Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Debatendo a cultura alimentar na escola
Nutrição e Alimentos, Saúde, Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Política Cultural e Política Educacional

No mundo industrializado, a alimentação passou a ser regida pelo consumo de alimentos ultraprocessados em detrimento de uma alimentação caseira in natura, modificando os hábitos alimentares seculares. Isso fez surgir várias doenças, como obesidade, cardiopatias e esteatose, dentre outras. A apropriação da cultura alimentar pelo sujeito reforça sua identidade regional, nacional e cultural, em associação à história de seu país. Este artigo buscou relatar as ações desenvolvidas junto a estudantes da rede pública de ensino na cidade de Assis-SP, embasadas nos aportes teóricos da Psicologia Histórico-cultural.

O suporte dos recursos humanos como garantia de um contexto educacional de qualidade: uma análise em Sobral/CE
Instituição Escola e Política Cultural

Este artigo discorre acerca do suporte dos recursos humanos como garantia de um contexto educacional de qualidade na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental, pensando a importância do setor responsável por organizar processos administrativos que garantam todos os direitos dos servidores. Os recursos humanos são fundamentais na gestão de instituições educacionais, pois a escola não se faz apenas de corpo docente. Autores como Barreto e Lopes discutem a presença dos recursos humanos na educação pública, enquanto Urpia et al. e Silva Moreira et al. analisam a atuação desse profissional na educação.

Aprendizagem colaborativa e Taxonomia de Bloom em sala de aula
Formação de Professores

Este texto reflete sobre a aprendizagem colaborativa aliada à Taxonomia de Bloom. Seu objetivo está na definição desses conceitos, buscando alinhá-los à prática do uso das tecnologias como auxílio para os estudos na sala de aula. Utilizou-se pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Seu referencial teórico aporta-se em pesquisadores que buscam definir os conceitos de forma objetiva e com precisão. Apresentando uma prática colaborativa embasada nesses conceitos, o texto propõe-se a pensar a escola como espaço de ensino e de aprendizagens para melhorar competências e habilidades para o desenvolvimento cognitivo e afetivo.

Os jogos didáticos no ensino da Micologia: percepção dos alunos de licenciatura em Ciências Biológicas
Botânica e Formação de Professores

Os fungos são organismos complexos de morfologia variada e de importância ambiental e econômica. A utilização de jogos está aliada ao sucesso do ensino, visto que trata a teoria e estimula a criatividade, a socialização e o desenvolvimento do trabalho em equipe. Tendo essa percepção, foram elaborados três diferentes jogos didáticos com intuito de contribuir com o ensino-aprendizagem de Micologia. Os jogos foram confeccionados com materiais de fácil acesso aos alunos; como resultados tivemos: Baralho Fungi, Tabuleiro Fungi e Fungos Crosswords, que englobaram conteúdo dos principais grupos de fungos.

Em liberdade elas correm
Educação Infantil

Esta crônica fala de uma observação feita por mim, pessoa e professora confinada em fevereiro de 2021 em meio à pandemia do coronavírus, que ainda deixava o planeta cheio de incertezas. No texto, apresento uma cena vivida por crianças em um condomínio na Zona Norte no Rio de Janeiro; os corpos delas, que antes estavam aprisionados em casa pelo vírus, naquela tarde de fevereiro se encontraram sem a presença dos responsáveis (que olhavam de suas janelas) e apenas corriam juntas. Nosso desejo é que todas crianças do mundo possam, um dia, correr em liberdade!

O currículo e a formação de docentes em Pedagogia no Vale do Paraíba
Formação de Professores

Este trabalho tem como objetivo responder à seguinte pergunta: que sujeitos os cursos de licenciatura em Pedagogia do Vale do Paraíba estão sendo formados e quais as implicações existentes nessa temática quando se entende que os currículos formam uma sociedade? Como proposta metodológica, contemplou-se um estudo bibliográfico e uma análise documental, combinando abordagem qualitativa e quantitativa. Chegou-se à conclusão de que o(a) docente em formação não é um intelectual crítico-reflexivo que terá uma prática libertadora para seus futuros discentes, mas um técnico conteudista que não olha para a sociedade em sua realidade.

Articulação entre Literatura Infantil e Matemática: um estudo com professoras da Educação Infantil
Educação Infantil

Esta pesquisa abordou a articulação entre Literatura Infantil e Matemática, num estudo com professoras da Educação Infantil, e se orientou pela seguinte problemática: “Como as professoras da Educação Infantil estão trabalhando a relação da Literatura Infantil com o aprendizado matemático?”. Com esse tema, a pesquisa apresentou como objetivo geral analisar como as professoras da Educação Infantil de seis Cemeis de Montes Claros estão trabalhando essa relação, identificando se as professoras utilizam a Literatura Infantil no processo de ensino-aprendizagem da Matemática, explicando como realizam essa articulação.

Relatos de experiências: a dislexia na vida real
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

A dislexia atinge boa parte da população mundial, dificultando atividades básicas ensinadas no início do período escolar e úteis pelo resto da vida. A invisibilidade desse distúrbio e a falta de recursos inclusivos dentro da sala de aula impedem aos cidadãos disléxicos o pleno exercício de seus direitos civis quanto à educação de qualidade, além de impactar diretamente sua vida em relação às suas habilidades sociais. Com entrevistas e relatos realizados com adultos entre 40 e 60 anos, este estudo visa tornar esse transtorno específico de aprendizagem conhecido e reconhecível, possibilitando uma “reabilitação social” dos adultos disléxicos.

Trabalho, saúde e cidadania: um estudo das pesquisas escolares realizadas por estudantes cearenses na Biblioteca Pública de Maranguape
História da Educação

Este trabalho investigou as pesquisas escolares dos estudantes cearenses no ano de 1980 realizadas na Biblioteca Pública Capistrano de Abreu, em Maranguape/CE. O esforço consistiu em identificar e caracterizar essas pesquisas, classificando-as por áreas de conhecimento. A pesquisa, de cunho quanti-qualitativo, inserida no campo da História da Educação, adotou a abordagem da história cultural, privilegiando a perspectiva teórica de Chartier sobre práticas sociais de leitura e escrita. Ao inventariar tais pesquisas, evidenciamos o repertório de saberes curriculares.

Celeida Tostes: o barro em suas formas pelo olhar da criança: prática de ensino em espaço não formal
Formação de Professores, Educação Artística e Espaços Urbanos

Este artigo aborda questões alusivas ao processo criativo com barro, em uma experiência na educação não formal, com crianças de 2 a 10 anos. Discorre a respeito da importância de trabalhar o barro com elas. O objetivo é apresentar e compreender as possibilidades plásticas com o barro. Como referência para potencializar as atividades, lançamos mão da artista plástica e ceramista Celeida Tostes. Como metodologia, utilizamos a abordagem qualitativa. Os resultados obtidos do processo foram: desenvolvimento da coordenação motora fina, desinibição das crianças no processo de modelagem com o barro e aguçamento dos sentidos.