Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Antropologia; Arqueologia; Comunicação; Direito; Economia; Filosofia; Geografia; História; Psicologia; Sociologia; Teologia
Limpar filtros
Desenvolvimento socioemocional: uma abordagem da Psicologia e das neurociências para identificação e manejo das emoções dos educandos
Psicologia e Formação de Professores

Este artigo visa fornecer aos professores alguns elementos básicos para a construção de um lastro de conhecimentos no campo da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, trazendo informações que contribuirão para o aperfeiçoamento do exercício com crianças entre 0 e 6 anos de idade. Esse conteúdo é de suma importância, pois sabemos que nos cursos de Pedagogia e nas licenciaturas de nosso país há uma "invisibilidade acadêmica" quanto às questões das emoções mais comumente verificadas entre os alunos do Ensino Básico, visto que não há disciplinas na formação dos educadores que os ensinem a lidar com as emoções dos estudantes.

Aprendizagem colaborativa in progress: a utilização das lives pelo professor em tempos de covid-19
Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV, Política Cultural e Política Educacional

Este trabalho se caracteriza por um relato de experiência na práxis da docência universitária mediante os desafios do ensino remoto, em consequência da pandemia da covid-19. A partir das orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), instituições públicas e privadas foram desafiadas a manter suas atividades, utilizando-se das tecnologias existentes para que a escola não parasse. Entretanto, vários problemas estruturais emergiram diante dessa necessidade emergencial. A partir disso, desenvolvemos uma metodologia utilizando a práxis das redes sociais para a promoção do engajamento dos alunos no ensino remoto.

Interdisciplinaridade nas regências na residência pedagógica: uma experiência em Gurupi/TO
Geografia, História e Vivências de Sala de Aula

A interdisciplinaridade é uma questão de atitude diante do problema da fragmentação do conhecimento. O artigo tem como objetivo apresentar o tema por meio das intervenções no Componente Curricular de História e Geografia durante a aplicação das regências. A metodologia contempla a execução de observação e regência ocorrida no Programa da Residência Pedagógica, na Escola Municipal Professor Joel Ferreira Soares, na cidade de Gurupi/TO, em turma de 2° ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos foram em relação ao momento de aplicar a regência em blocos de atividades, para ocorrer a interdisciplinaridade.

Resgate de brinquedos e brincadeiras pelas disciplinas de Ciências e Arte nos anos finais do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Química, História, Sociologia, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Educação Artística

A interdisciplinaridade é muito importante no contexto da educação, visto que a partir dela podemos favorecer uma aprendizagem mais próxima ao contexto dos estudantes e mostrar-lhes que o conteúdo não é fragmentado e está somente presente no contexto escolar. A partir das disciplinas de Ciências e Arte, foi elaborado uma disciplina interdisciplinar que aborda conceitos de ambas por meio do resgate de brincadeiras e brinquedos, além da confecção de alguns brinquedos utilizando materiais recicláveis. O trabalho é uma pesquisa participante, cujo objetivo é analisar uma disciplina interdisciplinar com o foco no resgate de brincadeiras e brinquedos.

Aprendizagem por investigação como ferramenta metodológica para a des/re-construção de narrativas equivocadas
Geografia e Vivências de Sala de Aula

O presente relato de experiência busca oferecer reflexões sobre a importância de estimular o trabalho pedagógico tomando por base o desenvolvimento da capacidade de investigação dos alunos da Educação Básica, a fim de tensionar as narrativas sócio-históricas equivocadas que impactam as relações construídas no espaço geográfico. Esse movimento é fruto da releitura das competências estabelecidas para a disciplina de Geografia, propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ainda que haja muitas críticas ao trabalho por competências.

A brinquedoteca e o englobar de fontes de informação
Antropologia, Comunicação, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Cidadania e Comportamento e Espaços Urbanos

Possibilidades de mediação da informação na brinquedoteca compõem o interesse deste estudo, a fim de averiguar as possibilidades de mediação da informação em brinquedotecas públicas ou hospitalares. Situa um estudo qualitativo de caráter descritivo-exploratório que verifica os elementos mediação e informação na ambiência da brinquedoteca. Nota-se um promissor e afluente território da representação do conhecimento e desencadeiam-se ações culturais, tecnopedagógicas e linguísticas. O amplo estoque informacional da brinquedoteca é area de atuação do bibliotecário. O profissional deve se apropriar da brinquedoteca e estabelecer formas de conhecimento, projetando expressões e práticas leitoras, infomemoriais, artísticas e lúdicas.

O apagamento histórico como construção da memória em dança no Brasil
Sociologia e Dança

Esta pesquisa trata da formação da memória em Dança no Brasil presente em variadas historiografias publicadas que preservaram ideais no que tange à sua hegemonia, utilizando um recorte histórico e uma linearidade específica para a manutenção e preservação do seu pensamento, a fim de se aproximar da materialidade social no seu diálogo com a história para chegar às conquistas no campo jurídico e político-educacional, que ainda pedem mudanças mais estruturais, no processo de redemocratização do Brasil e mais fortemente com as políticas de inclusão social no início dos anos 2000.

Ensino de História: avaliação de estágio curricular no contexto da pandemia da covid-19
História e Formação de Professores

Foi avaliado o desempenho dos estagiários durante a regência no contexto do ensino remoto emergencial. Esse tipo de avaliação deve contribuir para o aperfeiçoamento da formação docente. Para definir os critérios de avaliação, utilizaram-se os conceitos de eficácia escolar e eficácia docente, importantes para a compreensão da ação docente em sala de aula. Optou-se pelos seguintes critérios: clareza, interação com os alunos, entusiasmo, apoio e expectativa. Utilizando-se uma escala do tipo Likert, foi possível descobrir alguns pontos que poderiam melhorar na formação docente.

Contribuições das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem de estudantes surdos
Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Este trabalho objetivou analisar como o uso de tecnologias da informação e comunicação pode auxiliar os intérpretes de Libras a mediar os conteúdos na sala de aula e identificar softwares que possam auxiliar os estudantes surdos. Realizou-se um mapeamento sistemático de natureza qualitativa e caráter descritivo. Autores como Machado, Dias e Dias, Oliveira et al., Pereira e Krieger e Silva referenciam a pesquisa. Os resultados da pesquisa indicam que as tecnologias são ferramentas que podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem de estudantes surdos, presencialmente ou a distância.

Uma reflexão sobre a violência nas escolas: o lugar como espaço de produção simbólica
Geografia, Instituição Escola e Política Educacional

O ano letivo de 2022 foi marcado por uma escalada de violência nas escolas. O retorno ao ensino presencial não veio acompanhado por uma preocupação sistemática em receber os estudantes de forma especial e com cuidado constante das suas emoções. Partindo do conceito geográfico de lugar como espaço que permeia relações de sentimentos positivos (topofilia) ou negativos (topofobia), argumenta-se que houve uma “deslugarização” do espaço escolar, fazendo dele um não lugar, transitório, de passagem, descaracterizando a escola como locus de segurança e suporte, fazendo com que conflitos de todas as ordens fossem predominante nas vivências estudantis.