Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Estrangeira; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
O anúncio publicitário: um gênero multimodal
Língua Portuguesa e Literatura

No bojo das discussões traçadas pela Linguística Textual e pela Semiótica, o texto tem obtido a condição de pauta de discussão. Hodiernamente, ele é tido como um construto multimodal, como postulam Dionísio (2007; 2011), Luna (2002), Sargentini, Ribeiro e Souza (2012), Silva (2014), Silva, Souza e Cipriano (2015) e Silva et al. (2015). Diante dessa acepção, a perspectiva de texto, hoje, remete a múltiplas semioses, o que dissipa a perspectiva da limitação ao código verbal escrito da língua. Germina, na sociedade, um amplo leque de gêneros multimodais.

Saúde na escola: discutindo a questão da obesidade
Cidadania e Comportamento

Por se tratar de um tema de saúde que envolve todos os segmentos da comunidade escolar, discutir obesidade é essencial e deve provocar mudanças de atitude das pessoas. Para isso é importante conhecer seus hábitos alimentares.

Educação voltada para a cidadania
Cidadania e Comportamento

Há linhas mestras de análise da educação que possibilitam uma autocrítica e sugestões para a construção de um elo entre o que é ensinado e o que é vivenciado em comunidade, pois a escola precisa incutir nos estudantes características que favoreçam o bom relacionamento com a sociedade.

As múltiplas dimensões da Arte na escola e da escola com Arte
Educação Artística

A prevenção ao mosquito Aedes aegypti, depois de atividades com outras disciplinas, leva a práticas nas aulas de Artes em que os alunos, além de apreender conteúdos, desenvolvem sua participação ativa, transformando essa teoria em prática.

Uma alternativa: meditação!
Cidadania e Comportamento

Nestes novos tempos, os conceitos de aprendizagem, colaboração e maturidade, sem convergência natural; a meditação pode ser uma forma de “religação” consigo mesmo e com os outros; por isso cada vez mais pessoas buscam esse reencontro.

Produção de carta pessoal, expressando afetividade e gratidão
Língua Portuguesa e Literatura

A experiência de troca de cartas entre alunos, professores e funcionários de uma escola levou à valorização e ao reconhecimento do trabalho dos profissionais e a uma prática de produção textual que recupera a afetividade no espaço escolar.

Cultura popular e Arquivologia: uma conexão intrinsecamente necessária para a Educação
Outras Mais Específicas e Política Cultural

As ações culturais populares devem ser disseminadas e um dos espaços mais adequados a isso são as instituições de cunho cultural, visto que são fontes de informação e podem contribuir para o turismo cultural e desenvolver atividades lúdicas.

Aspectos gerais da ginástica para a Educação Física Escolar
Educação Física

A ginástica competitiva é considerada de pouco acesso à escola, por ter muitas vezes o tratamento voltado para alunos de alto rendimento. Para ter sucesso nas aulas de Educação Física, a ginástica deve ser tratada de forma lúdica e criativa.

Um mundo da conectividade
Cidadania e Comportamento

A conectividade não é mais novidade. O que importa agora é descobrir se isso é bom ou mau, pois as tecnologias artificiais vêm sensibilizando o cérebro a plasticidades cada vez mais rápidas.