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Importância da Supervisão Escolar na inclusão de pessoas surdas no ambiente escolar
Antropologia, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O presente artigo tem como objetivo descrever a importância da supervisão escolar no processo de inclusão de alunos surdos. Acredita-se que hoje a escola deve ter profissionais comprometidos em atender e promover a diversidade na escola, respeitando as singularidades e empenhando-se pela inclusão de alunos com deficiência. Este trabalho foi realizado com base em revisão bibliográfica, com o propósito de elucidar o quanto o papel do supervisor escolar é de importância para uma real inclusão escolar do aluno surdo, tendo em vista que, em muitos casos, esse é o primeiro local onde a criança surda tem contato com a Libras.

O trabalho docente e o professor enquanto trabalhador
Formação de Professores e Política Educacional

O presente ensaio teórico tem por objetivo discutir as implicações acerca de considerar a docência como uma profissão e, por conseguinte, o professor como trabalhador. Dessa maneira, buscou-se refletir sobre as interseções acerca dos campos do conhecimento da formação de professores e do trabalho docente, com o intuito de colocar em destaque os impactos sociais do sistema capitalista e das condições de trabalho na constituição e no exercício da docência, reafirmando a justificativa quanto à necessidade e importância da discussão desse tema.

Crianças carentes e políticas públicas
História da Educação, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O capítulo “Crianças carentes e políticas públicas”, inserido na obra História das crianças no Brasil, organizada por Mary del Priore, retoma a trajetória histórica das crianças em condições economicamente carentes, entre o período da República e a nova redemocratização, no fim do século XX e início do século XXI, em um viés de desenvolvimento de políticas públicas sociais para essa população. Em algum momento houve uma perspectiva de garantir o acesso dessas crianças a uma educação de qualidade, mas é mais cômodo ao status quo perpetuar um sistema esmagador.

Fracasso escolar e desigualdade social: uma perspectiva crítica e emancipatória
Psicologia, Instituição Escola e Política Educacional

O presente trabalho pretende apresentar uma revisão bibliográfica acerca das desigualdades sociais e como elas atravessam o contexto da Educação, promovendo o fenômeno do fracasso escolar, partindo da ideia de que a escola é uma expressão da sociedade; portanto, as desigualdades predominantes na sociedade, em virtude do capitalismo, são refletidas também nos espaços escolares, promovendo a exclusão de determinados alunos e assumindo a conceituação de fracasso escolar. Nosso objetivo é trazer uma perspectiva crítica sobre as desigualdades sociais e alguns de seus desdobramentos na realidade educacional, resultando no fracasso escolar dos filhos das classes mais pobres.

Modernismo brasileiro e antirracismo: uma possibilidade para as aulas de literatura brasileira
Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

As lutas do movimento negro, principalmente a partir do final do século XX, trouxeram novas demandas em diversos campos, como dos estudos literários e da educação. Partindo dessa noção, o presente artigo tem por objetivo discutir a presença da obra barretiana na educação que se quer antirracista sobre o período do modernismo brasileiro. Para isso, a proposta é fazer uma reflexão prévia sobre a modernidade carioca, pensando o contexto histórico de acordo com as considerações realizadas por Velloso e Resende, com ênfase em algumas crônicas do autor. Por fim, o trabalho lançará mão de um diálogo entre a reflexão construída e o campo teórico da educação.

Educação nos tempos de coronavírus – ensino remoto, exclusão e as condições para uma aprendizagem significativa na era informacional
Psicologia, Sociologia, Educação a Distância, Formação de Professores e Política Educacional

O texto tem por objetivo explorar algumas reflexões sobre o modelo remoto de ensino adotado em função da pandemia do Coronavírus. Em um primeiro momento, situamos a experiência da educação remota na pluralidade de práticas associadas à EaD para melhor fundamentar a compreensão de suas particularidades. Na sequência, discutimos a exclusão de grande parte dos estudantes da Educação Básica do processo e as dificuldades de uma parcela considerável da comunidade docente em operar de forma adequada com as tecnologias digitais necessárias.

Biblioteca escolar: reflexões à luz da legislação educacional brasileira
Instituição Escola e Política Educacional

O presente artigo tem por objetivo propor uma reflexão à luz da legislação educacional brasileira sobre biblioteca escolar, buscando identificar seus silêncios e/ou omissões. Com o advento da Lei nº 12.244/10, que assegura a obrigatoriedade de implantação e implementação de bibliotecas escolares nas redes de ensino do país, a sua análise torna-se elemento importante para a sua efetivação na Educação Básica. Como metodologia, utiliza-se a revisão bibliográfica sobre bibliotecas públicas e escolares e a construção histórica sobre o sistema educacional brasileiro. A respeito dessa temática, analisamos à luz da política educacional vigente algumas possibilidades e desafios já identificados pelos profissionais que atuam nesse ambiente: professores, bibliotecários e/ou voluntários. Os resultados apontam que presença da biblioteca escolar na legislação educacional é recente e apresenta entraves à sua efetivação.

Perspectivas interprofissionais entre saúde e educação no Projeto Balança Maré
Nutrição e Alimentos, Saúde, Psicologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística, Educação Física e Política Educacional

Este artigo visa relatar e refletir sobre a experiência ocasionada na interprofissionalidade entre saúde e educação, especificamente nas áreas de Educação Física, Arte, Nutrição, Enfermagem e Psicologia. Além da ação integrada com algumas práticas integrativas e complementares – PICS, como arteterapia, ioga, meditação e fitoterapia. Como relato de experiência interprofissional, juntas, saúde e educação se associam no Projeto Balança Maré, da ONG Maré Produções Artísticas e Educacionais, e ao longo dos seus sete anos de existência desenvolvem edições que vislumbram a saúde física, a interação, a socialização, o jogo competitivo e a prática de hábitos saudáveis referentes à questão alimentar e de exercícios físicos no combate à obesidade.

Mediação e inclusão escolar: fragmentos de uma experiência com autista na perspectiva da Psicanálise
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Em 1994, a Declaração de Salamanca tornou-se um marco no Brasil sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais, definindo que todas as pessoas com deficiências possuem direito e dever da educação em ambientes escolares regulares, o que significa dizer que a exclusão e a discriminação das crianças portadoras de deficiência intelectual ou transtorno psicológico são configuradas como crime. A legislação brasileira modificou o entendimento quanto à adoção de classes especiais e a inclusão dessas crianças em turmas regulares.

A epistemologia da Educação Física na formação inicial
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Educação Física e Política Educacional

Este artigo resulta das experiências desenvolvidas no projeto Corpo, Cinema e Filosofia, vinculado à disciplina Epistemologia da Educação Física, que integra o projeto pedagógico curricular do curso de licenciatura em Educação Física da UFF. Apresentamos delineamentos teórico-metodológicos e marcos conceituais do referido projeto nos quais o entrelaçar das noções de corpo, ciência e filosofia fixa a problematização do saber como ponto de partida e critério para seleção de material e criação de procedimentos pedagógicos que possibilitem o entendimento dos caminhos que a pesquisa pode assumir dependendo da compreensão do referencial e das escolhas teóricas adotadas.