Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Educação de surdos no Brasil: atendimento educacional especializado para pessoas com surdez na Educação Escolar Indígena
Antropologia, Comunicação, História, Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política Educacional

O presente trabalho é um excerto da monografia de conclusão do Curso de Especialização em Língua Brasileira de Sinais ofertada pela Universidade Candido Mendes sob o título “Línguas Indígenas no Brasil: Ka'apor, a outra língua de sinais brasileira”; tem como objetivo proporcionar maior compreensão aos leitores, estudantes, professores, pesquisadores e pessoas que têm interesse pelos estudos sobre a surdez e povos indígenas, com conhecimento a respeito da história da Educação de surdos no Brasil e, por conseguinte, sobre o atendimento educacional especializado (AEE) ofertado nas escolas regulares e voltado para a população indígena surda.

Recursos digitais aplicados na Educação Infantil
Educação Infantil

O objetivo deste projeto é realizar uma pesquisa de campo com professores da Educação Infantil em escolas públicas do município de Aperibé, no interior do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa visa conhecer a realidade das escolas por meio do mapeamento da infraestrutura das unidades, como salas de aula e laboratórios, além de abordar as metodologias e as práticas pedagógicas adotadas no processo de ensino-aprendizagem e o posicionamento dos professores em relação à utilização de recursos digitais como ferramenta de auxílio para suas atividades pedagógicas.

A importância do desenvolvimento motor na Educação Infantil
Educação Infantil

O artigo reflete sobre a importância do desenvolvimento motor na Educação Infantil, objetiva discutir a inserção de atividades motoras que ajudam no desenvolvimento da criança em idade escolar. Tal abordagem é de grande relevância para analisar a importância de avaliar e relacionar atividades físico-motoras na Educação Infantil e suas contribuições para o desenvolvimento infantil, permitindo aos educadores uma reflexão sobre sua prática pedagógica, a fim de contribuir no desenvolvimento físico-motor e consequentemente refletir tal desenvolvimento na aprendizagem do aluno. O artigo foi desenvolvido por meio de revisão bibliográfica.

Museu do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro: experiências de Educação não formal e mediação museal no projeto Bombeirinhos
História, Formação de Professores, História da Educação e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo é um estudo que aborda uma discussão entre Educação não formal em diálogo com a Educação Museal pela mediação museal, contextualizado nas experiências do projeto Bombeirinhos, realizado no Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e em seu museu, em parceria com organizações não governamentais (ONGs) e coletivos sociais do estado, levando crianças e adolescentes a vivenciar a rotina desses profissionais, visitar o prédio histórico e o museu da corporação, além de receber conhecimentos básicos da profissão.

A Educação em ambientes não escolares: um relato de experiência
Vivências de Sala de Aula

A educação não se limita apenas a espaços formais, devendo ser trabalhada em todos os lugares, pois é uma forma de garantir um melhor desempenho de um maior número de indivíduos. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo propor uma reflexão quanto à importância da Educação não formal para a socialização do indivíduo, consolidando um caráter humanizador e emancipador nesse tipo de formação. A metodologia adotada é da pesquisa bibliográfica embasada em teorias relevantes ao tema proposto. Depreende-se que é muito importante entender que a formação do indivíduo não acontece somente nos ambientes escolares.

Letramento escolar: ultrapassando os muros da escola
Formação de Professores

O presente artigo busca refletir sobre a relevância do letramento no âmbito escolar, enfatizando a leitura e a escrita, com o objetivo de apresentar algumas discussões teóricas de autores que defendem a concepção de letramento como prática essencial no desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos alunos. Percebemos a importância do aprimoramento dos níveis de letramento no espaço escolar, desenvolvendo o senso crítico do nosso alunado, instigando a imaginação e proporcionando novos sentimentos, emoções e conceitos, refletindo sobre o que se lê, o que se vive e o que se vê, a fim de que realize uma leitura do mundo à sua volta.

Inclusão na Educação Infantil: dos direitos às práticas
Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

A Educação Especial é uma modalidade presente em todas as etapas de ensino da Educação Básica, iniciando-se na Educação Infantil, primeira e importante etapa para desenvolvimento do indivíduo como um todo. Este artigo tem como objetivo geral abordar o assunto inclusão na Educação Infantil, por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica, com levantamento das leis que até o momento foram essenciais para essa conquista, bem como as suas aplicações dentro das instituições de ensino e os seus desafios. Entender o processo de inclusão das leis às práticas dentro de sala de aula é essencial para uma prática docente que respeite as individualidades.

Uma reflexão sobre a importância da construção da autonomia no processo educativo
Formação de Professores

Este ensaio apresenta uma reflexão sobre a importância da construção da autonomia no processo educativo, destacando a compreensão de educadores sobre a autonomia e em que medida podem ver-se ou não como autônomos. Por mais que professores se mostrem autorregulados, as práticas não se caracterizam como autônomas. Assim, não se percebem como sujeitos capazes de exercer a autonomia em decorrência das condições materiais em que exercem suas atividades. As formas como as relações se empreendem na escola continuam sendo empecilho para o desenvolvimento da autonomia na emancipação dos educadores.

Jogos matemáticos no programa Scratch: uma abordagem para o 7º ano do Ensino Fundamental
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Neste artigo, apresenta-se o processo da construção de quatro jogos com conteúdo matemático voltados para alunos do Ensino Fundamental. Os jogos foram elaborados com base no programa Scratch, um tipo de tecnologia digital de informação e comunicação que permite a programação visual para a preparação de animações e jogos. Os conteúdos abordados nos jogos foram: operação com números inteiros, noções de ângulos, porcentagens, números racionais e equações. Os jogos foram desenvolvidos com o objetivo de colaborar para o processo de aprendizagem da Matemática.

O uso do GeoGebra e de ferramentas digitais na aprendizagem de Geometria Plana e resolução de problemas: uma experiência de sala de aula
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O processo de ensino-aprendizagem da Matemática tem se tornado cada vez mais difícil, tanto para o professor quanto para o aluno, que está muitas vezes desmotivado ou não gosta muito da matéria por achá-la maçante. Em tempos de pandemia, o ensino da Matemática tem se tornado mais desafiador ainda, uma vez que é difícil para o professor deixar a aula mais dinâmica e despertar o interesse dos alunos. Com isso, pensou-se na elaboração de uma atividade para a turma do 2º ano do Curso Técnico em Química do Instituto Federal do Amapá que consistia em calcular a área e o perímetro de dois municípios do Amapá – Laranjal do Jari e Vitória do Jari –, estimulando os alunos a buscar conhecimento de maneira diferente e interessante.