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Educação, alteridade e conhecimento: a diversidade cultural como construção histórica
Matemática, Química, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Política Cultural e Política Educacional

As atividades desenvolvidas na disciplina Conhecimento e Diversidade Cultural, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, durante as aulas do primeiro semestre de 2019, juntamente com doze estudantes, foram devidamente planejadas para que houvesse espaços e exposições de dúvidas, questionamentos, conteúdos, orientações e acompanhamentos prévios de leituras sugeridas – e complementares –, discussões da bibliografia disponível na ementa, realização de trabalhos individuais e em grupos, diário de campo, fórum de discussões on-line (em todos os momentos), criação e apresentação de um vídeo (curta) e atividade de campo.

Uma sequência didática para o ensino de Física sob a perspectiva da Educação Inclusiva de alunos cegos nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia
Física, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

A inclusão escolar é hoje vista como o acolhimento a todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino. Para que a inclusão se efetive é necessário também aprimorar a proposição e a disponibilidade de recursos ou materiais didáticos apropriados para a aprendizagem desses alunos. O presente texto relata uma pesquisa-ação na área de ensino de Física e traz uma sequência didática desenvolvida no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia com enfoque na inclusão de um aluno cego na disciplina. Constata-se que o processo de inclusão é individualizado, e por isso deve ser minuciosamente pensado e trabalhado na perspectiva de cada aluno que adentra o ambiente escolar.

Sacola de Degustação: arte, educação e saúde com alimentação saudável
Nutrição e Alimentos, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística e Política Educacional

Compreendemos a arte como algo essencial para a existência humanizada. Parte integrante de nós se compõe de nossa esfera artística, sobretudo a que nos referencia aos encantos da sensibilidade, criatividade e emoção. Assim, a arte se faz necessária no ambiente escolar. Com base nessa compreensão, realizamos uma reflexão sobre a dinâmica degustativa Sacola de Degustação, com pauta nas áreas da Saúde e da Educação, observando a experiência como oportuna no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar.

Inserção do surdo no ensino em Sinop/MT
Avaliação, História da Educação, Instituição Escola, Política Cultural e Política Educacional

O presente artigo mostra como se deu a inserção de surdos e deficientes auditivos no ensino no município de Sinop, no norte do Estado de Mato Grosso. A análise se dá com as informações junto à Associação de Surdos de Sinop e documentos de matriculas referentes à comunidade local, à quantidade de surdos que habitavam a cidade, e quantos frequentavam cursos de nível superior, no ano de 2016. Para tanto, a pesquisa aproximou-nos da realidade, a qual questiona se as leis estão a par com a realidade da comunidade. A demanda de surdos é maior do que a quantidade que frequenta o ensino.

Base Nacional Comum Curricular: Educação Especial em foco
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Esta escrita tem por objetivo abordar a BNCC, atentando para as menções à Educação Especial. Para tanto, o tensionamento utiliza o documento em sua íntegra, para que possamos compreender qual foco foi direcionado a essa modalidade educacional, como também as metas direcionadas a ela. A Educação Especial, na última década, conseguiu avançar na sua luta por direitos e visibilidade, e cabe aqui tensionar essa base para compreender em qual posição ela se encontra aos olhos de governos nessa nova política instituída. Assim, percebe-se que a EE aparece fragilmente no documento, sendo mencionada vagamente em suas entrelinhas, deixando-a esquecida.

Importância da Supervisão Escolar na inclusão de pessoas surdas no ambiente escolar
Antropologia, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O presente artigo tem como objetivo descrever a importância da supervisão escolar no processo de inclusão de alunos surdos. Acredita-se que hoje a escola deve ter profissionais comprometidos em atender e promover a diversidade na escola, respeitando as singularidades e empenhando-se pela inclusão de alunos com deficiência. Este trabalho foi realizado com base em revisão bibliográfica, com o propósito de elucidar o quanto o papel do supervisor escolar é de importância para uma real inclusão escolar do aluno surdo, tendo em vista que, em muitos casos, esse é o primeiro local onde a criança surda tem contato com a Libras.

O trabalho docente e o professor enquanto trabalhador
Formação de Professores e Política Educacional

O presente ensaio teórico tem por objetivo discutir as implicações acerca de considerar a docência como uma profissão e, por conseguinte, o professor como trabalhador. Dessa maneira, buscou-se refletir sobre as interseções acerca dos campos do conhecimento da formação de professores e do trabalho docente, com o intuito de colocar em destaque os impactos sociais do sistema capitalista e das condições de trabalho na constituição e no exercício da docência, reafirmando a justificativa quanto à necessidade e importância da discussão desse tema.

Crianças carentes e políticas públicas
História da Educação, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O capítulo “Crianças carentes e políticas públicas”, inserido na obra História das crianças no Brasil, organizada por Mary del Priore, retoma a trajetória histórica das crianças em condições economicamente carentes, entre o período da República e a nova redemocratização, no fim do século XX e início do século XXI, em um viés de desenvolvimento de políticas públicas sociais para essa população. Em algum momento houve uma perspectiva de garantir o acesso dessas crianças a uma educação de qualidade, mas é mais cômodo ao status quo perpetuar um sistema esmagador.

Fracasso escolar e desigualdade social: uma perspectiva crítica e emancipatória
Psicologia, Instituição Escola e Política Educacional

O presente trabalho pretende apresentar uma revisão bibliográfica acerca das desigualdades sociais e como elas atravessam o contexto da Educação, promovendo o fenômeno do fracasso escolar, partindo da ideia de que a escola é uma expressão da sociedade; portanto, as desigualdades predominantes na sociedade, em virtude do capitalismo, são refletidas também nos espaços escolares, promovendo a exclusão de determinados alunos e assumindo a conceituação de fracasso escolar. Nosso objetivo é trazer uma perspectiva crítica sobre as desigualdades sociais e alguns de seus desdobramentos na realidade educacional, resultando no fracasso escolar dos filhos das classes mais pobres.

Modernismo brasileiro e antirracismo: uma possibilidade para as aulas de literatura brasileira
Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

As lutas do movimento negro, principalmente a partir do final do século XX, trouxeram novas demandas em diversos campos, como dos estudos literários e da educação. Partindo dessa noção, o presente artigo tem por objetivo discutir a presença da obra barretiana na educação que se quer antirracista sobre o período do modernismo brasileiro. Para isso, a proposta é fazer uma reflexão prévia sobre a modernidade carioca, pensando o contexto histórico de acordo com as considerações realizadas por Velloso e Resende, com ênfase em algumas crônicas do autor. Por fim, o trabalho lançará mão de um diálogo entre a reflexão construída e o campo teórico da educação.