Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Estrangeira; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
Parnasianismo: o universo de José María de Heredia Girard com as divindades mitológicas
Artes Plásticas e Outras Mais Específicas

Uma aula interdisciplinar trabalha conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Literatura e Artes e obteve o reconhecimento dos alunos ao realizarem trabalhos em grupo sobre o assunto, valorizando o trabalho docente com atividades diversificadas.

A temática ambiental na Educação Infantil
Cidadania e Comportamento

Como forma de contextualização quanto às práticas agressivas da humanidade frente à natureza, uma sequência didática realizada na Educação Infantil mostra como as atividades na escola podem se transformar num exercício de cidadania.

A relevância dos saberes linguísticos dos alunos para a aquisição da língua escrita
Língua Portuguesa e Literatura

O processo de alfabetização na escola deve privilegiar os conhecimentos anteriores dos alunos sobre sua língua materna e suas práticas de comunicação, a fim de construir uma aprendizagem significativa desse sistema essencial para a inserção desse aluno na sociedade.

As tecnologias nas aulas de Educação Física Escolar
Educação Física

O uso de recursos tecnológicos nas aulas de Educação Física Escolar não tira a responsabilidade do professor nem isenta da realização de atividades práticas presenciais como forma de educar o corpo e o movimento dos estudantes.

A importância da Educação Física em locais de risco social
Educação Física

A Educação Física pode ser uma porta para a inclusão de pessoas e de elevação da autoestima de alunos portadores de deficiências e em risco social; essa é uma das principais atividades desse professor.

Educação patrimonial: conhecer fotografando para valorizar
Educação Artística

Um projeto de fotografia que buscava estudar aspectos culturais de João Pessoa e serviu como atividade para valorizar o patrimônio cultural da cidade e motivar os alunos a discuti-lo e lutar para sua preservação.

Atividades psicomotoras e de integração social em locais de risco e vulnerabilidade social
Educação Física

As atividades ministradas pelo educador físico podem ser conciliadas com as da Psicomotricidade, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e escolar do estudante, com base no conhecimento que adquire do seu corpo.

Diagnóstico da juventude pernambucana a partir dos Relatórios de Desenvolvimento Juvenil da Unesco
Cidadania e Comportamento

Pela sua importância, é essencial expor e analisar os dados mais relevantes nos três Relatórios sobre o Desenvolvimento Juvenil publicados pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz com apoio da Unesco.

A origem do preconceito linguístico
Língua Portuguesa e Literatura

O ensino de língua materna é importante para a educação brasileira, não apenas pelo fato de a língua portuguesa ser um componente curricular, mas, principalmente, por ela ser um instrumento de identificação do indivíduo. Assim, não cabe à escola reproduzir preconceitos lingüísticos, mas sim incluir as diversas realidades de seus alunos.

Lições do passado, desafios do presente: apontamentos sobre Problemas da Literatura Infantil
Língua Portuguesa e Literatura

Por ser uma forma eficiente de aprendizagem, dificilmente um estudante terá bom desempenho se não souber interpretar um texto. Por isso é importante e atual ouvir os conselhos de Cecília Meireles para motivar os estudantes nas habilidades da leitura.