Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
A produção de subjetividades pelo uso da internet e suas implicações no processo de aprendizagem
Computação e Tecnologias

O homem tem produzido subjetividades, pois seu aprendizado o levou a destacar-se dos outros animais, levando-o a usar o raciocínio para criar, aprender e se adaptar ao ambiente em que vive, influindo e sendo influído pelo meio, dominando técnicas e criando tecnologias e aprendendo a utilizá-las em seu benefício e em benefício do seu grupo. A imprensa possibilitou a produção e o desenvolvimento da informação e do conhecimento, interferindo na subjetivação do ser humano, valorizando a experiência individual.

Contribuições para a formação inicial docente em Matemática – Experiências do Projeto Bolsa Licenciatura
Matemática

Algumas atividades desenvolvidas com alunos de turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio trabalharam conceitos matemáticos que costumam trazer dificuldades de aprendizagem. Dentro do projeto de supervisão do estágio, foi possível desenvolver com os licenciandos práticas docentes que certamente contribuirão para sua prática posterior em sala de aula

Paraquedas, funções e computadores: por que não programar?
Matemática

Este artigo é destinado aos professores de Ensino Médio que tentam alternativas para o ensino de Matemática. A forte inclinação das atuais gerações para o uso do computador parece ser combustível para uma resposta negativa ao aprendizado da “rainha de todas as ciências”. Utilizando fatos históricos e rudimentos de Física, o conceito de função é trazido à tona e mostra sua força diante do mundo real, num contexto fascinante: foguetemodelismo, para mostrar a potencialidade do computador, que vai muito além de seu uso recreativo.

Biologia na palma da mão – desenvolvimento do aplicativo BioAulas
Biologia e Biociências

As tecnologias da informação e da comunicação, por sua combinação de informática e telecomunicações, permitem o acesso das pessoas a conteúdos disponibilizados a distância, graças à difusão das informações. Um aplicativo de celular permite que os alunos tenham acesso aos conteúdos abordados nas aulas de Biologia, o que reduz a preocupação e o tempo gasto para copiar as anotações feitas no quadro-negro.

As fake news e o ensino de Ciências e Biologia
Biologia e Biociências

A fim de aproximar do cotidiano os conhecimentos a serem trabalhados em Ciências e Biologia e motivar os estudantes, as fake news foram usadas para estudar diversos temas dessas áreas. Ao final, os grupos de alunos prepararam apresentações para os demais discentes da escola e identificaram características dessas notícias falsas, quase sempre alarmistas.

Ensino de Astronomia: uma aplicação do AstroRummikub no Ensino Fundamental
Física

Este trabalho analisa possibilidades do uso do jogo AstroRummikub para a compreensão do Sistema Solar e a ordem de distância dos astros em relação ao Sol em aulas de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa mostram que o jogo ajudou na compreensão dos alunos sobre o conteúdo abordado, comprovando que a utilização do lúdico pode auxiliar o processo de aprendizagem; o jogo é apenas uma ferramenta de ensino.

Contos mitológicos no ensino de Astronomia: uma abordagem inovadora para discussão dos planetas do Sistema Solar
Física

O emprego dos contos mitológicos gregos que tratam dos deuses que dão nome aos planetas do sistema solar foi a estratégia utilizada para levar os alunos a conhecer um pouco mais profundamente esses astros celestes. A pesquisa aplicada após a oficina mostrou resultados bastante positivos para essa atividade.

“Uno da Química”: conhecendo os elementos químicos por meio de um jogo de cartas
Química

Um jogo de cartas apresenta características dos elementos químicos e possui recursos que aumentam a ludicidade, equilibrando as funções de entretenimento e de aprendizagem. Essa combinação aumenta o interesse do aluno pela disciplina e conteúdos de tabela periódica.

Ensinando Física no quinto ano do Ensino Fundamental: uma proposta envolvendo magnetismo
Física

Este artigo apresenta proposta sobre a alfabetização científica para os anos iniciais aplicada em escola pública, baseada em atividades práticas nas aulas de Ciências. O objetivo é inserir tais atividades práticas nas aulas do quinto ano escolar. O tema escolhido para as atividades é o magnetismo. A metodologia pesquisa-ação e a utilização de mapas conceituais contribuem para que a aprendizagem dos estudantes seja significativa.

Um estudo de caso sobre o ensino-aprendizagem dos diferentes significados de frações em uma escola de Educação Básica
Matemática

Este trabalho investigou junto a alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Duque de Caxias os significados de frações que esses alunos demonstraram ter maior domínio ou não possuem e os mais presentes entre eles, como relação parte-todo, operador multiplicativo, quociente/número, razão e probabilidade. Foram analisados os livros didáticos usados por esses alunos, os resultados de tarefas propostas e as respostas verbais dadas em entrevistas sobre essas tarefas.