Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
O uso de tecnologias no ensino do Teorema de Pitágoras
Matemática

O Teorema de Pitágoras é um dos assuntos mais importantes a serem trabalhados na Matemática. E há várias formas de estudá-lo de maneira que o aluno se envolva e busque soluções para explicá-lo.

Carbono: fundamental para a vida
Química

No ecossistema do planeta Terra, o carbono é um dos componentes essenciais para a formação dos compostos orgânicos, como lipídios, proteínas e DNA, entre outras substâncias.

Herschel, do cientista ao telescópio: um relato de experiência no âmbito do Proemi
Física

Herschel foi um importante cientista do século XIX, com descobertas que modificam o mundo até a atualidade, como o infravermelho. Hoje é nome de telescópio espacial, por sua relevância para a Astronomia.

Arsênio: impacto sobre o meio ambiente e a saúde humana
Química

Ainda que facilmente encontrado na atmosfera, em solos, rochas e águas naturais, o arsênio é um elemento contaminante importante, pois isso se dá principalmente pela água potável.

O uso da linguagem com analogias no ensino de ciências: o que encontramos virtualmente?
Biologia e Biociências

O uso de analogias é cada vez maior no ensino de Ciências, mas para que seja bem-sucedido é necessário que elas sejam compreensíveis para professores e alunos e que não sejam inadequadas. Há um claro aumento no número de artigos e apresentações sobre esse tema.

Histórias em quadrinhos e suas contribuições para o ensino da Matemática no Ensino Médio
Matemática

Ao pedir que seus alunos desenvolvessem histórias em quadrinhos que explicassem conteúdos de Matemática, o professor Bruno Nascimento obteve maior participação dos alunos nas aulas e, ao mesmo tempo, precisou capacitar-se para tratar os temas abordados, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos.

Em terra de surdo, 1,2,5-Trimetil benzeno é rei
Química

Na época de elaboração do Currículo Mínimo de Química, muitos professores optaram por manter o ensino da nomenclatura de compostos, sem que houvesse qualquer cuidado por privilegiar os compostos mais conhecidos e costumeiros.

Substâncias húmicas: um breve relato sobre sua importância e suas interações
Química

A compreensão das interações entre as substâncias húmicas e os íons metálicos contribui para o desenvolvimento sustentável e para a preservação do meio ambiente; por isso é importante conhecer a estrutura dessas moléculas.

A prática do professor de Matemática dos anos iniciais: da formação inicial ao cotidiano da ação educativa
Matemática

A prática dos professores de Matemática na Educação Infantil e nas séries iniciais do Ensino Fundamental deve basear-se em estratégias como jogos, atividades lúdicas e materiais manipuláveis, pois favorecem o raciocínio lógico e a criatividade.