Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
Ensino na rede pública em tempos de pandemia: duas experiências docentes
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho tem como objetivo apresentar as ressignificações do processo de ensino em contexto de pandemia e como a experiência docente vem sendo (re)construída na rede pública; são dois relatos de experiência colhidos por professores atuantes em diferentes níveis da Educação Básica. São inúmeros os esforços de docentes que visam transformar a sala de aula virtual (na maior parte da vezes materializada em uma tela de celular ou uma folha de papel) em um ambiente menos tenso e frio, ainda que prevalecendo o isolamento social. O processo de adaptação, no entanto, tem sido árduo, tanto para alunos quanto para professores, especialmente por causa do aumento de casos de ansiedade e depressão e de limitações financeiras e tecnológicas enfrentadas por grande parte da população brasileira.

Uma conversa sobre identidade: a partir dos estudos dos cotidianos e literatura
História, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e Literatura

O cerne principal desta comunicação, após identificação e análise realizada a partir da observação e do material trabalhado em Literatura Brasileira no Ensino Médio, é demonstrar na prática docente alguns dos discursos homogeneizantes que produzem desigualdades e exclusão, principalmente na rede pública estadual de Educação. Os preceitos de desigualdade e exclusão têm sua composição, suas mutações e sua materialização construídos no âmbito dos conflitos presentes nas relações sociais, nas quais ocorre a intervenção de grupos sociais formados em função do seu estrato social, gênero, etnia, língua (com suas variações), cidade/bairro, sexo etc. Esses conflitos vêm sendo fortemente reproduzidos no ambiente escolar em virtude da hegemonia de um pensamento que encara as desigualdades como normalidade, produzindo, com eficácia, a discriminação. Eficácia essa da qual não se pode determinar o grau, já que varia de acordo com o tempo histórico ou a sociedade em que ocorre e outros fatores. Na desigualdade, o aspecto classe tem função predominante, embora a sua eficácia discriminatória dependa de outros aspectos ligados especificamente à etnia e ao sexo.

Problematizando a literatura que referencia o bullying nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Direito, Psicologia, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O presente artigo originou-se em um trabalho de conclusão de curso; busca fazer um estudo bibliográfico sobre o bullying nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com sugestões de ações que deveriam ser tomadas por parte da escola como prevenção e acolhimento à possível vítima, evitando que o problema se agrave cada vez mais e fique mais difícil de ser resolvido. Diante disso, foram levados em conta autores que abordam cientificamente o bullying a fim problematizar um ponto de vista crítico. Também analisamos documentos legais e pesquisas no site da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, na qual foi possível ter noção da dimensão com que a problemática é trabalhada no campo científico. Os autores caracterizam o bullying como um tipo de violência marcado pela repetição de agressões a determinado sujeito; trata-se de uma relação desigual de poder e dominação social contra a vítima. Isso pode gerar consequências drásticas e cruéis em todos os sujeitos envolvidos (vítima, autor e testemunhas).

Do projeto à ação: uma experiência cidadã com alunos de uma escola pública
Ecologia e Meio Ambiente, Nutrição e Alimentos, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

Este artigo relata um projeto de uma escola da rede pública municipal de Mesquita/RJ; o conceito inicial era leitura e linguagens, mas foram tomadas as perspectivas de Paulo Freire, de leitura do mundo, para chegar a uma educação crítica. O tema foi, considerando a emancipação do município, falar de sua agricultura, de agricultura familiar e do uso de agrotóxicos. O trabalho envolveu visita à prefeitura e a um hortifrúti, com resultados bastante significativos.

O uso de histórias em quadrinhos no ensino: teoria, prática e BNCC
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo relata uma pesquisa em desenvolvimento sobre leitura e escrita, e discutimos o uso da HQ em sala de aula como recurso para estímulo. Com base na literatura, na BNCC e em dados preliminares do campo, apresentamos um caminho para a inserção dos quadrinhos em sala e reflexões iniciais sobre o tema.

Jogos da cultura popular e jogos eletrônicos na Educação Física Escolar: uma revisão integrativa com reflexões acerca da ludicidade, lazer, corpo e movimento
Educação Infantil, Educação Física e Folclore e Datas Importantes

Neste trabalho, objetiva-se refletir sobre ludicidade, lazer, corpo e movimento inseridos nos estudos científicos correspondentes aos jogos da cultura popular e jogos eletrônicos. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados Medline e Lilacs no período de 2010 a 2020 com uso das palavras-chave: “jogos da cultura popular”, “jogos eletrônicos” associados a “ludicidade”, “lazer”, “corpo” e “movimento”. Foram selecionados nove estudos. A análise dos artigos resultou nas categorias Ludicidade e Lazer e Corpo e Movimento. Conclui-se que os estudos demonstram que, com base no conteúdo jogos da cultura popular/tradicional, é possível uma prática pedagógica pela Educação Física, devido a suas características de participação ativa e de maneira lúdica dos sujeitos envolvidos; Jogos Eletrônicos complementam os Jogos da Cultura Popular no componente de Jogos e Brincadeiras na Educação Física, pois auxiliam na promoção de discussões e reflexões acerca de valores e significados importantes na formação dos alunos no campos da ludicidade, lazer, corpo e movimento.

Por uma política de iniciação científica na escola pública: o uso de uma teoria e a motivação para a leitura por prazer e não por obrigação
Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Pesquisas com cerca de 200 alunos da rede pública de ensino de Três Lagoas/MS, Andradina/SP, Campo Grande/MS e Iturama/MG revelam que há dificuldade latente no quesito leitura e escrita por parte dos alunos da escola pública em sala de aula. Esse quadro levou os pesquisadores a desenvolver intervenções em escolas públicas dessas cidades com o fim de mudar essa situação, por meio de iniciação científica na graduação e com o mestrado profissionalizante. Este trabalho apresenta o resultado das intervenções e sugere atividades didáticas com o uso de multiplicidade de textos verbais, não verbais e sincréticos como forma de motivação ancorados pela Teoria Semiótica de Greimas e seus seguidores e a proposta da iniciação científica desde o Ensino Fundamental como forma de preparar o aluno para a faculdade.

Currículo e a escola do século XXI: a escola e seus novos desafios
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Alguns aspectos da estratégia curricular das escolas municipais de Maricá/RJ em Língua Portuguesa merecem ser modificados, a fim de facilitar a aprendizagem e o exercício da leitura e da escrita, o que contribui para um melhor desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental em concursos realizados no fim dessa etapa da educação.

Arte afro-brasileira e a Lei nº 10.639/03: reflexões
História da Educação, Educação Artística e Política Educacional

A vivência de docente da disciplina de Arte nos traz uma indagação constante com relação à temática afro, tema recorrente no currículo escolar de todas as séries da Educação Básica. Temos como objetivo reportar ao conceito de arte afro-brasileira e refletir sobre a Lei nº 10.639/03. O assunto que norteou a pesquisa foi a necessidade de aprofundamento de estudos com essa temática. A Lei foi promulgada há quase duas décadas e as discussões acerca dela são ainda recentes e jamais se esgotarão. Leis e documentos que sistematizam a temática afro-brasileira foram citados numa perspectiva diacrônica e sincrônica. O método utilizado nesta pesquisa é documental, baseado em vasta bibliografia. Nas considerações finais destaca-se a importância de trabalhar com a temática em toda a Educação Básica. A pesquisa se deu em vasto levantamento de documentos e leis sobre a temática e possibilitou diversas reflexões.

Educação brasileira: trajetória e desafios
Instituição Escola, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Os sistemas de educação brasileiros, tanto o público quanto o privado, apresentam dificuldades de evolução positiva por assumirem lógicas economicistas. Isso é comprovado pela permanência dos índices do Ideb que são divulgados. Para melhorar, é preciso que o Estado gerencie os recursos, a escola forme cidadãos conscientes e a sociedade esteja atenta para acompanhar os processos educacionais e se comprometa a buscar o bem-estar de toda a população.