Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Relação entre saúde física e emoções positivas na aprendizagem: aspectos gerais e perspectivas para o cenário educacional
Saúde, Formação de Professores, Instituição Escola, Educação Física e Política Educacional

Este artigo aborda a relação existente entre saúde física e emocional no âmbito educacional, havendo, portanto, necessidade de maior entendimento sobre esses assuntos, que se fundamentam em três pontos principais: saúde física, emoções positivas e perspectivas para o cenário educacional. Sabemos que os desafios encontrados atualmente no que se refere à socialização e à capacidade de enfrentar os obstáculos impostos pela sociedade na questão emocional e no processo de aprendizagem são enormes e a escola precisa se ressignificar a cada dia.

A relação de leitura e Educação no Brasil: uma breve análise histórica
História da Educação

Este artigo apresenta a trajetória histórica da relação entre o ato de ler e a Educação no Brasil, verificando a sequência de acontecimentos pertinentes a essa relação desde a organização do ensino formal no país. A temática se demonstra relevante, uma vez que a prática da leitura é considerada como atividade de cunho imperativo para a apropriação cultural e a formação plena do cidadão. É possível sugestionar que este levantamento engendra questionamentos acerca dessa simbiose e faculta provocações para reanálises do tema, com contextualizações adequadas entre cada acontecimento e a realidade em que estava inserido.

Alfabetário afrobiográfico em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

A escola é um espaço que precisa possibilitar que as crianças negras recuperem suas existências e se orgulhem de sua cultura racial, mas esse espaço ainda é atravessado por práticas e discursos que excluem seus saberes. A prática na sala de aula só é democrática quando todos os alunos – brancos e negros – respeitam suas raças e a escola não reforça movimentos eurocêntricos silenciando as vozes. Muitos alunos negros não se reconhecem como negros porque são ensinados desde cedo que ser bom, bonito e competente são atributos apenas das pessoas brancas, causando dores, angústias e sofrimentos ao distorcer o modo como se veem.

"Mundo encantado das formigas": análise do potencial de alfabetização científica
Vivências de Sala de Aula

O estudo tem por objetivo analisar o potencial de alfabetização científica de uma sequência didática sobre formigas. Entende-se que a prática consciente no mundo requer novas formas de ensinar e aprender, sendo fundamental proporcionar uma educação científica que favoreça a leitura do mundo pelo pensamento crítico e reflexivo sobre ele. Nesse sentido, instituiu-se a sequência didática “Mundo encantado das formigas”. O envolvimento e a participação ativa das crianças sinalizam para um sentido no conteúdo e que o conhecimento científico pertinente à cultura infantil foi manifestado de forma oral, textual e visual.

Uma gestão democrática e dinâmica com planejamento continuado
Instituição Escola

O presente trabalho tem por objetivo pensar a gestão democrática e sua dinâmica. O tema escolhido tem favorecido o seu esclarecimento no ambiente escolar, dando condições de as pessoas, em toda a comunidade, compreenderem a proposta. O estudo é fundamentado em teóricos que tratam da temática, como Vygotsky, Libâneo e Militão. Os autores tratam da temática como uma necessidade do gestor, a fim de que esteja preparado para apropriar-se da sua função e que conquiste com ela a participação da comunidade escolar.

Letramento visual no contexto Língua Inglesa: uma proposta para o 1º ano do Ensino Fundamental
Formação de Professores, Língua Estrangeira e Política Educacional

Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada no curso de mestrado do Colégio Pedro II (MPPEB). Faz parte dos estudos desenvolvidos no âmbito do grupo de estudos Geplieb, com pesquisa sobre letramento visual, propondo prática pedagógica que contribui para o letramento visual em escolas públicas brasileiras. O projeto é baseado na Gramática de Design Visual, de Kress e Leeuwen, e em documentos brasileiros da Educação Básica, como a BNCC e o currículo de Língua Inglesa do Rio de Janeiro. A investigação implica debater o letramento visual nas escolas, contribuindo para o pensamento crítico já nos primeiros anos de escolaridade.

O monitor de Inclusão da rede municipal de Valença/RJ: tensões e desafios da função
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

Este artigo propõe-se a refletir sobre o processo de inclusão escolar de estudantes com deficiência, pela ótica dos profissionais de apoio escolar (monitores de Inclusão), trazendo tensões e desafios enfrentados por eles no contexto da escola comum/regular. Foram analisados os relatos de quatro monitoras de Inclusão da rede municipal de Valença/RJ, dialogando com as legislações vigentes e com as ideias de autoras/autores renomadas/renomados do campo da inclusão escolar de estudantes com deficiência. O texto destaca as contradições que permeiam a atuação dessas profissionais, refletindo sobre aquilo que é legítimo à função.

Design thinking na Educação
Educação a Distância e Formação de Professores

Este trabalho discutiu as metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, com ênfase no design thinking. Para tanto, foram abordados conceitos, história e evolução do design thinking, além dos desafios enfrentados pelos docentes em sua aplicação em sala de aula e das estratégias que podem ser adotadas para superar esses desafios. A metodologia utilizada foi qualitativa e bibliográfica, com base em estudos e pesquisas publicadas em periódicos científicos e livros da área de Educação. A aplicação do design thinking em sala de aula pode apresentar desafios, como falta de preparação dos professores, resistência dos alunos, falta de recursos e tempo.

Trabalho e educação: uma análise dos Boletins de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
História da Educação

O presente artigo é resultado de uma investigação qualitativa documental. Tem como objetivo central analisar de maneira crítica como o MST documentou em seus Boletins da Educação sua demarcação da concepção de educação e trabalho. Partimos do problema: quais são as implicações socioculturais da concepção de trabalho e educação para o MST? Dessa maneira, pretendemos contribuir com a relevância dos estudos sobre os movimentos sociais para pensarmos a educação do MST, que tem como uma das finalidades sociais uma Pedagogia do trabalho popular para formação de construtores e lutadores da classe trabalhadora.

Importância e contribuições dos programas institucionais de formação de professores na percepção dos licenciandos do IFMT
Formação de Professores

O objetivo deste estudo é compreender as contribuições dos programas institucionais de formação de professores (Pibid, PID e PRP) pela percepção dos estudantes bolsistas do IFMT – Câmpus Confresa. É uma pesquisa de campo qualitativa, cujos dados foram coletados e analisados em quatro grandes categorias: 1) motivação e expectativas em participar dos programas, 2) importância dos programas, 3) contribuições com a formação docente e 4) os desafios e avaliação da experiência. A análise dos resultados indica que os programas são considerados importantes para a inserção na rotina da escola.