Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Jogos didáticos para o ensino de Ciências
Formação de Professores

A criação e produção de jogos voltados para o ensino de Ciências certamente contribuem para o desenvolvimento de todos os atores do processo educacional, pois os alunos têm mais interesse e motivação em aprender e os licenciandos que elaboram os jogos precisam conhecer e empregar técnicas que levem ao envolvimento dos alunos.

Os desafios no processo de alfabetização de surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Alfabetizar é um dos processos mais marcantes na Educação Básica; alfabetizar uma criança surda é mais marcante ainda, porque ela confirma o bilinguismo que deverá vivenciar sempre, combinando Libras e a língua portuguesa. Por isso é essencial a qualidade da formação de docentes e profissionais para atender a essas pessoas.

Iniciação científica júnior: resultados de uma pesquisa sobre a gestão da sala de aula
Formação de Professores

Uma pesquisa sobre gestão da sala de aula e das matérias foi feita com alunos do Ensino Médio para avaliação dos docentes de uma escola pública do Paraná, sob orientação de professores da Universidade Estadual de Londrina, numa atividade que visava também colaborar para a iniciação científica de alunos do Ensino Médio

A comunicação entre crianças surdas filhas de pais ouvintes
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Desafios na comunicação da criança ouvinte filha de pais surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A linguagem permite que as pessoas se comuniquem e mantenham suas relações sociais; no caso de crianças ouvintes filhas de pais surdos, surgem dificuldades de desenvolvimento da linguagem, muitas vezes em função desse bilingüismo forçado. Entretanto, ainda são poucos os estudos sobre esse assunto realizados no Brasil.

Polifônicos e politônicos: um estudo de caso sobre diálogo tônico
Formação de Professores

Uma pesquisa realizada na Universidade da Terceira Idade, da UERJ, aplicou questionários junto a idosos participantes de uma aula experimental com práticas respiratórias e roteiros sonoros que proporcionava estímulos de afeto permeando a memória deles.

Atividades de Matemática para crianças com Síndrome de Down
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Uma pesquisa realizada junto a três jovens portadores de síndrome de Down mostra que procedimentos foram utilizados para atingir uma melhor compreensão do conceito de número, considerando quantidade de elementos, imagem conceitual de número e sequência numérica padrão.

Brincando de professora torna-se professora?
Formação de Professores

É uma das profissões mais estressantes, com baixos salários e desvalorização da categoria; o que motivaria uma pessoa a ser docente? Uma pesquisa mostra que muitas vezes a brincadeira de ser professor, na infância, pode ser um desses fatores.

A contribuição de mestrados em ensino nas práticas de gestão escolar
Formação de Professores e Política Educacional

Docentes que assumiram cargos de gestão escolar consideram que a formação continuada que tiveram nesse assunto contribuiu bastante para seu desempenho à frente de unidades escolares, em pesquisa realizada no Rio Grande do Sul.

Reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos e a formação docente
Formação de Professores

As práticas docentes na Educação de Jovens e Adultos devem ser elaboradas e realizadas levando em consideração esse público específico, muitas vezes excluído das políticas públicas.