Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
Uma experiência no processo de ensino-aprendizagem de Física na Educação de Jovens e Adultos
Física e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho, desenvolvido na Escola Estadual Leônidas Monte, em Abaetetuba/PA, relata as experiências adquiridas durante atuação como bolsista do PIBID/Capes, como aluna do Curso de Licenciatura Plena em Física/Parfor promovido pelo IFPA. Enfatizo aspectos que justificam a necessidade de tornar o processo de ensino-aprendizagem de conceitos e fenômenos físicos mais prazerosos e significativos para os alunos da EJA.

O albinismo e suas conexões com o ensino de Ciências Naturais: um relato na EJA
Saúde, Biologia e Biociências, Física, Química e Vivências de Sala de Aula

É importante conceituar e contextualizar o albinismo dentro dos processos educacionais no que tange ao Ensino de Ciências e suas interdisciplinaridades. Uma aula se apropriou do tema albinismo para integrar conhecimentos de Química, Física e Biologia. A prática revelou como discussões sobre o tema são importantes e não precisam emergir exclusivamente nos conteúdos da genética, demonstrando que os conteúdos da ciência se agregam a discussões sociais mais amplas, como os estigmas sociais e o racismo.

O nitrogênio nosso de cada dia
Ecologia e Meio Ambiente, Nutrição e Alimentos, Biologia e Biociências e Química

O nitrogênio é essencial ao dia a dia da alimentação, na produção de verduras, legumes, leites e seus derivados. O que pouco se comenta é que a possibilidade de sua utilização em larga escala só nasceu no decorrer da Primeira Guerra Mundial, ao ser descoberta uma forma de síntese da amônia a partir do nitrogênio da atmosfera.

Aplicativo para dispositivos móveis no ensino de Geometria Plana
Computação e Tecnologias e Matemática

Diante das dificuldades vivenciadas no processo de ensino e aprendizagem da Geometria Plana, do avanço tecnológico refletido nos últimos tempos e do crescente número de pessoas que aderem à internet como fonte de pesquisa, foi construído um aplicativo para dispositivos móveis sobre triângulos e suas propriedades de forma a favorecer o ensino; ele reúne materiais de qualidade acerca do tema, propiciando ganho de tempo e segurança quanto à confiabilidade das informações. Foi feita uma pesquisa com 26 alunos, e o projeto obteve aprovação e se mostrou importante como fonte de estudos por jovens da Educação Básica.

A importância do incentivo à pesquisa para o ensino de Química
Química, História e Formação de Professores

Este estudo tem como objetivo trazer contribuições teóricas sobre a história das descobertas no campo da Química e sobre a importância do professor que desenvolve no aluno a vontade de buscar o conhecimento. O incentivo à pesquisa educacional tem forte influência no processo de ensino e aprendizagem de Química. Para que o ensino de Química possa ser mais eficiente, é importante que o professor esteja cada vez mais compromissado com a pesquisa e a busca pelo conhecimento.

Mostra de Física de Partículas no 3º ano do Ensino Médio: um incentivo ao protagonismo do aluno
Física

É importante que temas de Física Moderna sejam trabalhados no Ensino Médio, por propiciar ao aluno melhor entendimento do mundo que o cerca e contextualizar a Física. A área de Física de partículas é uma das mais promissoras para o século XXI e suas descobertas são sempre notícia. O objetivo do trabalho foi introduzir conhecimentos de estrutura da matéria para abordar aos conceitos discutidos no curso de Eletricidade no 3o ano do Ensino Médio. Os alunos foram divididos em grupos que pesquisaram, elaboram ideias e apresentaram seus trabalhos, procurando proporcionar compreensão dos assuntos.

A interdisciplinaridade e a tecnologia como alternativas aos métodos disciplinares na educação
Computação e Tecnologias e Avaliação

As disciplinas são métodos utilizados a fim de que o indivíduo se torne submisso aos métodos vigentes por uma dominação do sujeito, organização dos espaços e a resistência de interação entre os indivíduos. A interdisciplinaridade é uma alternativa para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem; pode ser desenvolvida com a interação entre disciplinas e projetos desenvolvidos por professores e alunos.

Potencialidades dos temas geradores no ensino de Ciências
Biologia e Biociências

Para Telma dos Santos e Rosane Meirelles, os temas geradores freirianos são oportunidade para buscar sentido para o ensino de Ciências e despertar o interesse dos estudantes numa perspectiva interdisciplinar, histórica e cultural. O ensino tem enfrentado desafios que perpassam a formação docente, investimentos, permanência nas escolas e contextualização.

Uma experiência de aprendizagem colaborativa extraclasse mediada pelo uso da tecnologia
Matemática

Levantamento em turmas do 1° ano do Ensino Médio de uma escola estadual em Minas Gerais mostrou que apenas 16,3% desses alunos possuem uma rotina de estudos extrassala. A fim de reverter esse quadro, foi feita uma experiência metodológica, que consistiu na criação de um blog para promover a aprendizagem colaborativa. Os resultados mostraram que o ambiente informatizado possibilitou que os alunos discutissem juntos e resolvessem conjuntamente as questões propostas. Os alunos consideraram que a atividade favoreceu a interação entre colegas e promoveu o estudo de forma atrativa.

Riquezas e curió(sidades) de Paracambi
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Biologia e Biociências, Antropologia, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

O Parque Natural Municipal do Curió (PNMC) em Paracambi é um fragmento da Mata Atlântica; foi criado em 2009 e ocupa 913 hectares (ITPA, 2010). Ainda que seja bastante significativo, os moradores da cidade pouco conhecem os recursos naturais abrangidos nessa unidade de conservação. Infelizmente, a flora, a fauna, rios e águas subterrâneas sofrem ação antrópica negativa, seja por caça e retirada ilegal de espécimes, seja por incêndio e poluição direta na vegetação, nos rios e no entorno.