver o conteúdo atitudinal passado a eles.

Oralidade e alfabetização: implicações dos gêneros orais para o ensino e a aprendizagem
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

O presente texto busca evidenciar as implicações da oralidade nas práticas de alfabetização. Com a construção da Base Nacional Curricular Comum, evidenciam-se como eixo do ensino da língua portuguesa as práticas de oralidades, trazendo para o debate novamente as práticas comunicativas em sala de aula, com enfoque no uso da linguagem oral e seus desdobramentos na alfabetização. É utilizada pesquisa bibliográfica, com consulta a periódicos, livros e documentos oficiais para embasamento teórico-metodológico.

Intervenções e contribuições psicopedagógicas nas escolas indígenas
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

O presente trabalho tem como objetivo destacar as intervenções e contribuições psicopedagógicas nas escolas indígenas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na qual buscam-se informações em revistas, periódicos e artigos científicos que possam subsidiar nas informações necessárias sobre o assunto abordado. Sabe-se da importância que a Psicopedagogia representa e demonstra nas escolas e entre as famílias que necessitam desse acompanhamento. No entanto, muitas dificuldades jurídicas são encontradas para que pouco se desenvolva a inserção desses profissionais de Psicopedagogia em instituições públicas.

A Aventura na perspectiva de professores de Educação Física escolar
Educação Física

A proposição da Aventura na Educação Física escolar está mexendo com os professores e com as instituições de Ensino Superior. Ambos estão repensando suas práticas e suas grades curriculares para se adequar à realidade social que as práticas de risco e perigo controlado representam na educação escolar. Considera-se que ainda há avanços esperados no futuro em relação ao assunto, mas verificar que os professores estão procurando soluções e que os cursos estão alterando a formação inicial já é um ponto bastante positivo.

Educação como prevenção à violência
Antropologia, Vivências de Sala de Aula, Música, Outras Mais Específicas e Política Educacional

É importante convencer os jovens de que aquilo que a escola ensina é essencial, mas também garantir que o conteúdo ensinado seja verdadeiramente relevante para o seu dia a dia. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar as razões que contribuem para o aluno abandonar a escola, a relação entre essa atitude e a violência, além das soluções para diminuir esse índice. O método aqui apresentado está fundamentado em artigos científicos online e livros com temas similares. No entanto, para reverter o índice elevado de evasão escolar, se fazem necessárias parcerias, além de maior investimento em políticas públicas voltadas para a Educação brasileira.