Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Trabalho colaborativo e acessibilidade: a labuta dos profissionais da educação de surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Este artigo configura-se como um relato de experiência acerca do trabalho desenvolvido com estudantes surdos da rede pública nos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Para isso, objetivamos apresentar experiências exitosas do trabalho colaborativo na educação de surdos, tanto na perspectiva bilíngue quanto inclusiva. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa. Os resultados demonstram que um trabalho realizado com a participação de todos tem efeitos significativos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes surdos e que esse tipo de trabalho demanda ações efetivas de todos os atores na unidade escolar.

Professor da EJA: o sujeito da práxis pedagógica
Antropologia, Comunicação, Filosofia, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo que aborda a ação dos professores no que se refere à Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel, localizada na cidade de Antônio Martins/RN. As reflexões estão voltadas à práxis dos docentes, bem como do universo do público discente que frequenta as aulas da modalidade. A pesquisa constituiu-se na aplicação de questionários semiestruturados entre professores e alunos, abordando a importância da formação docente para esse público-alvo. O amparo metodológico se deu por leituras pertinentes à temática.

“Numa Escola de Havana”: inferências para as sociologias da educação
Sociologia, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Esta resenha realiza uma crítica do filme cubano de 2014 intitulado "Numa escola de Havana" ("Conducta", em espanhol). A obra, como será visto, possui grande relevância para as sociologias da educação porque consegue demonstrar a importância de compreender de onde são oriundos os estudantes e de que maneira isso pode influenciar o seu desempenho escolar, além de debater estratégias educativas, ao apresentar a situação de uma sala de aula do Ensino Básico na capital cubana, destacando um aluno que possui problemas comportamentais em classe.

Ambientes virtuais de aprendizagem em tempos de pandemia: diferentes experiências
Vivências de Sala de Aula

Este artigo teve como objetivo relatar a experiência de três professores que utilizaram ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) durante o ensino remoto emergencial na Educação Básica. Almeja-se uma reflexão sobre o uso de plataformas online, suas potencialidades e seus impactos na relação dos alunos com o ensino. Foram analisadas as plataformas Moodle e Google Classroom. Constatou-se que o uso de recursos como videochamadas contribuiu para a interação entre alunos e professores, permitindo uma comunicação mais eficaz entre eles, e que um dos fatores limitantes para a utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem foi o acesso à internet.

Diário de leitura gamificado: literatura, escrita e desafios
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O incentivo à leitura e à escrita sempre foi um grande desafio para a escola. De um lado, os professores, com suas queixas sobre a baixa proficiência e o estreito repertório cultural dos discentes; do outro, alunos que enfatizam que a escola não entende seus anseios. Por isso, as leituras sugeridas e as formas de fazê-las distanciam-se da sua realidade social. Este relato trata de um exemplo de gamificação da experiência de leitura/escrita em turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento, em Banzaê/BA. Seu objetivo é apontar um caminho metodológico que esteja em sintonia com as aspirações dos discentes.

A importância do diálogo, numa perspectiva freiriana, na retomada da presencialidade depois do período remoto da covid-19
Física e Vivências de Sala de Aula

Este artigo reflete sobre o papel do diálogo na relação pedagógica como ferramenta para uma possível autonomia do aluno/indivíduo num contexto pós-pandemia. Foi traçada uma trajetória simples, abordando o método da Pedagogia da Autonomia de Freire; depois foi explanada a realidade da sala de aula com o retorno ao presencial depois de quase dois anos de ensino remoto, o distanciamento existente na relação aluno-professor, bem como a função do diálogo de romper essa fronteira. Também foi exposto o fato de que o ambiente escolar é formado por pessoas com diferentes realidades e culturas, e o educador deve trabalhar essas diferenças.

Construção e interpretação de árvore filogenética usando modelo tridimensional
Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

Este artigo descreve uma experiência de aplicação de sequência didática com discentes de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da sequência didática foi, por meio de uma atividade investigativa e de construção de modelos tridimensionais de árvores filogenéticas, proporcionar aos alunos a aprendizagem de como interpretar corretamente uma árvore filogenética e identificar que ela expressa uma hipótese evolutiva dos seres vivos que estão nessa árvore. O uso do modelo tridimensional contribuiu para que os alunos pudessem perceber o objetivo de construir uma árvore filogenética.

Alfabetização e letramento científico na Educação Básica: experiências pedagógicas
Vivências de Sala de Aula

Práticas de investigações são essenciais para o processo de alfabetização, letramento e enculturação científica. Todavia, os estudos destinados à produção científica no Brasil, em sua maioria, são desenvolvidos por instituições de Ensino Superior com pouca abordagem na Educação Básica. Este estudo objetivou, sobretudo, socializar o percurso de práticas educativas voltadas à iniciação científica na Escola EEFM Dom Pedro II, dentro da perspectiva da alfabetização e do letramento científico. Apontamos neste trabalho as possibilidades de aplicação de atividades voltadas à iniciação científica na Educação Básica.

Racismo na obra lobatiana: uma análise do livro "Caçadas de Pedrinho"
Educação Infantil, Formação de Professores, História da Educação e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo analisa a obra Caçadas de Pedrinho, escrita por Monteiro Lobato e encaminhada ao Supremo Tribunal Federal, acusada de racismo. Como referenciais teóricos foram usados os pensamentos do geógrafo brasileiro Milton Santos, a Lei nº 10.639/03, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e as contribuições de Eduardo de Assis Duarte, que discute o negro na literatura brasileira. Este artigo trata da forma como os docentes devem abordar obras semelhantes às lobatianas, para as quais a censura não é uma escolha viável, devido aos fatores que remetem ao contexto histórico no qual elas foram escritas.

Obstáculos para a dialogicidade entre a escola e os adolescentes sobre sexualidade
Saúde, Vivências de Sala de Aula, Política Cultural e Política Educacional

Este estudo objetivou conhecer os obstáculos percebidos pelos alunos na efetivação do diálogo entre escola e os adolescentes sobre sexualidade. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo descritivo com 53 alunos concludentes do Ensino Médio de uma escola no interior cearense. Entre os obstáculos que impedem a dialogicidade entre a escola e os estudantes estão tabu, medo, insegurança, religião e desconhecimento do assunto. É necessário que os docentes sejam preparados para discutir assuntos que causam desconforto no âmbito escolar, haja vista que a escola é o espaço de educação que deve cumprir seu papel social de informar e formar.