Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
Um diálogo entre a dança e a Psicomotricidade: a importância do professor em sala de aula
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores e Dança

A Psicomotricidade tem como característica o fazer incluir o indivíduo por meio lúdico-educativo. A dança por vezes entra como intensificadora das potências do corpo, criando conceitos que impulsionam a produção de um corpo que dança num espaço dançado por ele. Essa inter-relação do corpo que dança no espaço acaba por não se limitar a um meio externo, sequer a um espaço interno subjetivo. É necessário que o estudante analise seus movimentos interiorizando-os, para que seja possível atingir uma aprendizagem significativa de si e de suas possibilidades.

As ideias do linguista Carlos Franchi: linguagem, gramática e criatividade
Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

O objetivo deste artigo é analisar as concepções de linguagem, de gramática e de criatividade do professor, linguista e pesquisador Carlos Franchi. Este estudo se justifica pela crescente relevância socialmente atribuída à criatividade e, paralelamente, ao crescente movimento de renovação da prática de ensino gramatical. Em cada tópico do trabalho analisaremos os escritos de Franchi, analisando-os com o apoio de autores que escreveram sobre o pensamento de Franchi. A metodologia usada se fundamenta na revisão de tipo bibliográfica.

Análise de desempenho em teste de agilidade: educação física escolar x iniciação esportiva em futsal
Saúde e Educação Física

A agilidade é uma capacidade física que permite ao indivíduo realizar movimentos rápidos e com grande vigor. É muito importante na prática esportiva em diversas modalidades, e no cotidiano em conjunto com outras capacidades físicas resulta em um indivíduo autossuficiente. O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de agilidade de crianças em âmbito escolar e praticantes de futsal. Foi avaliado o nível de agilidade de 14 escolares do sexo masculino com idade entre 10 e 12 anos, e 14 praticantes de futsal também do sexo masculino com idade entre 10 e 12 anos, através do teste Shuttle Run, feito em três baterias, com intervalo de dois minutos entre cada bateria.

Mulheres negras das letras: reflexões sobre a produção literária feminina negra no nordeste brasileiro
Língua Portuguesa e Literatura

A literatura nordestina, ao longo dos séculos, foi representada pelo sexo dominante de um círculo literário fechado e estruturalmente condicionado pelo patriarcalismo dominante. É importante destacar o que é ser mulher negra no Nordeste brasileiro, e a literatura é uma das fontes de apresentação histórica, em que há a prevalência de ser estereotipada à condição de esposa-dona de casa, fortemente marginalizada, excluída e/ou vítima de preconceito. Este trabalho tem como objetivo geral retratar a importância das mulheres negras escritoras e refletir sobre a produção literária feminina negra no Nordeste brasileiro.

Um rápido passeio pelo universo da Semântica
Formação de Professores, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

Neste ensaio, apresentamos as acepções da Semântica como disciplina da Linguística que se propõe à investigação do significado linguístico em sua especificidade. Assim, a partir da leitura de Oliveira, propomos um “passeio pelo universo da Semântica”, perpassando as vertentes formal, cognitiva e enunciativa, com vistas à difusão do estado da arte na pesquisa acerca do significado em diferentes filiações teórico-críticas. O texto, portanto, faz uma revisão e debate, por meio de exemplos do português do Brasil, sobre conceitos basilares à análise do significado linguístico em suas múltiplas abrangências.

O turismo rural e o uso de fotografia como recurso didático no ensino de Geografia
Geografia e Fotografia

Este relato de experiência e prática se deu no município de Vassouras/RJ com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental composta de 25 alunos do Colégio dos Santos Anjos, da rede privada do município. O objetivo foi realizar turismo rural a pé pelos espaços do município, em que, com a ajuda da fotografia, foi possível que houvesse, por parte dos alunos, a percepção desses espaços e suas transformações ao longo do tempo e a valorização da indústria do turismo como impulsionadora da economia da região, que se notabilizou pela cafeicultura durante o Império.

Educação Física e as concepções pedagógicas crítico-emancipatória e crítico-superadora
Saúde e Educação Física

Ao longo da história, a ciência tem sido desenvolvida a favor dos interesses das classes dominantes. Esse processo tem sido bastante conturbado, em especial quando nos referimos à consolidação da Educação Física como área do conhecimento e componente curricular na escola. Muito disso se deve à permeação de desinvestimento pedagógico e pelo espontaneísmo dentro do trabalho pedagógico dessa área. Para a consolidação da Educação Física no ambiente escolar, é necessário que seu trabalho pedagógico esteja fundamentado em uma teoria que dê conta de suas demandas. O objetivo deste estudo é apresentar uma sugestão de teoria de aprendizagem que atenda à demanda dos conteúdos previstos para o Ensino Médio brasileiro para a formação humana integral.

Crianças carentes e políticas públicas
História da Educação, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O capítulo “Crianças carentes e políticas públicas”, inserido na obra História das crianças no Brasil, organizada por Mary del Priore, retoma a trajetória histórica das crianças em condições economicamente carentes, entre o período da República e a nova redemocratização, no fim do século XX e início do século XXI, em um viés de desenvolvimento de políticas públicas sociais para essa população. Em algum momento houve uma perspectiva de garantir o acesso dessas crianças a uma educação de qualidade, mas é mais cômodo ao status quo perpetuar um sistema esmagador.

Modernismo brasileiro e antirracismo: uma possibilidade para as aulas de literatura brasileira
Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

As lutas do movimento negro, principalmente a partir do final do século XX, trouxeram novas demandas em diversos campos, como dos estudos literários e da educação. Partindo dessa noção, o presente artigo tem por objetivo discutir a presença da obra barretiana na educação que se quer antirracista sobre o período do modernismo brasileiro. Para isso, a proposta é fazer uma reflexão prévia sobre a modernidade carioca, pensando o contexto histórico de acordo com as considerações realizadas por Velloso e Resende, com ênfase em algumas crônicas do autor. Por fim, o trabalho lançará mão de um diálogo entre a reflexão construída e o campo teórico da educação.

O aporte da alfabetização científica para a divulgação da ciência: tecendo contribuições dessa aproximação
Biologia e Biociências, Comunicação e Cidadania e Comportamento

A literatura brasileira em comunicação e divulgação científica não tem contribuído para o aprimoramento de conceitos que estruturam as práticas nessas áreas. Nesse sentido, é substancial teorizar essas ações que despontam a partir da práxis, pois, com pouco aprofundamento, pairam indefinições dos limites e da abrangência conceitual. Assim, busca-se neste ensaio estabelecer conexões entre os conceitos de divulgação científica e alfabetização científica e como elas afetam a democratização dos conhecimentos sobre a ciência.