Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Estrangeira; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
A família, o educador físico e sua importância na formação do discente
Educação Física

O educador físico pode, por suas atividades nas escolas e em projetos sociais, contribuir para que crianças que vivem em risco social enxerguem um caminho melhor para si, sem desconhecer a importância do papel da família na sua formação.

Da rua para a universidade e da universidade para a rua
Educação Física

Wiliam Prudêncio viveu na rua, morou em abrigos, graduou-se em Economia e Relações Internacionais e dá aulas de Capoeira Angola para a população em situação de rua, aproveitando essa oportunidade para falar de temas como negritude, racismo, homofobia.

A literatura no contexto tecnológico do século XXI
Língua Portuguesa e Literatura

A literatura sofreu transformações significativas no início do século XXI, incluindo seus meios de produção e circulação. É importante discutir a influência da tecnologia na produção literária atual e o futuro do livro impresso.

Texto lacunado: uma estratégia que possibilita ao aluno participar da leitura do texto
Língua Portuguesa e Literatura

Uma experiência de alfabetização em turma multisseriada com uso de texto lacunado mostra que é possível fazer uma atividade que atraia alunos de diferentes faixas etárias num trabalho de matriz interdisciplinar.

Educação Física no Ensino Médio: teoria e prática no desenvolvimento da autonomia intelectual e crítica do discente
Educação Física

No Ensino Médio, a teoria e a prática da Educação Física escolar fazem com que os alunos se vejam levados a responder a avaliações que exijam raciocínio e capacidade de argumentação sobre esportes.

Violência doméstica e direitos humanos: uma sombra no olhar na Educação Infantil
Cidadania e Comportamento

É preciso fazer valer os direitos de cada cidadão, e a escola é um ambiente propício para esse exercício, especialmente junto às crianças, que muitas vezes sofrem violência física e psicológica dentro de casa.

Aprendizagem motora na Educação Básica
Educação Física

Conhecer o desenvolvimento motor do ser humano é de suma importância para ajudar profissionais da Educação e da Educação Física a contribuir na formação do aluno nas escolas, em programas sociais e em atendimentos individualizados.

Tradições, cultura e misticismo nas comunidades tradicionais: ‘A antropóloga’
Cidadania e Comportamento

Os conhecimentos das comunidades tradicionais precisam ser valorizados, registrados e perpetuados, a fim de que não se percam, pois a oralidade é seu único meio de transmissão; isso evitaria que se perdessem com o passar dos anos.