Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
Como matar um químico
Química

Por não ser uma ciência facilmente compreendida, vista um pouco como feitiçaria, outro pouco como coisa de pretensiosos, está nascendo um movimento forte na sociedade: a quimiofobia, que envolve o medo aos químicos profissionais e ao uso demasiado de produtos químicos.

Experimentação no ensino e aprendizagem de Física
Física

Várias pesquisas avaliam positivamente as atividades experimentais no processo de ensino e aprendizagem de Física. Por isso, os professores dessa disciplina esperam que esse modelo de ensino confirme sua trajetória de ascensão. Os trabalhos apresentados no Simpósio Nacional do Ensino de Física vêm confirmar essa teoria.

A utilização de desenho animado no ensino de Ciências como recurso ao estudo de ondas eletromagnéticas
Matemática

Com a evolução tecnológica, a utilização de diversas mídias – como a internet e a televisão – torna-se um aliado na problematização de conteúdos mais abstratos a serem trabalhados em sala de aula, a fim de torná-los mais significativos para os estudantes. O professor, como mediador, pode utilizar a tecnologia como estratégia de aprendizagem, sempre com informações corretas e didáticas.

Uma proposta metodológica de ensino híbrido envolvendo a plataforma Google Classroom como ambiente virtual de aprendizagem no Ensino Médio
Computação e Tecnologias, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Uma metodologia híbrida utilizando o ambiente Google Classroom foi direcionada à disciplina Geografia, começando por uma questão: qual caminho é percorrido para que seu prato de comida favorito chegue à sua mesa? Certamente essa metodologia estimulará o uso das TIC em sala de aula a fim de formar estudantes reflexivos e críticos.

Aprendizagem e avaliação: um processo intrínseco
Computação e Tecnologias

Este artigo tem a finalidade de analisar as relações existentes entre aprendizagem e a avaliação, as interseções presentes e a experiência das condições biológicas e sociais que interferem no processo de aquisição do conhecimento. Aprendizagem e avaliação se coadunam num mesmo processo em que é necessário interpretar o que ocorre nos espaços educacionais e o protagonismo de alunos e professores.

A química das drogas: uma abordagem didática para o ensino de funções orgânicas
Química

Vem da Antiguidade o registro do uso de substâncias químicas com variadas finalidades. As drogas podem ter origem natural ou sintética e são tema de constantes discussões – especialmente entre jovens. Por isso, estruturar um jogo usando as características estruturais e químicas dessas substâncias pode ser uma forma de alcançar o interesse dos alunos pelo assunto.

Coisa de Professor: um incentivo à apropriação da tecnologia educacional por docentes do Ensino Fundamental
Computação e Tecnologias e Formação de Professores

Considerando que a forma como as pessoas lidam com a informação foi alterada, é imprescindível pensar em alternativas de ensino que atendam à demanda por modos diferenciados de lidar com a informação. Uma experiência em um Colégio Federal no Rio de Janeiro objetiva estimular docentes a se apropriar de tecnologias digitais, especificamente por meio de um ambiente virtual criado para familiarizar professores da Educação Básica com objetos de aprendizagem.

As aventuras de um químico desempregado
Química

Como deve se comportar um químico desempregado que resolve enfrentar as atividades físicas de uma academia? Junto com isso, Esteban Moreno conta também como foi fabricar o xampu preferido da sua amada e limpar quimicamente as joias dela conforme encomendado.

Integrando conhecimentos em uma escola técnica federal: aprendendo a utilizar ferramentas tecnológicas e conceitos matemáticos nos mistérios da expressão de genes
Matemática e Química

A pergunta que surge é: todo gene é expresso? Em que momento ou condições ele é expresso? Como aferir a capacidade de expressão de um gene? Neste trabalho, é apresentada uma abordagem prática que facilita o entendimento para os alunos do Ensino Médio Integrado, por meio de simulação.

Aulas de Química inovadoras ajudam o combate ao consumo de álcool
Química

Criar atividades que exijam o uso da terminologia científica correta e deem oportunidade para os alunos trocarem ideias sobre assuntos do cotidiano é uma prática de educadores atentos ao contexto da sua escola. Um trabalho desenvolvido nas aulas de Química que aborde o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes desafia a atitude deles, pois exige a reflexão de cada um, provocando sua criticidade.