Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Formação continuada para professores de sala de recursos multifuncional: uma contribuição com as novas tecnologias digitais
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Política Educacional

A formação continuada de docentes da Educação Inclusiva é tema emergente e relevante. A temática vem ganhando espaço nas discussões educacionais, apontando para a necessidade de construção de olhares inovadores e a efetivação da qualidade educacional, a fim de provocar rupturas com o modelo conservador de formação continuada. Esta pesquisa deu voz aos que estão no “chão da escola” e respiram as necessidades da comunidade escolar, por meio de uma metodologia de natureza qualitativa, e contou com rodas de conversas para colher informações junto aos professores participantes e questionários estruturados que serviram de suporte.

Resenha do artigo “Educação e tecnologia: a crise da inteligência”
História da Educação, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O artigo aqui resenhado é de Maurício Rebelo Martins, intitulado Educação e tecnologia: a crise da inteligência. O autor é doutor em Educação e docente da UFPB. Vem se dedicando aos estudos a respeito da formação pedagógica em sociedades plurais, dado o contexto atual e como as relações humanas são construídas nesse cenário, para a sua subjetivação e a sua socialização. Além disso, é importante que se compreenda que a cultura é nitidamente subordinada ao mercado econômico, tal qual uma ferramenta a serviço de grupos concentradores de poder, sendo utilizada para manipular as pessoas.

Interface entre a UNEB e a ONG Central da Cidadania no estágio supervisionado em Língua Espanhola
Formação de Professores, Língua Estrangeira e Outras Mais Específicas

Este artigo relata minha experiência e as aprendizagens que adquiri durante o acompanhamento de uma estagiária em estágio supervisionado no curso de Letras - Espanhol, da Universidade do Estado da Bahia, realizado na modalidade de oficinas didáticas na ONG Central da Cidadania, situada no bairro de Pernambués, em Salvador. A experiência apresenta seu impacto no contexto realizado, como poderoso instrumento de inclusão e transformação sociocultural. O relato tem cunho qualitativo, subsidiado pelas contribuições teóricas dos autores Pimenta e Lucena, Buriolla, Mendes, Freire e Larrosa Bondía, dentre outros.

Projeto pedagógico da Modernidade na perspectiva kantiana
Instituição Escola

Esta resenha tem por objetivo apresentar o projeto pedagógico da Modernidade a partir da perspectiva kantiana. Para isso, utilizamos o livro Sobre a Pedagogia, de Kant. Nele, o autor ressalta que é necessário o uso da disciplina nos indivíduos a partir da primeira infância, pois, se seus instintos não forem freados de forma prematura, no futuro essa tarefa se apresentará extremamente árdua. O autor ressalta que a educação necessita de aperfeiçoamento ao longo do tempo e que devemos ter uma visão otimista acerca dele. Uma educação de qualidade deve se pautar na disciplina e na moral de modo a permitir que as crianças pensem por si mesmas.

Protagonismo dos estudantes na mobilização da comunidade escolar para ações de impacto ambiental positivo na escola
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de Aula

A urgência frente às questões climáticas atuais privilegia práticas e reflexões envolvendo a Educação Ambiental na escola. Nesse sentido, um dos desafios do educador é encontrar estratégias pedagógicas que promovam sentidos nos estudantes e os provoquem a propor soluções possíveis para problemas ambientais locais. O estudo de caso aqui apresentado aconteceu em um colégio estadual localizado no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, protagonizado por 21 alunos do 3º Ano do Ensino Médio Integral. Os alunos prepararam três projetos de intervenção.

Aplicação de metodologias diferenciadas no ensino de Ciências, Matemática e Química: da Educação Básica ao Ensino Superior
Matemática, Química e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho contempla práticas pedagógicas realizadas por professores de Ciências, Matemática e Química em instituições públicas do Rio de Janeiro, com alunos da Educação Básica e Superior. As metodologias diferenciadas em Ciências e Matemática foram realizadas no Ensino Fundamental, enquanto as de Química, com alunos de um curso de Formação de Oficiais. Este trabalho é caracterizado como um relato de experiência de natureza qualitativa. Os dados surgiram de observações e fotografias. Diante das práticas realizadas, foi observada maior troca de conhecimentos e um maior interesse dos alunos.

Uso de jogo didático no ensino de Ciências em uma escola do campo: uma abordagem em sala de aula
Saúde e Vivências de Sala de Aula

O objetivo do estudo é a construção de um jogo didático para melhorar a apropriação do conhecimento de Ciências em uma escola do campo no município de Rio Bonito do Iguaçu/PR, com alunos do 7° ano. A pesquisa foi composta de duas etapas. Na primeira, realizamos um levantamento de informações inerentes ao ensino de Ciências, por meio da aplicação de um questionário aos professores. Na segunda, elaboramos e aplicamos o jogo didático. Em seguida, aplicamos um teste aos estudantes em dois momentos distintos, um antes do uso do material didático e outro após o seu uso.

O labor docente e a alienação do trabalho
Sociologia, Formação de Professores e Política Educacional

O objetivo deste trabalho é discutir o fenômeno da precarização do trabalho do professor dentro da Educação Básica e expandir a discussão a fim de buscar refletir até que ponto o trabalho precarizado do professor pode se configurar como um trabalho alienado. Para isso, iremos pensar sobre como se dá o trabalho alienado de professores, os motivos pelos quais o trabalho alienado ocorre e, por fim, a quem interessa essa alienação e como combatê-la. A História vem nos ensinando que mudanças sociais são feitas a muitas mãos. Daí a importância de valorizarmos a figura da luta coletiva.

Abordagem da variação linguística em livro didático da 6ª série do Ensino Fundamental
Educação Infantil, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

O intuito deste trabalho foi realizar uma análise do tratamento dado à temática da variação linguística pelo livro didático, tomando como corpus de investigação a obra Se liga na língua: leitura, produção de texto e linguagem, que foi organizada pelos professores Wilton Ormundo e Cristiane Siniscalchi. As variações linguísticas devem ser trabalhadas cada vez mais dentro da sala de aula; o preconceito linguístico ainda é muito forte no Brasil e muitas vezes pode provocar a evasão escolar de inúmeros alunos. Dentro desse contexto é que analisamos criticamente como a variação linguística é abordada no livro didático, destacando seus pontos positivos e mais frágeis.

“Por que filme sobre o sertão sempre tem que ter sofrimento?”: a construção da narrativa de jovens do Ensino Médio Técnico em um instituto federal no sertão do Rio Grande do Norte
Antropologia, Comunicação, Psicologia, Avaliação, Cinema, Teatro e TV, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

O presente artigo faz parte de uma pesquisa ainda maior que tem como objetivo pensar a narrativa do jovem sertanejo a respeito do sertão, desse sertão vivido, praticado como diria Certeau (2011). Refletir se, no contato com a narrativa fílmica, esse jovem sertanejo se sente motivado a transformar não só o espaço em que vive, como também sua própria narrativa de vida; compreender e refletir sobre o sertão como um lugar, um espaço, um território evidente e evidenciado com todas as suas potencialidades e contradições e como isso pode, ou não, ser representado no cinema e fora dele.