Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Brincar e aprender com a língua portuguesa: considerações sobre ludicidade e aprendizagem da linguagem
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo discute aspectos da ludicidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Utilizou revisão bibliográfica da literatura e relato de experiência, problematizando a questão da progressiva perda de espaço da oferta de atividades lúdicas no Ensino Fundamental e suas repercussões na escolarização. Observa-se a importância da oferta de propostas que envolvam brincadeiras, interações e possibilidades das expressões próprias da infância no contexto escolar para o desenvolvimento integral da criança e, sobretudo, contextualizadas aos objetos de aprendizagem.

Educação Infantil: o lúdico nas aulas remotas
Educação Infantil

Este trabalho é de caráter descritivo; tem a intenção de descrever a experiência vivenciada no primeiro semestre letivo de 2021 na Escola do/no Campo Municipal Santo Antônio do Caramujo, situada no Município de Cáceres, Distrito de Caramujo, com a turma da Educação Infantil de cinco anos no período matutino. Foram realizadas atividades lúdicas, como jogo pedagógico, com o objetivo de promover atividades significativas, valorizando a realidade da turma e tornando a aula mais atrativa e prazerosa, embasado nos campos de experiência definidos na BNCC para a Educação Infantil de Mato Grosso.

Por práticas pedagógicas motivadoras que despertam o prazer pela construção do conhecimento
Antropologia, Comunicação, Psicologia, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de Professores

A narrativa de Como estrelas na Terra desenrola-se na Índia ao redor do protagonista, o menino Ishaan Awasthi. Com apenas nove anos de idade, é visto como uma "criança problema” pelos pais e pelos professores. Ele apresenta dificuldade de concentração, afirmando ver as letras a dançar, por isso é considerado um mau aluno, um desinteressado. Ninguém fazia nada para entender o porquê de suas notas baixas e das dificuldades no aprendizado, mas ele era castigado e excluído das aulas. Por estar correndo risco de reprovação, fica ameaçado de expulsão.

A inovação na educação a partir de metodologias ativas em tempos de pandemia: relato de uma experiência de formação de professores
Computação e Tecnologias e Educação a Distância

Este artigo tem como objetivo compartilhar o relato de experiência da aplicação de uma intervenção prática com professores da rede pública municipal e estadual de Santa Catarina, cuja temática é Inovação e Metodologias Ativas na Educação com uma abordagem das metodologias Peer Instruction, Design Thinking e Storytelling. O artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica e de um relato de experiência, amparados pelas teorias de Paulo Freire e Jacques Rancière. As conclusões apontam para a importância de compartilhar práticas, saberes e experiências em prol da propagação do conhecimento e do aprimoramento de metodologias didáticas, sobretudo diante de um contexto pandêmico.

Pandemia de criatividade em tempos de educação remota: atuações docentes na era do distanciamento social
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho busca refletir sobre a importância da criatividade e das tecnologias digitais na Educação; neste período tão problemático, as ferramentas tecnológicas vêm sendo de primordial necessidade e importância, utilizadas pelos docentes e discentes de forma contínua. A reinvenção e a criatividade têm sido as palavras de ordem, uma vez que a pandemia da covid-19 tem desafiado a sociedade a buscar meios de dar continuidade às atividades cotidianas, apesar da exigência do distanciamento social. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica exploratória, descritiva, de revisão teórica simples.

Democracia escolar e o papel da gestão na escola do século XXI
Instituição Escola e Política Educacional

As pesquisas realizadas para desenvolver este trabalho consistiram principalmente na busca bibliográfica nos principais periódicos educacionais do país. A utilização dessas fontes e a forma como esta pesquisa foi conduzida se devem ao número de artigos publicados e à relevância deles frente aos temas, como administração/gestão escolar, democracia escolar, associações de pais e mestres (APM), dentre tantos outros. Tal fato corrobora o propósito deste estudo, que foi encontrar elementos de convergência entre ideias diversas e pontos de vista distintos no que tange à gestão democrática no sistema educacional público do Brasil na atualidade.

Influência do contexto familiar na vida escolar de alunos adolescentes do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

O presente estudo objetiva analisar de que forma os conflitos familiares são refletidos pelos alunos no cotidiano escolar, visando compreender como isso afeta os adolescentes. A relevância dessa pesquisa apresenta-se a partir de informações consistentes sobre como os alunos demonstram as adversidades do ambiente familiar no contexto social e no cotidiano pedagógico. Como aparato metodológico, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica sistematizada com enfoque nos aspectos sociais, pedagógicos e metodológicos de fundamentação qualitativa.

A coordenação pedagógica no contexto brasileiro: da supervisão à coordenação pedagógica
Formação de Professores, História da Educação e Instituição Escola

Este trabalho tem como objetivo conhecer os aspectos históricos e legais da coordenação pedagógica no Brasil. Para tanto, é apresentada uma síntese do percurso histórico enfocando o trabalho desde a supervisão até a coordenação pedagógica. O resultado mostrou um processo em que a gestão do trabalho pedagógico escolar foi baseada em uma concepção de fiscalização e controle das práticas docentes; somente após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação surgiram novas indicações direcionadas aos aspectos propriamente pedagógicos, ressignificando sua atuação na Educação brasileira.

Educação Infantil em tempos de pandemia da covid-19: um olhar sobre relatos de familiares
Educação Infantil

O objetivo geral deste trabalho consiste em dar visibilidade às famílias das crianças matriculadas em um centro municipal de educação infantil em uma cidade do norte paranaense, buscando compreender os desafios que encontram ao desenvolver atividades escolares de forma remota. Os dados foram coletados por meio de um questionário impresso e respondido por onze familiares. Os resultados foram analisados de forma livre e agrupados de acordo com os objetivos da pesquisa, que indica que todas as famílias possuem aparelhos eletrônicos e bom acesso à internet. Foram elencadas diversas dificuldades.

O ensino de Metrologia no curso de Automação Industrial do IFMA - Câmpus Coelho Neto: um relato de experiência docente a partir do ensino híbrido
Computação e Tecnologias, Matemática e Vivências de Sala de Aula

Em meio às mudanças emergentes causadas pela pandemia de covid-19 e à necessidade de adequar-se para enfrentar os desafios da prática docente, a socialização de informações sobre o uso de ferramentas pedagógicas tornou-se ainda mais importante para o processo de ensino-aprendizagem. Este artigo visa, por meio de um estudo qualitativo de cunho descritivo como relato de experiência, abordar o uso dos recursos didáticos e de estratégias de ensino utilizadas para o desenvolvimento das aulas de Metrologia, componente curricular do curso subsequente em Automação Industrial do Instituto Federal do Maranhão, em Coelho Neto.