Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Estrangeira; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
Agora, Brasil, Inês é morta!
Outras Mais Específicas

Neste momento de pandemia, é muito difícil manter a lucidez, as crenças; por isso é feito este apelo ao país: levante-se, relembre sua história, lamente as perdas, mas enfrente as dificuldades para poder reerguer-se e reinventar-se urgentemente. Evite as boçalidades, as maldades, a loucura.

A história de Eros e Psiquê
Outras Mais Específicas

Em versos, o amor impossível e inexplicável de Eros e Psiquê, com os requintes de vingança de Afrodite, de sofrimento da família da noiva para mostrar como o amor e a alma podem se entender e seguir em frente.

Conexão exultante, efêmera e pictórica essência
Antropologia, Psicologia, Artes Plásticas e Língua Portuguesa e Literatura

Em cinco movimentos/poemas, trata a vida, as perdas, as novidades, o Ser, os sabores, a música e tantos elementos presentes na vida de cada um e de todos. As incongruências do dia a dia, a amizade e o continuar vivo estão também aqui, de formas especiais.

Uso do aplicativo Google Maps como recurso tecnológico no lançamento de foguetes da Mobfog 2019
Agronomia, Biologia e Biociências, Computação e Tecnologias, Física, Matemática, Química, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Espaços Urbanos

O formato de aula tradicional e o discurso do professor em sala de aula podem não ser suficientes para de aproximar as Ciências do cotidiano dos alunos de Ensino Fundamental e Médio. As Diretrizes Curriculares Nacionais aconselham a prática de contextualizar os programas de Ciências com o cotidiano vivenciado pelos alunos, a fim de dar maior sentido e clareza à aprendizagem, o que é corroborado pelo pensamento de Piaget. Um colégio estadual localizado em Itaguaí/RJ organizou uma experiência de lançamento de foguetes para tratar de temas de Física, Química, Biologia e Matemática.

Elaborando e implementando materiais para aulas de Inglês
Língua Estrangeira

A disciplina de Língua Inglesa em escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro é oferecida aos alunos do Ensino Fundamental. Durante algum tempo, houve uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e uma empresa especializada em elaboração de materiais didáticos, que fornecia o que seria usado por alunos e professores que atuavam naquelas séries.

Oração: Ficaremos em casa
Outras Mais Específicas

Neste momento, a oração por ficar em casa traz a percepção de problemas como falta de liberdade, inimigos invisíveis, maldades; grita-se em hino para recuperar o destino, para se reinventar e se superar.

Nossa Senhora dos Homens Pretos
Outras Mais Específicas

Uma igreja católica no Centro de Maceió está com as portas fechadas. Lá dentro, Nossa Senhora não vê os sofrimentos, os sonhos, as alegrias dos transeuntes. Aqui fora, as pessoas que vão à feira ou passam por perto não conhecem a história dessa igreja nem pensam em pedir sua bênção. Os governantes desdenham tudo isso.

O uso dos materiais de dentro nas aulas de Língua Inglesa nas escolas públicas
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Estrangeira

O presente artigo propõe analisar a importância do uso de materiais didáticos de ensino identitários nas aulas de Língua Inglesa na rede pública de ensino, no que tange à busca pela identificação do corpo discente, estabelecendo assim a ponte necessária e urgente para vivência da língua. Propõe-se a produção de materiais de dentro, materiais suplementares que tornem os momentos de planejamento, construção e aplicação de conhecimento dentro e fora da sala um mecanismo eficiente, prazeroso e eficaz.

Aula de Artes: experimentando possibilidades com uma turma de pré-escola
Vivências de Sala de Aula e Educação Artística

O presente relato é construído a partir de uma proposta de prática de sala de aula sobre o processo de experiência com Artes por alunos da pré-escola, mais precisamente com educandos do pré-II com faixa etária entre 5 e 6 anos de idade. Além disso, o professor também se coloca na experiência junto com educandos e, a partir dessa implicação, relata uma proposta de trabalho na aula de arte desenvolvida em uma pré-escola.

Povo
Língua Portuguesa e Literatura

Tomando por base o icônico poema “José”, de Carlos Drummond de Andrade, este poema trabalhado por indígenas de várias etnias que vivem no Amapá levanta questões para discutir a condição desses povos no Brasil, a degradação do meio ambiente em que vivem e as perspectivas de ação para minorar seu sofrimento.