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Categoria de Ensino: Antropologia; Arqueologia; Comunicação; Direito; Economia; Filosofia; Geografia; História; Psicologia; Sociologia; Teologia
Limpar filtrosO pesquisador-tecnologista da Educação Básica e Superior do Distrito Federal: caminhos para sua consolidação
Sociologia, Avaliação, Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, História da Educação, Instituição Escola e Política EducacionalO argumento central a ser estudado no presente trabalho visa contribuir com as discussões em relação à organização das carreiras pelos órgãos governamentais no âmbito da educação escolar, bem como a imperiosa necessidade de se promover o reconhecimento desses profissionais e contribuir para a consolidação de uma carreira de pesquisador-tecnológico de modo a contemplar as atividades de controle governamental na educação básica e superior das esferas governamentais.
Resenha do livro: "Fotografando o Rio" - 450 anos
HistóriaA ideia de homenagear o Rio em seus 450 anos foi cumprida de boa forma, mostrando nos artigos toda a trajetória da cidade com suas vitórias, derrotas, recomeços e, principalmente, com a alegria do povo e a beleza natural desta cidade maravilhosa que se chama Rio de Janeiro. Produzido para mostrar uma parte da história da cidade, a autora reuniu artigos fotográficos de desde o século XIX. Esse material de história visual foi organizado em três partes, de forma que o leitor consiga melhor situar em qual contexto aquela imagem se situa. E cada artigo do livro vai trazendo uma parte da história da cidade do Rio de Janeiro.
Atribuições do tradutor intérprete de Libras e Português no IFRN - câmpus Natal Central
Antropologia, Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalEste parecer técnico visa elucidar a descrição das atribuições do tradutor intérprete de linguagem e sinais (TILS) nas instituições federais de ensino superior e como deve ser realizado o trabalho desse servidor, havendo demanda ou não. Em situações adversas ligadas à inclusão de alunos com deficiência auditiva e/ou Surdos, a legislação torna-se um norte pautado na legislação vigente, a fim de assegurar a qualidade do atendimento aos alunos em questão e da atuação dos profissionais TILS.
Atendimento educacional especializado para acessibilidade linguística aos alunos surdos atendidos no IFRN - câmpus Natal Central
Antropologia, Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalEste parecer técnico tem por objetivo elucidar como deve ser desenvolvida a acessibilidade linguística do aluno surdo e do aluno deficiente auditivo (DA), abordando as questões legais e aspectos socioculturais dos alunos surdos (usuários de Libras). Em situações adversas ligadas à inclusão de alunos com deficiência auditiva e/ou surdos e à atuação do servidor tradutor intérprete de linguagem e sinais a legislação vigente é uma referência para assegurar a qualidade do atendimento aos alunos em questão e da atuação dos profissionais TILS.
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade na escola: uma revisão de literatura
PsicologiaTrata-se de uma revisão de literatura sobre as diferentes abordagens do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) nas escolas. Neste trabalho, questionam-se quais métodos de ensino-aprendizagem são mais eficientes para crianças, adolescentes e adultos que apresentam impulsividade, desorganização e agressividade em suas relações com o meio escolar e que foram diagnosticadas com TDAH. Concluiu-se que para aprimorar e desenvolver práticas pedagógicas a esses estudantes é importante que os docentes sejam capacitados para trabalharem com crianças que apresentam TDAH, ampliando seus conhecimentos a respeito do transtorno e estratégias de abordagem que podem ser usadas e aplicadas no cotidiano escolar.
Cultura e identidades surdas dos alunos surdos atendidos no IFRN - câmpus Natal Central
Antropologia, Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política EducacionalEste parecer técnico tem por objetivo elucidar a diferenciação entre surdo e deficiente auditivo (DA ou surdo oralizado) ante as perspectivas socioculturais, bem como ante a legislação atual; trataremos também as formas das diferentes identidades surdas e aspectos da cultura do povo surdo. Esperamos que, em situações ligadas à inclusão de alunos com deficiência auditiva e/ou surdos, bem como na atuação do servidor tradutor intérprete de linguagem e sinais, possamos ter um norte pautado na legislação vigente, a fim de assegurar a qualidade do atendimento aos alunos em questão e da atuação dos profissionais de tradução e intérpretes.
O verbo se faz metamídia
Computação e Tecnologias, Comunicação, Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e LiteraturaLetramentos, mídias, linguagens, de Roxane Helena Rodrigues Rojo e Eduardo Moura, tem por objetivo refletir sobre a era das tecnologias. O livro é dividido em duas partes: uma parte introdutória, com dois capítulos, que apresenta conceitos centrais (letramentos, multiletramentos/novos letramentos) que firmarão a base teórica para as discussões da segunda parte; esta, com quatro capítulos, apresenta uma caracterização das linguagens visuais, estática e em movimento, sonoras e verbais. Sem dúvida, uma obra altamente recomendável para todos os professores, principalmente aqueles que buscam aprofundar os estudos sobre multiletramentos e culturas digitais.
O papel do conselho tutelar e pandemia: análise e resultados
Direito, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula, Outras Mais Específicas e Política EducacionalEste artigo tem por objetivo descrever um panorama acerca dos atendimentos de aconselhamentos realizados aos pais ou responsáveis, crianças e adolescentes nos casos que envolvem violações de direitos de crianças e adolescentes no município do interior do Estado de São Paulo no período de pandemia entre janeiro até junho de 2020. Percebe-se que houve um aumento significativo de crianças e adolescentes inseridos em contextos de violências, evasões escolares, negligências, conflitos familiares, uso de drogas, comportamentos e dentre outras. Desta forma, pretende-se estudar a relevância do conselho tutelar e suas atribuições, as quais têm o intuito de zelar pelo cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes.
Geografia da resistência: dissidências, insurgências e educação
GeografiaA epistemologia da Geografia por muito tempo excluiu questões voltadas para as problemáticas de gêneros e sexualidades, em que discursos e histórias foram silenciados. Faz-se necessário romper esses padrões, e o ensino de Geografia é uma ferramenta primordial para isso, trabalhando com crianças e adolescentes aspectos que prezem por um processo de ensino-aprendizagem baseado na justiça social e no verdadeiro sentimento de democracia, possibilitando outras perspectivas para o ensino da disciplina. Este texto, por meio de pesquisa bibliográfica, objetiva refletir tais problemáticas no ensino de Geografia para a Educação Básica, buscando também instigar professores e professoras a levar tais questionamentos para a sala de aula.
Diálogos acerca do papel da família no processo de aprendizagem das crianças: narrativas de membros de uma unidade escolar
Psicologia, Educação Infantil e Instituição EscolaA relação entre a família e a escola tem sido um tema muito tratado, e os gestores têm buscado a aproximação da família e escola, todavia, ainda seguem existindo muitos impasses, pois é possível notar que pais e escola não compreendem o papel a ser desempenhado por eles; por isso, acabam ocorrendo grandes conflitos, em que ambas as partes depositam a responsabilidade de um no outro. A escola necessita dessa relação de cooperação como a família, pois os professores precisam conhecer as dinâmicas internas e o universo sociocultural vivenciado pelos seus educandos, para que possam respeitá-los e compreendê-los em suas subjetividades e a partir disso tenham condições de intervirem ou providenciarem um desenvolvimento melhor nas expressões de sucesso e não de fracasso diagnosticado.