Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Botânica; Ecologia e Meio Ambiente; Oceanografia; Zoologia
Limpar filtros
O uso do fanzine como recurso pedagógico para a produção de conhecimento e divulgação científica do tema água
Ecologia e Meio Ambiente

Esta pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação sobre a produção de conhecimento e divulgação científica do tema “água”, a partir da aplicação de uma sequência didática de vivências educativas intitulada “Conhecendo aspectos importantes sobre a água”, desenvolvida como proposta de intervenção pedagógica e discutida na disciplina Divulgação Científica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima. Foram utilizados como instrumentos de registro a produção escrita das histórias e a confecção dos fanzines relativos ao tema. Participaram da pesquisa 25 alunos de 2° ano do Ensino Fundamental em escola pública de Roraima.

A diversidade pretérita e evolução no ensino de Biociências: uma análise de aplicação do PaleoGame
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Oceanografia e Zoologia

Dentre os conteúdos de Biociências está a Paleontologia, que oferece o conhecimento de tempos pretéritos aos alunos. Logo, questionou-se: como os jogos podem auxiliar no ensino de Paleontologia? Diante dessa narrativa, o relato de experiência discute a aplicação de um jogo didático com a finalidade de oferecer estratégias de ensino do tema, além de promover discussões e relatos durante o decorrer da prática. O jogo foi considerado importante para os processos de ensino, pois contribuiu para três grandes eixos de temas: o jogo, diversidade pretérita, Paleogeografia e tempo geológico.

A importância da literatura articulada ao ensino de Ciências na pré-escola, a partir do lúdico e da contextualização
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O artigo faz uma análise cronológica das concepções de criança e infância, construindo um paralelo com os avanços desses conceitos até os dias atuais. Em seguida, investiga como a implementação da Literatura, com temáticas voltadas para as Ciências, especialmente a Educação Ambiental, pode incentivar a construção do conhecimento na Educação Infantil de modo a romper com a estrutura do ensino tradicional. A partir de teorias desenvolvidas por diversos autores, observamos que é notória a importância da percepção da criança em seu processo de crescimento, necessitando explorar o meio, descobrir suas curiosidades e caminhar valorizando as ciências experimentais.

Educação Ambiental: plástico como tema norteador para aulas de Química
Ecologia e Meio Ambiente e Química

O uso do plástico convencional vem contribuindo para a poluição ambiental. Com o objetivo de investigar a contribuição de uma aula de Química em nível médio para a Educação Ambiental, com uma sequência didática baseada nos três momentos pedagógicos. Os dados foram coletados por meio de questionários e analisados de forma qualitativa. Os resultados obtidos na participação de estudantes de escola pública reforçam a necessidade da realização de mais aulas sobre EA e maior conscientização sobre a poluição causada pelos plásticos. Esta pesquisa cumpriu três (sensibilização, informação, mobilização) dos quatro níveis de abordagem.

2020 uma odisseia em meu espaço: etnografia, literatura e cinema em meio à pandemia
Ecologia e Meio Ambiente, Agronomia, Antropologia, Comunicação, Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e Literatura

Este é um relato de experiência como discente na disciplina Imagem, Memória e Imaginações Sociais: Antropologia, Literatura e Cinema; Experimentos Etnográficos de Análise e Escrita, no PPGCS/UFRRJ, adaptada ao período emergencial e realizada em 2020 via plataforma Zoom. Seu objetivo foi experimentar a análise e a escrita etnográfica, realizadas a partir de obras cinematográficas e literárias em diálogo com vivências cotidianas ou observações de campo. Foram realizados seminários a respeito de obras de referência, documentários e filmes. Os discentes elaboraram um ensaio ou resenha, contendo uma reflexão a partir dos textos teóricos.

Guia do educador para o filme "Rio"
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho propõe um guia didático para trabalhar o filme Rio com alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, especialmente do 1º ano. Rio é uma animação que conta a história de Blu, uma arara azul domesticada que está em extinção. Ao chegar à cidade do Rio de Janeiro, Blu conhece Jade, a última fêmea de sua espécie. Juntos, vivem uma aventura para se livrar dos contrabandistas de animais silvestres. O guia do educador para esse filme propõe trabalhar de forma didática a fauna brasileira, abordando principalmente os temas “animais em extinção” e o “contrabando de animais”.

"Lili do Rio Roncador" na educação: uma resenha da obra de Lucília Junqueira de Almeida Prado
Ecologia e Meio Ambiente, Farmácia, Agronomia e Língua Portuguesa e Literatura

A presente resenha busca apresentar a obra Lili do Rio Roncador, escrita por Lucília Junqueira de Almeida Prado. Inicialmente é feita uma breve contextualização sobre a escritora, enfatizando seus locais de vivência e prêmios recebidos. Em seguida, apresenta-se a obra de modo geral, obedecendo à sequência presente no livro. O trajeto heroico da personagem principal aparece permeado de intertextualidade. Vê-se um animal domesticado, do sexo feminino, no posto de herói; entretanto, é possível perceber algumas aberturas para interpretações ideológicas da obra.

A união entre ludicidade e brincadeiras ao ar livre, um pilar do desenvolvimento infantil
Ecologia e Meio Ambiente, Psicologia, Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

A presente pesquisa tem como foco discutir, conhecer e analisar a importância e o significado da ludicidade ao ar livre na Educação Infantil, visto que é notório o desprovimento de tais vivências ao ar livre em muitas escolas, por considerarem que as aprendizagens ocorrem somente dentro da sala de aula, com o ensino formal. Como metodologia, foi escolhida a revisão bibliográfica, inclusive de documentos como RCNEI e o ECA, que normatizam a Educação Infantil. Pensando sobre a temática, realizou-se um estudo de campo com o auxílio de questionário destinado a professores da Educação Infantil de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro.

Storytelling e gamificação com estratégias didáticas problematizadoras em temas de Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente

A inserção de ferramentas digitais na educação é primordial para acompanhar as constantes mudanças na sociedade, a exemplo dos jogos educativos. Tais ferramentas podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de diferentes habilidades dos educandos. Além disso, devem estar relacionadas aos aspectos que promovam o protagonismo dos alunos, como a metodologia ativa storytelling, que, embora ainda pouco utilizada na educação, possui a premissa de inserção de histórias no ensino como forma de contextualização e promoção de motivação. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o potencial de utilização da metodologia e recursos de gamificação na Educação Ambiental.

O bioma Cerrado: uma abordagem interdisciplinar entre Ciências Naturais e Matemática
Botânica, Zoologia e Matemática

O presente artigo discorre sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid 2018-2020), em uma escola do município de Barreiras/BA, por meio do projeto interdisciplinar bioma Cerrado envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais e Matemática. Embora sejam a princípio áreas distintas, quando se trata da necessidade de compreensão da riqueza e diversidade da fauna e flora daquele bioma, é evidente uma abordagem interdisciplinar, integrando objetos de conhecimento específicos dessas áreas.