Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Funções psicomotoras de crianças que residem em lugares de vulnerabilidade social: um relato de experiência
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A partir de atividades realizadas com crianças em programas sociais em Niterói, é possível diagnosticar que problemas psicomotores influenciam sua participação nelas e suas outras práticas e podem prejudicar seu desenvolvimento.

O reconhecimento técnico dos profissionais não docentes: sua implementação nos sistemas de ensino
Formação de Professores e Política Educacional

O reconhecimento profissional dos não docentes inseridos nas escolas faz parte da legislação, com o objetivo de melhorar a qualidade educacional das instituições, mas isso não vem sendo cumprido formalmente.

Contribuições da Finlândia ao Ensino Médio público brasileiro
Formação de Professores e Política Educacional

A Finlândia é, já há alguns anos, a principal referência de sistema educacional de qualidade. Alguns professores que fizeram intercâmbio naquele país nórdico escreveram sobre o que existe lá que pode ser útil à educação brasileira.

Pós-graduação: uma necessidade estressante ao novo educador
Formação de Professores e Política Educacional

A realização de cursos de formação continuada, especialmente de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, é plena de fatores e relações estressantes, que devem ser superados com o apoio dos professores e leituras.

Intimidação sistemática (bullying): reflexões e dicas de elaboração de projeto antibullying
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O bullying é uma prática de violência sistemática que vem merecendo reflexões da parte de vários profissionais. Além disso, deve provocar análises que levem a atitudes que impeçam sua concretização na escola.

A relação íntima entre currículo e Cultura
Formação de Professores

É preciso entender o processo de construção do conhecimento na escola para estimular novas abordagens valorizando aspectos culturais na articulação dos conteúdos curriculares a fim de contribuir para a formação da identidade do estudante.

Psicomotricidade Relacional: pautas de observação
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Para o melhor atendimento à criança portadora de deficiência, é necessário fazer uma avaliação do seu perfil psicomotriz, de preferência seguindo uma rígida pauta de observação, como a que é proposta aqui.

Vamos falar sobre TDAH?
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Os alunos com Transtorno do Déficit de Atenção-Hiperatividade têm características específicas, que podem ser percebidas em sala de aula. Apesar de haver dificuldades, é possível trabalhar de modo produtivo com eles.

A produção de histórias em quadrinhos como estratégia para o ensino do tema transgênicos na modalidade EJA
Formação de Professores

Para discutir a importância e os riscos dos alimentos transgênicos numa turma de EJA, foi proposta uma atividade de criação de histórias em quadrinhos; os resultados comprovam como ela foi bem-sucedida.