Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Resistência e pandemia: os desafios de uma professora quilombola no enfrentamento à covid-19
Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa sobre a prática docente na Educação Infantil; tem por objetivo propor reflexões a partir dos resultados obtidos em entrevista realizada com a professora Rosária Costa. Embora inicialmente pensada com o propósito de conhecer dilemas e adversidades enfrentados pela docente durante a pandemia da covid-19, é impossível ignorar sua trajetória e suas experiências como mulher negra e militante da Comissão das Comunidades Quilombolas do Vale do Jequitinhonha.

Busca e relato de pesquisas sobre evasão e abandono escolar no Ensino Fundamental presentes em periódicos Qualis A1 e A2 em Educação
Instituição Escola

O presente artigo descreve uma investigação sobre as publicações que abordam evasão e/ou abandono escolar do Ensino Fundamental em revistas brasileiras Qualis A1 e A2 (quadriênio 2013-2016) em Educação nos últimos 15 anos. Valemo-nos do método de Análise de Conteúdo para a apreciação dos artigos. Dentre os sete trabalhos selecionados, podemos destacar que os principais motivos que levam o aluno a evadir e/ou abandonar os estudos são oriundos de problemas extrínsecos – como trabalho precoce e baixa renda – e intrínsecos (repetência e gestão escolar) à escola.

Think Pair Share por meio de Ensino Remoto: práticas científicas sobre higienização das mãos no Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho tem como objetivo facilitar a aprendizagem de alunos da Educação Básica sobre os cuidados com a higienização das mãos, por meio da metodologia Think Pair Share (TPS) adaptada ao ensino remoto. Este estudo traz abordagem qualitativa, nos moldes de um estudo de caso. Foi elaborada uma sequência didática, dividida em seis etapas organizadas com foco no processo de aprendizagem dos estudantes. Os resultados evidenciaram que a utilização adaptada da metodologia TPS, no ensino não presencial, demonstrou ser efetiva no que diz respeito à aprendizagem sobre a lavagem das mãos como forma de interrupção da cadeia de doenças.

Diretrizes utilizadas em tempos de pandemia da covid-19 com os alunos na Orientação e Mobilidade: desafios e possibilidades
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste trabalho é trazer relatos da experiência de professores de Orientação e Mobilidade (OM) nos segmentos da Educação Básica sobre as estratégias empregadas durante o período de pandemia da covid-19, quando as aulas que são obrigatoriamente presenciais e individualizadas passaram a ser ministradas remotamente e em grupo. A metodologia utilizada foi o registro dos relatos pelos professores com suas reflexões e reinvenção de estratégias de trabalho com os alunos no cotidiano escolar durante esse período.

Supervisão de ensino e orientação educacional: o desafio da indisciplina, conflitos e violência no ambiente escolar
Antropologia, Psicologia, Sociologia, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Neste estudo vamos refletir sobre a violência e a indisciplina na escola, procurando descobrir suas causas e estratégias para sua solução e prevenção, pois interferem no processo educativo. Esta pesquisa tem como objetivo analisá-las como causa e como o supervisor e o orientador educacional podem atuar na prevenção e gestão da violência e indisciplina no ambiente escolar em parceria com a comunidade escolar. Realizou-se pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de diversos autores, como Guimarães, Neves, Jesus e Moraes, entre outros.

Estilos de aprendizagem: análise de uma turma do Ensino Fundamental de uma escola pública em Nilópolis/RJ
Vivências de Sala de Aula e Língua Estrangeira

O presente artigo trata da ligação existente entre o ensino e os estilos de aprendizagem, buscando compreender como eles se relacionam. Para tanto, apresenta-se a pesquisa de verificação e análise dos estilos de aprendizagem de alunos do 6º ano de uma escola pública na Baixada Fluminense. Os problemas que motivaram este trabalho referem-se à heterogeneidade intrínseca à sala de aula e ao fato de que o ensino frequentemente não contempla os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que as dimensões mais equilibradas foram a visual/verbal e ativo/reflexivo.

Educação Inclusiva e suas repercussões
Educação Especial e Inclusiva, História da Educação e Política Educacional

O presente artigo objetiva fazer rastreamento histórico da Educação Especial, procurando resgatar os diferentes momentos vivenciados a fim de compreender os fatos que influenciaram o cotidiano escolar e as conquistas alcançadas pelas pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais. Durante a maior parte da história da humanidade, o deficiente foi vítima do descaso, pois a ênfase era dada sobre sua “incapacidade” ou a sua “anormalidade”. Ao exaltar o valor do ser humano, havia uma visão patológica da pessoa com deficiência.

Aula de Carnaval: possibilidades didático-pedagógicas nas aulas de Artes Cênicas
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Como sempre, no Brasil, o início do ano letivo acontece próximo ao ciclo carnavalesco e traz a ideia de comemorar festivamente esse momento. Uma proposta nascida dos estudantes – falar sobre o Carnaval – levou à elaboração e montagem de uma dramaturgia que explorou as festas de Carnaval de vários pontos do planeta, valorizando a participação dos alunos de acordo com seus interesses e aptidões.

O salário do professor
Psicologia e Formação de Professores

Entre os profissionais da Educação, e por meio da luta sindical, se fala muito da questão do professor quanto a salário, que é muito baixo, que a profissão é desvalorizada, entre outras expressões. Sabemos que muitas pessoas – inclusive professores – costumam desestimular um filho, um sobrinho, um parente ou até um conhecido seu a seguir a profissão. É comum até ouvir que os baixos salários são uma das razões para a Educação do Brasil não caminhar tão bem. Mas existem outros salários que não são pagos em dinheiro. É desse salário que vamos falar.

Estratégias de diretores e professores e a qualidade da educação pública no Estado do Maranhão
Avaliação

O presente artigo apresenta um estudo que objetivou investigar as ações de diretores escolares e professores em prol da qualidade da educação pública. Em uma abordagem de pesquisa qualitativa adotou-se como metodologia: pesquisa documental, questionário e entrevista semiestruturada, tendo como participantes da pesquisa primordialmente os professores de Português e Matemática do 5º ano de escolas públicas estaduais situadas em dois municípios maranhenses que tiveram os resultados do Ideb crescentes ou iguais em relação à meta projetada nas edições de 2007 e 2011.