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Profissão ensinar: identidade e saúde do “Eu educador”
Saúde, Psicologia, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional

Este artigo reflexivo lança um olhar à questão crucial, já sistematizada, ignorada pelas administrações públicas: a precarização da qualidade de saúde mental e emocional dos professores brasileiros. Em face à realidade salarial da categoria, muitos são levados a ministrar elevado número de horas-aula semanais em condições de trabalho por vezes insatisfatórias, em função da falta de material didático e da violência nas escolas (refletida em agressões verbais, morais e até mesmo físicas contra alunos e professores), além de fatores antagônicos de outras ordens, como o difícil acesso ao local de trabalho e as fragilidades na formação acadêmica.

A importância da participação ativa da família no âmbito escolar
Educação a Distância, Educação Infantil, Instituição Escola e Política Educacional

Este artigo tem como objetivo tratar da questão da família e sua importância efetiva e participativa na escola. O prisma desta pesquisa é estudar e refletir a respeito dessa relação entre escola e família, assim como os seus impactos no desenvolvimento intelectual e afetivo da criança, tornando-a uma pessoa preparada para os desafios que enfrentará em sociedade. O objetivo geral é analisar os efeitos dessa relação para o pleno desenvolvimento da pessoa humana. O tipo de pesquisa é bibliográfico, com abordagem qualitativa. Com os resultados alcançados, entendemos que família e escola, juntos, formam o caráter e desenvolvem integralmente a capacidade intelectual da pessoa.

Liderança empreendedora como fator de melhoria na gestão escolar
Instituição Escola e Política Educacional

O empreendedorismo é mais do que apenas abrir um negócio; tem sido estudado e analisado em diversas áreas, inclusive na educação. A educação empreendedora envolve um processo de reflexão e conscientização que visa transformar experiência e conhecimento em aprendizado para formar pessoas e líderes inovadores, conscientes e éticos. A educação para o empreendedorismo estimula o desenvolvimento de competências com um processo de aprendizagem contínua que forma indivíduos que saibam observar, avaliar e tomar decisões e comecem a agir positivamente, tornando-se agente de mudança.

Reflexões sobre a utilização de recursos pedagógicos no ensino de Embriologia no estágio supervisionado
Biologia e Biociências, Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Este trabalho relata a experiência vivenciada na aplicação de uma sequência didática de Embriologia, realizada na disciplina de Estágio Supervisionado, durante a graduação. O principal objetivo desta pesquisa é possibilitar a compreensão de conceitos e processos embrionários com o uso de recursos pedagógicos. As atividades foram desenvolvidas com 19 alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio, em uma escola pública, localizada no município de Tucuruí/PA. A metodologia ocorreu por meio do jogo denominado Trilha Embriológica e a confecção de modelos didáticos sobre as fases embrionárias.

Ensino não presencial no Brasil: uma política discriminatória para a educação do aluno trabalhador
Educação a Distância e Política Educacional

O texto analisa o ensino não presencial em tempos de pandemia como política discriminatória para a educação do aluno-trabalhador. É uma pesquisa bibliográfica e qualitativa que problematiza formas de aplicação de modelos educacionais e verifica sua implementação nesse ambiente. Foram utilizadas entrevistas com alguns pais e professores, a fim de reforçar a hipótese. Considera-se que, nesse cenário nebuloso, a escola pública tem o dever de proporcionar um legado fundamental para a reconstrução do Brasil, visto que foi necessária uma capacitação aguçada, pedagógica e tecnológica do professor.

Avaliações escritas no ciclo de alfabetização e as marcas de autoria
Avaliação, Formação de Professores e Política Educacional

O presente artigo visa analisar a questão da autoria em textos de crianças do 1° e do 2° ano do Ensino Fundamental, nas produções escritas em provas oficiais realizadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) e em escritas realizadas em seus portfólios. Com base em uma abordagem qualitativa, estudamos as estratégias que as crianças utilizam para dizer o que desejam e, dessa forma, imprimir marcas autorais no texto. Autores com Smolka e Castro contribuem teoricamente por valorizar o discurso dos sujeitos em todos os seus registros. O uso do portfólio assumiu papel principal na avaliação processual e qualitativa.

A questão social no Brasil: Programa Bolsa Família e desempenho escolar estudantil
Avaliação, Instituição Escola e Política Educacional

O Programa Bolsa Família (PBF) persistiu por duas décadas como importante política de combate à pobreza no Brasil. A consideração da complexidade dessa problemática, em razão das múltiplas determinações presentes em nossa sociedade, implica a investigação da particularidade da “questão social” brasileira mediante o exame do PBF como programa de transferência de renda e seus impactos no desempenho escolar por meio do balanço comparativo entre os estudantes bolsistas e os não bolsistas. A pesquisa valeu-se da perspectiva histórico-crítica na análise empírica dos dados colhidos na Escola Municipal Elpídio Reis, de Campo Grande/MS.

Análise do Novo Ensino Médio no Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais
Política Educacional

Este artigo busca compreender os fundamentos da Lei nº 13.415/17 e o seu reflexo na BNCC e nas normas do Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais. À luz do referencial teórico, faz-se uma análise documental, comparando-se aquela lei, que instituiu o Novo Ensino Médio no país, com documentos correlatos a ela. Conclui-se que o NEM se fundamenta no discurso neoliberal e fortalece os interesses dos mais abastados em detrimento da formação ampla dos sujeitos e da construção de uma sociedade com menos desigualdades sociais.

A Psicomotricidade e suas contribuições para a Educação Inclusiva
Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da Psicomotricidade na Educação Inclusiva. Para isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica qualitativa com pesquisa de campo. Foram abordados os conceitos psicomotricistas e da Educação Especial Inclusiva, com base teórica e legislativa. O estudo mostrou a sua importância para a educação dos alunos com deficiências. Apesar de alguns profissionais da educação afirmarem conhecer a psicomotricidade, o resultado do presente trabalho deixa claro que conhecer é diferente de saber aplicar esses conhecimentos.

Reflexão sobre o vazio intelectual na sociedade brasileira provocado pelo sistema de ensino
Avaliação, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Educação de qualidade é o alicerce que sustenta todas as construções sociais avançadas, porque é a promotora do desenvolvimento social, cultural, científico, tecnológico e moral. A escola, portanto, é o útero gerador da civilização civilizada e, quando ela não cumpre esse papel, inexoravelmente coloca o homem à margem de sua sociedade e a sociedade a que pertence à margem do desenvolvimento global. Este esboço reflete a preocupação com os caminhos da educação no Brasil, a priori, o método estéril de ensinar que está fundamentado na assimilação de ideias e na memorização.