Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
A qualidade de vida no trabalho do professor: uma revisão da literatura necessária ao processo de formação continuada do profissional da Educação
Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O presente estudo tem como finalidade principal analisar, a partir de uma revisão de literatura, a qualidade de vida no trabalho do professor e suas implicações no processo de formação continuada. Como percurso metodológico usamos a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa. Esta revisão permitiu identificar os fatores que determinam a qualidade de vida objetiva ou subjetiva dos professores. No entanto, a escassez de estudos sobre o tema e a fragilidade dos inquéritos longitudinais permitiram apresentar algumas recomendações de investigação, como a observação de correlações entre a qualidade de vida dos professores e dos alunos e pesquisas transdisciplinares no ambiente escolar.

A importância dos jogos no ensino de Matemática no Ensino Fundamental II
Matemática e Vivências de Sala de Aula

A pesquisa tem como finalidade investigar a importância dos jogos nas aulas de Matemática como ludicidade, princípio importante no ensino matemático. O objetivo deste trabalho é destacar a importância de ensinar Matemática por meio dos jogos, em uma perspectiva contemporânea, pois eles ajudam o aluno a progredir para uma aprendizagem significativa. O trabalho traz reflexões em torno da atual prática dos professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental de ensinar conteúdos matemáticos por meio de jogos, deixando de lado a imagem da Matemática como um bicho de sete cabeças.

O componente curricular Arte no contexto do Novo Ensino Médio – abordagem, desafios e perspectivas
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas, Cinema, Teatro e TV, Dança, Educação Artística, Fotografia e Música

O presente artigo pretende apresentar algumas perspectivas para o componente Arte no Novo Ensino Médio. Inicia-se com as mudanças legais, esclarecendo pontos acerca da Base Nacional Comum Curricular e de outros documentos. De forma sucinta, visa abordar o componente Arte na formação geral básica do Novo Ensino Médio, apresentando como essa disciplina comporá, de forma interdisciplinar, as trilhas de aprendizagem dos itinerários da parte flexível do currículo do Ensino Médio, focando nos eixos formativos propostos pela BNCC.

Oficina de Arteterapia - um relato de experiência
Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Educação Artística

Este trabalho visa demonstrar o dia a dia do atendimento educacional especializado realizado na Oficina de Arteterapia numa escola municipal da região metropolitana do Rio de Janeiro e apontar a importância da arte na socialização e aprendizagem de crianças com necessidades especiais. Com a garantia da matrícula de pessoas com deficiência na escola pela Política Nacional de Educação Especial foi instituído o atendimento educacional especializado. A linguagem artística e o uso dos materiais expressivos se constituem como elementos facilitadores da inclusão de crianças com deficiência, sendo esse um espaço de autoconhecimento, socialização e ultrapassagem de barreiras.

Encontro entre Steiner, Freinet, Freire... e nós!
Avaliação, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Em um fantástico encontro, Steiner, Freinet e Freire discutem alguns aspectos da Educação que eles consideram importantes para suas teorias. Eles apresentam algumas questões, como fazer o saber ser algo que encanta, que deve estar fora da escola, sem rígidas disciplinas, com corpo, voz e ideias, percebendo a materialidade, a beleza e os sentimentos, com passeios e expressões de cultura. Ao mesmo tempo, analisam o desenvolvimento da criança, a experimentação e representações mentais. Paulo Freire fala dos diferentes saberes, prega o fim da discriminação e define que educar é um ato de amor.

O professor e o processo de constituição do leitor crítico
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

A leitura é um aspecto importante para o indivíduo leitor; é por isso que as dificuldades com a prática de leitura são uma das questões mais discutidas no âmbito escolar. O ensino e o incentivo à prática de leitura contribuem para a formação de um leitor social e crítico, influenciando no seu processo de desenvolvimento e entendimento de mundo, pois abrangem várias dimensões no processo educativo e ajudam na compreensão crítica, facilitando, assim, a prática diária de interação e de relacionamento com o outro. Por toda essa importância é que se faz fundamental que a escola dê a mesma importância à leitura que dá à gramática, à ortografia e a outros aspectos linguísticos.

Sonhar é viver
Antropologia, Filosofia, História, Sociologia, Formação de Professores, Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura, Política Cultural e Política Educacional

Poesia... Estudar e escrever é um ato de excelência e de criatividade que torna o sujeito um ser estudante, um aprendiz permanente apesar das pedras no caminho, sonhar traz esperanças e força para lutar contra o que é desumano.

Cosméticos e alimentos “sem química” são feitos de antimatéria?
Química e Vivências de Sala de Aula

As 14 perguntas e respostas que compõem esse artigo são uma tentativa bem-humorada de relacionar alguns dos encontros e desencontros da Química com o nosso dia a dia. Sua inspiração começou como gracejos com os alunos e entre colegas professores, que por sua vez acabaram também por contribuir com novas e divertidas indagações. Com o tempo, percebemos que, além de cativar o interesse, elas possuem grande potencial educativo, que pode ser facilmente explorado em sala de aula.

Atuação de profissionais do AEE em tempos de pandemia: desafios e perspectivas
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Instituição Escola

O presente trabalho tem como objetivo analisar a atuação dos professores de atendimento educacional especializado (AEE) junto aos estudantes da Educação Básica durante o período de isolamento social imposto pela pandemia. Foram realizadas entrevistas com oito profissionais do AEE de duas escolas públicas situadas no centro-oeste de Minas Gerais. Após as análises, constatou-se que os profissionais da Educação se viram desafiados a encontrar novos caminhos para ensinar, demonstrando grande preocupação em relação à rotina de estudos dos estudantes e às atividades propostas.

A importância das brincadeiras no processo de aprendizagem na Educação Infantil
Educação Infantil

O presente artigo é uma pesquisa bibliográfica na área da Educação que contextualiza os caminhos da Educação Infantil até os dias atuais e a concepção de criança, enfatizando a importância das brincadeiras como processo de aprendizagem cognitiva, social e emocional. Com as brincadeiras, as crianças aprendem, descobrem novas formas de se divertir e desenvolvem habilidades importantíssimas para a sua formação. As brincadeiras desempenham um papel fundamental, pois é a partir delas que as crianças aprendem, criam, imaginam, socializam e trazem para a ação do brincar fatos ocorridos em seu cotidiano, manifestando sentimentos e vontades.