Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
As interfaces da Educação de Jovens e Adultos
Formação de Professores e Política Educacional

Para pensar a relação dos jovens com a escola, é preciso analisar o que a escola representa para esses jovens e o papel que os professores desempenham junto a esse público, que historicamente é desatendido pela instituição.

A escola no combate ao Aedes aegypti: uma ação ecopedagógica e interdisciplinar
Formação de Professores e Política Educacional

Uma experiência transdisciplinar voltada para o combate ao vetor transmissor da dengue e do zika vírus tem sua culminância numa importante apresentação de trabalhos e jogos que motivaram e envolveram a comunidade escolar.

A avaliação segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Formação de Professores

A avaliação é um processo que deve ser incorporado à prática do professor para valorizar experiências, manifestações, descobertas e conquistas dos estudantes, na opinião de José Luis Monteiro da Conceição.

Investigando a relação entre pães mofados e função exponencial
Formação de Professores

Uma experiência com pães mofados é uma etapa para estudar funções exponenciais, tomando por base a Taxonomia de Bloom, levando os alunos ao mais alto patamar de desenvolvimento cognitivo.

O contexto interdisciplinar: entre a teoria e a aprendizagem
Formação de Professores

Uma das formas de atingir as competências e habilidades previstas numa grade curricular é provocar uma aproximação entre as disciplinas, levando a uma aprendizagem menos conceitual.

Dicas de relacionamento com deficientes visuais
Educação Especial e Inclusiva

Escola como lugar de infância: condição para favorecer melhores condições de aprendizagem
Formação de Professores

O atendimento escolar dado à infância é de grande importância; prova disso é a extensão do Ensino Fundamental para nove anos; entretanto, para o sucesso dessa ação é preciso formar os professores para aproveitar o espírito infantil no processo ensino-aprendizagem.

Cartas para a cidade: intervindo na realidade urbana com caneta e papel
Formação de Professores

Uma experiência de atuação alternativa dos alunos leva-os a agir sobre o cotidiano de Nova Friburgo, buscando provocar sentimentos positivos como gentileza e alegria, trazendo uma aprendizagem significativa e diferenciada.

A biblioteca escolar, os funcionários da escola e o Profuncionário
Formação de Professores e Política Educacional

A formação de bibliotecários e técnicos em bibliotecas irá melhorar os recursos disponíveis nas escolas das redes pública e privada e atenderá às necessidades de quase 190 mil estabelecimentos de ensino na Educação Básica.