Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
A compreensão leitora e o processo inferencial na construção de sentidos do texto lacunado: um estudo de caso
Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo é fruto de pesquisa realizada com alunos matriculados no 8° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo. À investigação da natureza pretendida interessou avaliar a compreensão da leitura dos alunos, saber se, no processo de inferência de sentido do texto lacunado, ocorre a mobilização de outras classes gramaticais armazenadas na memória dos educandos e constatar se a posição sintática das palavras no texto interfere na inferência de sentidos. Foi calculada a frequência das palavras que foram usadas, comparando-as com as do texto original.

Do conceitual à prática: Pibid de Educação Física
Saúde, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

O presente estudo diz respeito a experiências de aula de ginástica aplicada por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto de Educação Física da Universidade Federal do Acre (UFAC) no ano de 2019. O objetivo deste trabalho é relatar uma das experiências vivenciadas pelos acadêmicos participantes do projeto e expor como o Pibid pode auxiliar na formação profissional. É possível concluir que o Pibid influencia de forma direta a formação acadêmica dos bolsistas, pois foi possível lidar com turmas de estudantes, retirando o receio de lecionar.

A importância da contação de história na Educação Infantil
Educação Infantil e Língua Portuguesa e Literatura

O memorial acadêmico, como instrumento de avaliação à distância, assume o caráter de apropriação de sua própria formação pelo sujeito, possibilitando-lhe um olhar sobre o seu desempenho e sobre o impacto da sua formação em curso e prática profissional. Pretendemos apresentar um memorial que realiza, qualitativamente, um recorte de uma narrativa histórica e reflexiva, centrada nos acontecimentos que constituíram a trajetória do autor em cada etapa de sua formação. Vale a pena continuar a busca de novos conhecimentos a fim de contribuir com a sociedade escolar da melhor forma.

A influência do meio escolar sobre a saúde do professor de Educação Física: um diagnóstico situacional em municípios do sertão
Saúde, Vivências de Sala de Aula e Educação Física

Uma situação preocupante está nas condições de trabalho dos professores de Educação Física. Esta pesquisa destaca a influência do meio escolar sobre sua saúde, problematiza a investigação dos aspectos desencadeadores do fator saúde-doença, a fim de analisar os fatores intrínsecos à escola que levam ao adoecimento; possui abordagem qualitativa, adotando o método de estudo de caso. Os resultados indicam que a ausência ou limitação estrutural das escolas gera desgaste físico-emocional, que o estado de saúde dos discentes reflete sobre os docentes, que a jornada de trabalho e a desvalorização impactam seu lado socioemocional.

Utilizando a poesia na educação de crianças e jovens: uma ferramenta facilitadora
Língua Portuguesa e Literatura

A poesia oferece inúmeros benefícios na formação intelectual, emocional e social dos jovens. Por isso, sua introdução no contexto educacional tem sido objeto de atenção de vários educadores. Neste artigo, exploraremos os inegáveis benefícios da introdução da poesia na educação. Por sua leitura em voz alta ou ao escutá-la, a poesia é capaz de estimular o cérebro de múltiplas maneiras: evocando imagens, apresentando estruturas sintáticas diversas, estimulando a percepção do ritmo, a harmonia das paridades sonoras e muito mais. O jovem que é colocado em contato com tal uso criativo da linguagem aprimora suas habilidades linguísticas, incluindo a comunicação.

Aprendizagem colaborativa in progress: a utilização das lives pelo professor em tempos de covid-19
Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV, Política Cultural e Política Educacional

Este trabalho se caracteriza por um relato de experiência na práxis da docência universitária mediante os desafios do ensino remoto, em consequência da pandemia da covid-19. A partir das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), instituições públicas e privadas foram desafiadas a manter suas atividades, utilizando-se das tecnologias existentes para que a escola não parasse. Entretanto, vários problemas estruturais emergiram diante dessa necessidade emergencial. A partir disso, desenvolvemos uma metodologia utilizando a práxis das redes sociais para a promoção do engajamento dos alunos no ensino remoto.

O desenho infantil no primeiro segmento do Ensino Fundamental: possibilidades de análises e práticas docentes
Educação Artística

O desenvolvimento da linguagem do desenho tem grande importância na formação da criança. Este artigo apresenta uma investigação sobre a prática docente no primeiro segmento do Ensino Fundamental sobre o uso do desenho infantil e oferece instrumentos teóricos de modo a contribuir para o desenvolvimento do desenho discente. Trata-se de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa desenvolvida que tem como base teórica fundamental a Gramática do Design Visual. Os sujeitos da pesquisa são professores do primeiro segmento do Ensino Fundamental que participaram de um minicurso realizado no Colégio Pedro II.

Resgate de brinquedos e brincadeiras pelas disciplinas de Ciências e Arte nos anos finais do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Química, História, Sociologia, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Educação Artística

A interdisciplinaridade é muito importante no contexto da educação, visto que a partir dela podemos favorecer uma aprendizagem mais próxima ao contexto dos estudantes e mostrar-lhes que o conteúdo não é fragmentado e está somente presente no contexto escolar. A partir das disciplinas de Ciências e Arte, foi elaborado uma disciplina interdisciplinar que aborda conceitos de ambas por meio do resgate de brincadeiras e brinquedos, além da confecção de alguns brinquedos utilizando materiais recicláveis. O trabalho é uma pesquisa participante, cujo objetivo é analisar uma disciplina interdisciplinar com o foco no resgate de brincadeiras e brinquedos.

"Relatos do Mundo": aspectos do filme que podem ser trabalhados na sala de aula
Formação de Professores e Cinema, Teatro e TV

A linguagem cinematográfica já vem sendo usada por alguns educadores como um meio de enfatizar conteúdo a serem trabalhados na sala de aula. Um filme sensibiliza e acrescenta, muito além de deixar a aula mais lúdica pode contribuir com novas ideias e visão de mundo, estimulando os alunos no seu papel questionador e criativo e no seu posicionamento na sociedade. É importante pensar também no papel da arte e da leitura, que vai muito além do que podemos imaginar. Quem tem leitura de mundo pode acrescentar, dar ao outro mais autonomia e criatividade; esse é também o papel do professor.

Campanha comunitária virtual: uma proposta de organização didática
Língua Portuguesa e Literatura

Com o objetivo de promover o desenvolvimento de capacidades de linguagem e na produção textual, em aulas de Língua Portuguesa, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, alunos do 2° ano Ensino Médio, de uma escola pública do ano de 2021, foram desafiados a apresentar uma proposta de intervenção social por meio de uma campanha comunitária sobre a inserção da Literatura Indígena na lista de obras de leitura obrigatória para vestibulares. A organização do ensino considerou o planejamento de atividades didáticas e o agir do professor na sala de aula virtual, com interações síncronas e assíncronas.