Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
Perfil das produções científicas acerca do ensino de Biologia para alunos com surdez no período 2015-2019
Biologia e Biociências e Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo tem como base um estudo do tipo “estado da arte”, com o objetivo de sistematizar e mapear a produção do conhecimento acerca do ensino de Biologia para alunos com surdez realizado no Brasil. De natureza bibliográfica, realizada por meio de estudo bibliométrico e revisão de literatura, esta pesquisa partiu do levantamento de artigos, dissertações e teses que abordam a referida temática no período de 2015 a 2019, analisando as tendências e lacunas teórico-metodológicas, contribuindo com a produção científica com vistas à discussão sobre o processo de inclusão e interface: Ensino de Biologia e Alunos com surdez.

Mediação didática lúdica: uma experiência com a produção de desenhos e reutilização de materiais reciclados
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Formação de Professores

A escola constitui um importante local para construção de conhecimentos sobre a interação entre humanos e animais. Os objetivos do trabalho foram conhecer a percepção dos alunos sobre a fauna urbana e sua relação com o humano e discutir a importância do respeito e do cuidado com os animais por meio de estratégias lúdicas e arte. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de Vitória da Conquista/BA, com 20 estudantes do 4º ano. A produção dos desenhos permitiu conhecer a percepção dos estudantes sobre a fauna urbana e sua relação com os humanos. O uso de materiais recicláveis incentivou a criatividade, a autonomia e a promoção da conscientização ambiental nos estudantes.

Análise da organização matemática e didática do objeto matemático plano cartesiano presente em um livro didático do 5° ano do Ensino Fundamental
Matemática

Este trabalho trata das organizações matemáticas e didáticas presentes em um livro didático de 5º ano adotado em uma instituição educacional de nível básico, referente ao assunto plano cartesiano. A fundamentação teórica é construída sobre conceitos da Teoria Antropológica do Didático, a saber: objeto, sujeito, instituição e praxeologia. Para discutir como essas organizações são tratadas no livro, propomos uma pesquisa qualitativa usando como meio a análise documental, segundo a qual as organizações matemáticas foram avaliadas quanto aos tipos de tarefas e às justificativas das técnicas empregadas no desenvolvimento das seções referentes ao tema.

O verbo se faz metamídia
Computação e Tecnologias, Comunicação, Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e Literatura

Letramentos, mídias, linguagens, de Roxane Helena Rodrigues Rojo e Eduardo Moura, tem por objetivo refletir sobre a era das tecnologias. O livro é dividido em duas partes: uma parte introdutória, com dois capítulos, que apresenta conceitos centrais (letramentos, multiletramentos/novos letramentos) que firmarão a base teórica para as discussões da segunda parte; esta, com quatro capítulos, apresenta uma caracterização das linguagens visuais, estática e em movimento, sonoras e verbais. Sem dúvida, uma obra altamente recomendável para todos os professores, principalmente aqueles que buscam aprofundar os estudos sobre multiletramentos e culturas digitais.

Divisão com material concreto: proposta para os anos iniciais e reforço escolar
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo busca refletir sobre os aspectos do ensino da divisão e sua complexidade abstrativa nos anos iniciais do Ensino Fundamental; sua aplicação ocorreu em turma de 4º ano regular em escola pública da periferia do Rio de Janeiro. A atividade realizada, voltada a desenvolver aspectos da divisão, mostrou-se favorável e satisfatória, haja vista sua aplicabilidade e maneabilidade, já que é confeccionada a partir de material de baixo custo (impressão em papel). A progressão da aprendizagem foi notória, com sucesso na aprendizagem do objeto em estudo, propiciando aprendizagem significativa e efetiva no que se propunha.

Avaliação da aprendizagem e a Educação a Distância: um estudo quanto às necessidades de novas formas avaliativas
Física, Avaliação e Educação a Distância

Este artigo evidencia o processo de avaliação da disciplina de Física, com ênfase na Educação a Distância, necessária devido à pandemia de coronavírus neste momento. Diante disso, este trabalho tem como objetivo geral analisar a necessidade de uma avaliação diferenciada a ser desenvolvida ao longo do processo de ensino. O método escolhido para o estudo foi a pesquisa bibliográfica. O resultado obtido foi a proposta de um plano de avaliação formativa com uso de recursos externos às salas de aula.

Divulgação científica no Ensino Médio: experimentação utilizando argilas modificadas
Química

Este estudo visa demonstrar para alunos do Ensino Médio os conceitos, a contextualização e a importância ambiental da remoção de corantes em água por meio de argilas modificadas. O trabalho foi realizado em escola pública na cidade de Anápolis/GO com uma turma do 2º ano. Foram aplicados dois questionários. Os resultados e análises do questionário inicial se mostraram preocupantes, principalmente quando relacionados aos conteúdos de Química. Entretanto, no decorrer das aulas, os alunos mostraram interesse e progresso significativos. Os resultados do questionário final foram alentadores, demonstrando que esse tipo de abordagem pode ser promissor.

Construção do processo de ensino-aprendizagem a partir das questões ambientais utilizando atividades lúdicas: relato de experiência no ensino remoto
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho relata uma experiência em educação, através do ensino remoto, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Para a execução da atividade foram utilizadas ferramentas do Google Classroom. Através de desenhos e poesias, elaborados pelos alunos, observou-se a oportunidade de sensibilizá-los para preocupação com a temática ambiental. Além disso, a metodologia utilizada apresentou-se como uma ferramenta importante para auxiliar na formação crítica dos alunos, no que diz respeito às questões ambientais.

Educação, alteridade e conhecimento: a diversidade cultural como construção histórica
Matemática, Química, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Política Cultural e Política Educacional

As atividades desenvolvidas na disciplina Conhecimento e Diversidade Cultural, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, durante as aulas do primeiro semestre de 2019, juntamente com doze estudantes, foram devidamente planejadas para que houvesse espaços e exposições de dúvidas, questionamentos, conteúdos, orientações e acompanhamentos prévios de leituras sugeridas – e complementares –, discussões da bibliografia disponível na ementa, realização de trabalhos individuais e em grupos, diário de campo, fórum de discussões on-line (em todos os momentos), criação e apresentação de um vídeo (curta) e atividade de campo.

Educação Inclusiva: na prática, a teoria é outra!
Saúde, Biologia e Biociências e Educação Especial e Inclusiva

O presente trabalho apresenta uma proposta de compartilhamento de saberes docentes e práticas educacionais voltadas ao atendimento de alunos da Educação Especial, experiências voltadas a ações que visam a fomentação de metodologias que resultem de forma positiva em adaptações pedagógicas na atualidade. O objetivo é estender o repertório de intervenções que possam ser reproduzidas no cotidiano profissional. Para tanto, foram compilados breves registros de vivências educacionais de resultância que poderão agregar valor aos docentes.