Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Pane emocional
Formação de Professores

As gerações mais jovens – ou seja, nossos estudantes – estão iludidas, confusas e ansiosas; para sobreviver a essa situação sem entrar em pane, é preciso que todos queiram mudar seus comportamentos.

Santinha: uma breve biografia de dona Carmela Dutra
Formação de Professores

A vida de Carmela Dutra, professora, ativista católica e primeira-dama brasileira, mostra bem as influências que teve sobre a Presidência da República e a sociedade na época da Guerra Fria, tornando-se hoje nome de colégio normal e hospital.

Ações afirmativas na Administração Pública Federal: a política multicultural da lei de cotas no serviço público
Formação de Professores e Política Educacional

O Programa de Ações Afirmativas reflete-se também nos concursos públicos destinados à Administração Pública Federal. Foram propostas metas e percentuais para afrodescendentes, mulheres e deficientes físicos, incluindo metas e resultados.

Autopapos: um sistema de recompensa
Formação de Professores

Falar sozinho pode ser uma prática bastante positiva, ajudando a encontrar o equilíbrio emocional, reencontrando a sensibilidade, compreensão de si e do outro, obtendo mais paciência.

A interdisciplinaridade no Ensino Médio Integral
Formação de Professores

Em resposta ao processo de desagregação e racionalização da vida no mundo ocidental, a interdisciplinaridade propõe uma abertura para que seja diminuído o controle sobre na vida e nas escolas, visto que o movimento natural da vida é fluição.

Ciência e arte no ensino de Astronomia: um relato de experiência no âmbito do Proemi
Formação de Professores

Uma exposição de obras de alunos mostra que é possível desenvolver estudos de Astronomia relacionando essa ciência às artes com o objetivo de contribuir para melhorar a aprendizagem, o que foi comprovado em pesquisa da escola.

O mundo de Paulo Barros e a escola
Formação de Professores

As lições do carnavalesco Paulo Barros sobre criatividade podem ser utilizadas facilmente nas atividades escolares, envolvendo comportamentos cognitivos, emocionais e físicos.

Brincar, brincar... e brincar! Três abordagens possíveis do brincar na Educação Infantil
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

As três abordagens do brincar convivem no ambiente escolar e são percebidas na pesquisa feita na Baixada Santista. É importante que o professor perceba a diferença entre elas para dosá-las na sua prática para que as crianças possam exercitar suas leituras do mundo.

A visão de alunos sobre projetos de inclusão na escola: um estudo de caso
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Um projeto que visa a inclusão de alunos deficientes visuais nas aulas de Astronomia provocou a participação de colegas num blog e modificou a percepção que muitos tinham acerca da interação com esses estudantes.