Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Fatores que facilitam e dificultam a aprendizagem
Formação de Professores

A atuação docente possui fatores que podem facilitar ou dificultar a aprendizagem do aluno. A análise desses fatores teve como pressupostos a condução da aula pelo docente, a maneira como essa prática pode influir positiva ou negativamente na aprendizagem do aluno e os meios ou as metodologias de que o professor pode lançar mão para melhorar a sua prática docente.

I Feira de Ciências do Polo Cederj Nova Friburgo
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Uma feira de ciências realizada em Nova Friburgo serviu para aproximar alunos da graduação do Consórcio Cederj e alunos do Ensino Médio de um colégio público da cidade, fazendo com que eles se tornassem protagonistas de sua aprendizagem, conhecessem e se familiarizassem com um espaço universitário que poderão frequentar.

Algumas contribuições de Bernstein para o enfretamento da desigualdade das oportunidades escolares e sociais
Formação de Professores

Os professores precisam se preparar para falar a linguagem de seus alunos; não é questão de abandonar conteúdos a serem trabalhados, é quanto à forma desse trabalho escolar, a fim de não reproduzir na escola a desigualdade que é encontrada em outros aspectos sociais e culturais.

Produção de conhecimento nas instituições de ensino superior: entre desafios e perspectivas
Formação de Professores

O sistema de produções acadêmicas no Brasil enfrenta alguns problemas. Talvez o mais grave seja o foco em sua internacionalização, provocado por padrões emanados pela Capes; mas há também algumas ações específicas, como a falta de valorização dos trabalhos acadêmicos de alunos, como TCCs, artigos, teses e dissertações.

A interdisciplinaridade ao alcance de todos
Formação de Professores

A unidade da natureza do homem é desfeita na educação pelas disciplinas; a interdisciplinaridade é uma possibilidade de romper os limites dessa divisão, propondo a integração do conhecimento, por meio de uma nova organização de conteúdos e currículos.

A produção do conhecimento na construção do saber sociocultural e científico
Formação de Professores e Cidadania e Comportamento

A academia é o centro de produção do saber, e conta com dois eventos de estruturação cultural: a escrita e o papel, pela possibilidade de registro e acúmulo do conhecimento, facilitando a perpetuação, o arquivamento e o acesso a ele. O conhecimento científico nasceu da sistematização.

O trabalho do professor e a indisciplina no espaço educacional: processos e conflitos
Formação de Professores

O professor tem grande parcela de responsabilidade pela atitude apresentada pelos discentes ao não usar a autoridade do cargo que ocupa; entretanto, não se pode isentar os próprios alunos da responsabilidade pelas ações inadequadas apresentadas em sala de aula. A maioria dos alunos vê o professor como responsável pela manutenção da disciplina, se eximindo da responsabilidade pelo seu comportamento inadequado.

Poluição visual: os alunos de uma escola pública identificam este tipo de poluição?
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Muitas vezes os estudantes não percebem a poluição visual a que estão submetidos em seu cotidiano; ao mesmo tempo, ao falarem de poluição os professores se voltam apenas para aspectos da natureza, como se o ser humano não fizesse parte dessa natureza.

Descobrindo, com embalagens descartadas, o que o seu produto preferido esconde de você
Formação de Professores

Uma oficina aplicada diversas vezes em diferentes contextos propõe a investigação de como propagandas, formatos e informações de embalagens podem levar o consumidor a crer que está consumindo algo diferente do que foi adquirido. Discute também quanto ao lixo produzido e descartado inadequadamente na natureza, utilizando fundamentos da Educação Matemática Crítica.

Vídeos legendados no ensino de Astronomia para alunos surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A produção de vídeos com legendas pode compensar a falta de intérpretes de Libras nas escolas para ajudar os alunos surdos. Entre os alunos ouvintes pesquisados, também é positiva a percepção desses vídeos na aprendizagem de conteúdos de Astronomia, que é trabalhada no 1º ano do Ensino Médio