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Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtrosSuper Trunfo Microbiológico: a proposta de um jogo para facilitar a aprendizagem de Microbiologia e Imunologia no Ensino Médio
Saúde e Biologia e BiociênciasO presente artigo possui como principal objetivo a proposta de um jogo aos alunos do Ensino Médio, com a temática de Microbiologia, seguindo o modelo do jogo de cartas Super Trunfo na versão original britânica denominada Top Trumps, distribuída no Brasil pela Grow. No jogo, os alunos têm acesso a um repertório de cartas com informações valiosas acerca dos microrganismos patogênicos, que poderão ser conquistadas pelos jogadores por meio de informações comparativas. Vence o jogo a equipe que conseguir conquistar o maior número de cartas. O jogo poderá servir como valioso meio educativo.
Design Thinking na Educação: trabalhando com habilidades socioemocionais
Matemática e Formação de ProfessoresO presente artigo traz a criação de uma disciplina eletiva cuja sequência didática, baseada na metodologia do Design Thinking, dará início a um laboratório de Matemática. O intuito principal foi verificar a promoção de habilidades socioemocionais, como autonomia, criatividade e pensamento crítico em Matemática. A disciplina foi realizada na Escola Sesc de Ensino Médio situada em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Com aprovação do Comitê de Ética, a pesquisa contou com a participação de alunos bolsistas das três séries do Ensino Médio.
Elaboração e avaliação de sequência didática permeada por tecnologias digitais para estudantes com dificuldades ou barreiras de aprendizagem
MatemáticaNeste artigo, apresentaremos os resultados das pesquisas realizadas para a elaboração e validação de uma sequência didática permeada de novos recursos tecnológicos. A SD, sobre números racionais e suas diversas representações, é direcionada aos estudantes do 6º ano com dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem. O ensino de frações se inicia no primeiro segmento do Ensino Fundamental, porém alguns alunos permanecem com lacunas. Essa sequência didática digital é neutra e pode ser aplicada com alunos de diferentes necessidades específicas.
Ambiência e bem-estar animal na suinocultura – relato de experiência de uma prática interventiva no Ensino Médio
Zoologia, Nutrição e Alimentos, Biologia e Biociências e Formação de ProfessoresO trabalho aqui apresentado é um relato de experiência acerca de uma prática interventiva realizada no curso técnico em Agropecuária do Campus Planaltina, do IFB, acerca da ambiência e do bem-estar animal na suinocultura no Brasil, objetivando contribuir no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de nível médio. A intervenção aumentou o entendimento dos alunos sobre esse conteúdo, de forma que eles aprenderam a diferenciar o comportamento dos animais e quais os cuidados a serem aplicados para lhes proporcionar maior qualidade de vida. Utilizou-se a metodologia de revisão e gamificação para fixação do conteúdo.
Na teia do saber: modelagem didática tridimensional aplicada ao processo de ensino-aprendizagem sobre aranhas (Arachnida: Araneae) na 2ª série do Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaAs aranhas são animais que pertencem à Ordem Araneae, possuem 132 famílias e mais de 50 mil espécies catalogadas. São animais com relevante importância ecológica, pois são predadoras de insetos, atuando no controle populacional; são consideradas bioindicadoras da qualidade ambiental. Compreendendo a importância das aranhas para o equilíbrio biológico, torna-se necessária a fomentação de práticas educativas para sensibilizar quanto à importância de proteger esses animais. Nesse sentido, os espaços escolares apresentam relevante importância.
Saneamento básico e meio ambiente em Formosa/GO: relato de uma prática interventiva no Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde e Biologia e BiociênciasEste trabalho propõe relatar uma prática interventiva realizada no 2º ano do Curso Técnico em Saneamento do Instituto Federal de Goiás, no câmpus Formosa. O foco da prática foi integrar os conceitos trabalhados em sala com a atual realidade vivenciada pela cidade de Formosa no âmbito do saneamento básico. A metodologia se baseou na produção de vídeos feitos pelos alunos, a fim de identificar os impactos do saneamento à comunidade e ao meio ambiente. Observou-se que os alunos usaram os conhecimentos adquiridos em aula para analisar as entrevistas, identificando diversos problemas de saneamento.
A Educação Matemática nos desafios do saber fazer do docente no ensinar e avaliar os discentes nos anos iniciais
MatemáticaO presente trabalho serve como ferramenta para os docentes terem um novo olhar sobre o ensino da Matemática de maneira processual e contínua. O docente deve realizar um diagnóstico identificando a bagagem dos discentes em relação ao conteúdo a ser trabalhado. O objetivo geral deste trabalho é investigar como está sendo processada a forma de ensinar e avaliar do docente para que possa atingir suas habilidades e competências. No referencial teórico, Paulo Freire descreve a Pedagogia da Autonomia e os saberes necessários à prática educativa; além de Nilda Alves, Sergio Lorenzato e Jussara Hoffman.
Filtros solares como tema social para aulas de Química: discussões em uma aula-passeio na praia
Química e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho apresenta contribuições de uma aula-passeio realizada na praia, com o objetivo de promover discussões étnico-raciais a partir da temática “filtros solares” em aulas de Química da rede pública estadual do Rio de Janeiro. A proposta pedagógica da aula-passeio seguiu a pedagogia de Célestin Freinet, com suas etapas fundamentadas na didática dos três momentos pedagógicos e articuladas aos aspectos sociocientíficos. A questão racial abordada, “a não utilização de filtros solares por parte de pessoas negras”, contribui para o estabelecimento de uma educação antirracista prevista na Lei nº 10.639/03.
Resgate de brinquedos e brincadeiras pelas disciplinas de Ciências e Arte nos anos finais do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Química, História, Sociologia, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Educação ArtísticaA interdisciplinaridade é muito importante no contexto da educação, visto que a partir dela podemos favorecer uma aprendizagem mais próxima ao contexto dos estudantes e mostrar-lhes que o conteúdo não é fragmentado e está somente presente no contexto escolar. A partir das disciplinas de Ciências e Arte, foi elaborado uma disciplina interdisciplinar que aborda conceitos de ambas por meio do resgate de brincadeiras e brinquedos, além da confecção de alguns brinquedos utilizando materiais recicláveis. O trabalho é uma pesquisa participante, cujo objetivo é analisar uma disciplina interdisciplinar com o foco no resgate de brincadeiras e brinquedos.
Utilização do aplicativo Ray Optics na Educação Básica: uma atividade educacional atrativa
FísicaOs estudantes de Ciências têm apresentado certa dificuldade em entender e visualizar os conceitos relacionados à Óptica. Apesar de essa área ter vasta aplicabilidade no cotidiano – conceito de luz, lupa, utilização de óculos, defeitos da visão e lentes de contato –, se ela for apresentada apenas teoricamente, pode levar a dificuldades de aprendizagem. Assim, visando dinamizar nossas aulas, utilizamos o aplicativo gratuito Ray Optics, que introduz a Óptica de forma lúdica. Neste trabalho, trazemos a proposta de uma atividade educacional que se baseia nessa ferramenta e apresentamos também a forma como a atividade foi desenvolvida em nossa escola-campo.